Como estudar história? 6 dicas para aprender da melhor forma

como estudar história

Questões sobre História, tanto a do Brasil quanto a geral, sempre marcam presença nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, é importante saber como estudar História de uma forma que você realmente consiga absorver o conteúdo para se sair bem nessas provas.

Adotar boas estratégias de estudo é fundamental nesse processo. Dessa forma, você aprende verdadeiramente, aproveitando o tempo da melhor maneira possível para conseguir se dedicar também a todas as outras matérias que precisam ser estudadas.

Quer conhecer algumas dessas estratégias? A seguir, listamos 6 dicas imperdíveis de como estudar História de modo eficaz. Confira!

1. Monte um plano de estudos para a matéria

O primeiro passo para aproveitar muito bem cada momento que você tem para estudar é fazer um planejamento. Assim, faça uma lista dos conteúdos — para não ter dúvidas do que incluir, vale a pena ler o edital da prova, que normalmente indica os temas que podem cair — e organize um cronograma de estudos, definindo o que vai estudar em cada dia e horário.

2. Faça resumos

Estudar História envolve bastante leitura, e você pode não ter tempo de reler todo o conteúdo mais de uma vez. Assim, é interessante fazer resumos sobre cada tema conforme for lendo os livros e apostilas. Essa é uma técnica que ajuda a assimilar os fatos estudados e ainda serve para produzir um bom material de revisão.

3. Adote técnicas de memorização

Saber como estudar História não é apenas decorar os conteúdos, mas existem técnicas de memorização que são úteis para ajudar a fixar datas, locais e nomes de personalidades históricas importantes.

Uma delas é fazer uma linha do tempo, listando os principais fatos e os anos em que ocorreram. Outro exemplo é criar mapas mentais para relacionar os acontecimentos.

4. Assista a videoaulas

Você não precisa se limitar aos materiais escritos na hora de se preparar para os vestibulares e o Enem. Outra dica de como estudar mais é assistir às videoaulas de professores de História que podem ser encontradas na internet. Principalmente quando o assunto for mais complexo, as explicações em vídeo são uma ótima forma de entender melhor a matéria.

5. Assista a filmes e documentários

Documentários, filmes e séries são mais um tipo de produção que pode ajudar a estudar História. Eles ajudam a visualizar melhor os acontecimentos, especialmente quando retratam outras épocas e civilizações.

Mas lembre-se também de que os filmes e séries costumam mesclar realidade e ficção. Por esse motivo, você não pode se basear somente neles para entender História.

6. Resolva exercícios

Responder a provas antigas de vestibulares, bem como às questões encontradas em livros e apostilas, funciona como um ótimo exercício de fixação. Então, não deixe de incluir essa atividade em sua rotina de estudos.

Por fim, outra importante dica para o Enem e vestibulares é fazer simulados periódicos para testar seus conhecimentos e identificar os temas que você precisa estudar um pouco mais. Com todos esses métodos de como estudar História, não há dúvidas de que será possível alcançar bons resultados nessas provas que são tão importantes para o seu futuro.

Então, gostou das dicas que trouxemos neste post? Conte o que achou delas nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0