Confira 5 dicas de como estudar atualidades e mandar bem na prova

como estudar atualidades

Os processos seletivos para conquistar uma vaga na universidade avaliam muito mais do que os conhecimentos sobre os conteúdos curriculares obrigatórios que são vistos na escola.

Para passar no vestibular, é preciso também conhecer temas atuais que são relevantes para a sociedade. Por isso, saber como estudar atualidades é fundamental para se sair bem na prova.

Esse tipo de assunto pode aparecer de diversas maneiras nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na parte objetiva, por exemplo, situações da atualidade podem ser usadas para contextualizar as questões. Já na redação, geralmente é necessário desenvolver um texto no qual você defende um ponto de vista sobre algum tema atual.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para te ajudar a entender como estudar atualidades a fim de alcançar um bom resultado no vestibular. Confira!

1. Acompanhe os noticiários da TV

Essa é uma dica bem simples, mas que faz bastante diferença para quem quer se manter a par das notícias. Adotar o hábito de assistir a pelo menos um noticiário diariamente fará com que você acompanhe os principais acontecimentos não só do Brasil, mas também do mundo. Assim, notícias sobre política, economia, saúde, educação, meio ambiente, ciência e muitos outros temas vão fazer parte do seu cotidiano.

2. Acesse portais de notícias na internet

Ter contato com diferentes pontos de vista é essencial para entender assuntos relevantes para a sociedade e formar uma opinião sobre eles. Para isso, você pode acessar diferentes portais de notícias na internet e observar como eles abordam os mesmos temas. Assim, reserve um tempo na sua rotina de estudos online para essa atividade.

3. Ouça podcasts

Outra dica interessante sobre como estudar atualidades é ouvir podcasts que abordem tópicos em alta. Você encontra esse tipo de conteúdo facilmente em plataformas de streaming e pode aproveitar para escutá-los enquanto pratica exercícios físicos ou arruma o seu quarto, entre outras atividades. Uma vantagem dos podcasts é o tom mais descontraído da discussão, ainda que fale de temas sérios.

4. Participe de um grupo de debates

Participar de debates é uma dica que você pode adotar como mais um dos seus métodos de estudo. Afinal, debater atualidades com seus colegas vai fazer com que você exercite sua capacidade de argumentação, defendendo seu ponto de vista sobre o assunto, além de ter contato com outras opiniões e linhas de raciocínio.

5. Pesquise sobre temas relevantes

Conforme for acompanhando as notícias, procure se aprofundar sobre os assuntos mais complexos e relevantes. Você pode, por exemplo, pesquisar artigos mais longos sobre eles, assistir a documentários e conferir entrevistas de especialistas. Isso é essencial para que você realmente compreenda os temas atuais que podem cair na prova.

Por fim, não se esqueça de que é importante sempre selecionar fontes confiáveis — como é o caso dos grandes veículos de imprensa — para se informar, evitando o contato com as notícias falsas. Desse jeito, é só seguir as nossas dicas de como estudar atualidades e incluí-las no seu cronograma de estudos para o vestibular.

Então, gostou das sugestões que trouxemos neste post para te ajudar a estudar? Deixe um comentário dizendo o que achou!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0