6 dicas de como estudar Geografia para se dar bem na matéria

como estudar geografia

Toda área do conhecimento tem sua importância na educação. Mesmo que você demonstre mais afinidade com determinadas matérias, também precisa dar o seu melhor naquelas que considera pouco atrativas. E o post de hoje é dedicado aos alunos que querem aprender como estudar Geografia da melhor forma!

A disciplina tem papel de destaque nas aulas de muitas instituições de ensino, o que envolve desde o nível básico até o superior. Por isso, ter uma boa compreensão e garantir notas altas pode ser útil tanto na escola quanto nas provas de processos seletivos, como o Enem e os vestibulares.

Ficou com vontade de aprimorar os seus estudos? Continue a leitura e confira as nossas 6 dicas para mandar bem na matéria!

1. Entenda o que a Geografia abrange

O primeiro passo é eliminar dúvidas básicas para que sua mente consiga estabelecer relações entre diferentes fatos. Para começar, saiba que essa área do conhecimento procura analisar e explicar a dinâmica do espaço, o que inclui as ações do homem e suas consequências.

Ou seja, além de questões físicas das regiões do globo, como relevo, clima e tipo de vegetação, a Geografia abrange aspectos políticos, econômicos e sociais. É essa visão ampliada que permite entender como e por que certas decisões são tomadas na hora de ocupar ou explorar um local.

Assim, para descobrir como estudar Geografia, tenha clara a ideia de que a disciplina conecta muitos temas relevantes, que vão além de mapas e natureza. Não é à toa que ela aparece em peso nas grades dos cursos de Humanas e até em graduações das Ciências Biológicas.

2. Monte um plano de estudos

A organização de horários para revisar cada conteúdo pode ser feita com base em diferentes matérias. Consiste, basicamente, em observar os períodos que você tem disponíveis para fazer leituras, resolver exercícios ou elaborar redações sobre o tema de interesse.

Pois bem, após saber o que a Geografia abrange, vale a pena criar um plano de estudos exclusivo para essa disciplina. Nesse caso, divida o seu tempo em partes específicas para cada assunto, como cartografia, globalização, migrações, problemas ambientais e recursos hídricos.

O ideal é priorizar os tópicos que você considera difíceis para arrasar nos dias das avaliações, sejam da escola ou do vestibular. Os mais jovens já podem se acostumar com um ritmo constante de estudos, afinal, o aumento da carga horária está entre as principais características do Novo Ensino Médio.

3. Estude de maneira contextualizada

É muito mais tranquilo construir conhecimento quando conseguimos aproximar os conteúdos da realidade. Então, na missão de aprender como estudar Geografia, compensa fazer uma breve contextualização para eliminar a maioria das barreiras que geram confusão.

Por exemplo, ao analisar uma região específica do planeta, você deve ir além de aspectos como localização no mapa ou distâncias de outros países. Para facilitar a compreensão do que levou o local a ser como é, explore pontos como cultura, história ou economia da área.

Pode ter certeza de que as informações coletadas vão ajudar a entender inúmeros detalhes, favorecendo o seu aprendizado. Se achar necessário, registre os itens mais importantes em um papel e depois revise-os para que comece a “enxergar” o cenário e seus respectivos acontecimentos.

4. Aprenda com livros, filmes, séries e documentários

O processo de como estudar Geografia também pode englobar recursos mais descontraídos, como os materiais em áudio e vídeo. Hoje, além dos livros comuns, você pode encontrar versões digitalizadas de textos para consultar via dispositivos móveis, como o celular, tablet ou notebook.

Quanto mais você puder diversificar as fontes e os métodos de estudo, mais motivação vai existir para continuar em busca do aprendizado. Então, intercale as revisões em apostilas e as anotações nos cadernos com programas televisivos sobre o universo da Geografia.

Podem ser filmes, séries e principalmente documentários com foco na temática. Se tiver dúvidas sobre as sinopses, pesquise listas com indicações de títulos na internet. As seleções feitas por outros telespectadores são ótimos guias para começar a filtrar produções de qualidade.

5. Faça associações e esquemas

Outra dica de como estudar Geografia com eficácia tem a ver com a memorização de conceitos, fatos e processos importantes. Toda matéria tem pontos-chave que costumam ser retomados em diferentes discussões, por isso, vale a pena exercitar o cérebro para que armazene os principais.

O método de associação está entre os preferidos dos estudantes que precisam gravar algo na memória. Ele consiste em relacionar o assunto a uma situação que você conhece. Também pode funcionar com a ligação de termos ou fenômenos a figuras, por exemplo.

Quem não conhece o famoso esquema do ciclo hidrológico? Apesar de simples, ele ajuda muita gente a perceber as etapas pelas quais a água passa até retornar ao solo. Isso porque utiliza imagens simulando a evaporação, a precipitação, a condensação, a infiltração e a transpiração.

6. Debata o assunto com seus colegas

Existem muitas formas de otimizar o aprendizado: vendo, ouvindo e aplicando com as próprias mãos. Mas tem uma prática que poucos valorizam na hora de fixar os conteúdos, que é simplesmente falar sobre o tema para outras pessoas.

Esse exercício exige concentração para que você organize as ideias e transmita a mensagem de um jeito compreensível. É como se quisesse ensinar aquilo que acabou de aprender a terceiros. Nesse caso, o grupo pode ser composto por colegas que também têm interesse em aprimorar a descoberta da Geografia.

Uma boa dica para animar a turma é reforçar que todos têm ganhos com a experiência. Explique que expressar ideias pode ser bastante positivo para a memorização e assimilação de conceitos. Depois, é só agendar encontros frequentes para realizar debates produtivos.

Viu como estudar Geografia não precisa ser complicado? Com o apoio dos melhores materiais e de outras pessoas, você certamente vai ter sucesso nessa jornada. Vale lembrar que a tecnologia também enriquece as revisões por meio de aplicativos, jogos e dinâmicas com foco na disciplina.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das próximas publicações do blog, assine a nossa newsletter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0