Como estudar em casa? Conheça 5 desafios a serem superados

como estudar em casa

Saber como estudar em casa parece uma realidade muito distante para você? Na verdade, pode ser mais prático do que parece. O importante mesmo é criar uma rotina produtiva.

No entanto, se esse é justamente o maior desafio, saiba que existem ótimas dicas que podem ajudar a fazer da missão de estudar em casa um sucesso. Assim, você pode potencializar os resultados, melhorar o aprendizado e ainda ter muito mais conforto nos momentos de estudo.

Para isso, nada melhor que superar os 5 principais desafios de como estudar em casa. A seguir, veja de que maneira lidar com as dificuldades!

1. Estabelecimento de horários fixos

Alguns hábitos podem parecer meros detalhes, mas fazem toda a diferença na hora de seguir uma rotina de estudos produtiva, como ter tempo para estudar e fazer isso sempre no mesmo período do dia.

O ideal é que você tenha horários fixos para estudar em casa. Assim, o seu corpo e a sua mente se acostumam que, durante esses momentos do dia, o foco deve ser os conteúdos acadêmicos.

Para facilitar, comece aos poucos. Comprometa-se a fazer essas tarefas a curto prazo. Por exemplo, defina a hora para começar e terminar de estudar durante 21 dias e cumpra com o planejado. Após esse período, é possível notar como é muito mais fácil continuar a seguir esses horários.

2. Barulhos externos

Por outro lado, se o desafio é como estudar em casa driblando os sons ambientes, é importante arranjar novas estratégias. O uso de fones de ouvido com uma música tranquila e baixa pode ajudar a se concentrar e diminuir a interferência externa.

Outras faixas que os estudantes gostam de ouvir são os sons binaurais. Esse tipo de onda favorece também o relaxamento, auxiliando na produtividade de várias pessoas. Vale a pena experimentar!

3. Muitas distrações

Cama quentinha, geladeira com lanches que podem ser feitos a qualquer momento, televisão com aquela série que você parou no meio: assim é muito fácil se distrair, não é? Em casa, existem vários estímulos que chamam mais a sua atenção do que a matéria a ser estudada, principalmente quando você ainda não tem muita afinidade com o conteúdo.

Para manter a disciplina para estudar é importante definir limites. Além disso, que tal transformar essas distrações em recompensas após concluir o cronograma de estudos? Por exemplo, um cochilo de 20 minutos após algumas horas de aprendizado pode ajudar a revigorar as energias e servir como estímulo para se empenhar durante todo esse período.

4. Falta de concentração

Lidar com problemas para se concentrar não é nada fácil, estudando em casa ou não. No entanto, é possível adotar algumas estratégias que melhoram o foco. De início, identifique o que faz com que você desvie a atenção. A partir disso, encontrará as melhores técnicas para solucionar os problemas.

Se a dificuldade é se concentrar por muito tempo, experimente realizar pausas. O método pomodoro, por exemplo, convida a fazer blocos de estudo de 25 minutos com concentração total e 5 minutos de descanso de qualidade.

Outra técnica que pode ajudar é o estudo intercalado. Esse método é excelente para quem tem dificuldade para se manter em um mesmo tema por muito tempo. Aqui, a proposta é se programar para estudar disciplinas totalmente diferentes no mesmo dia, a fim de retomar o foco enquanto alterna o tipo de conteúdo visto.

5. Outros afazeres

Não são apenas as distrações que o ambiente doméstico oferece. Ao estar em casa, é comum se lembrar dos outros afazeres pendentes, mas, para isso, também tem solução. Experimente montar uma lista com tudo o que você precisa fazer no dia, inclusive os estudos. A partir disso, concentre-se em concluir uma tarefa por vez.

E se durante o período de aprendizado você se recordar de um novo afazer, apenas anote na lista para realizá-lo depois. Dessa forma, não precisa parar e retomar os estudos ao longo do dia.

Entendeu como estudar em casa pode ser muito mais produtivo e prático do que parece? Lembre-se de que apostar em uma instituição de qualidade para fazer um curso EAD também é uma estratégia que ajudará você a render mais, de onde estiver.

Isso por meio de metodologias inovadoras, professores de excelência e todo um ecossistema de aprendizado desenvolvido para formar os melhores profissionais do mercado. Quer desfrutar desses benefícios? Então, conheça os cursos EAD da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0