Como entrar no mercado de trabalho em 5 passos

como entrar no mercado de trabalho

Já sabe como entrar no mercado de trabalho? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, principalmente nos últimos semestres da universidade, quando há a ansiedade para dar os primeiros passos na vida profissional.

A falta de experiência e de direcionamento também preocupa a maioria dos indivíduos que estão se preparando para dar entrada no mercado. A boa notícia é que esses desafios podem ser superados, e o ensino superior é uma das maneiras de ter as portas abertas para o sucesso profissional.

Além disso, é possível seguir alguns passos de como entrar no mercado de trabalho com mais preparação. Neste post, vamos mostrar 5 deles para ajudar você nessa importante fase. Acompanhe e confira!

1. Prepare um currículo atrativo

Pense o currículo como o primeiro contato entre você e a empresa. Sendo assim, é fundamental que essa experiência desperte o interesse do contratante, a fim de que seja selecionado para as demais fases do processo de seleção para a vaga de emprego.

Um dos primeiros passos para preparar um material atrativo é se colocar no lugar do entrevistador e pensar se o conteúdo chamaria sua atenção. Alguns detalhes que dão pontos positivos a um currículo são:

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert
  • ter uma boa estruturação — fontes clássicas (como Times New Roman ou Arial), espaçamento adequado, dados pessoais e de contato em fácil localização, entre outros;
  • fazer 2 páginas, no máximo;
  • evitar colocar um valor como pretensão salarial;
  • inserir informações válidas;
  • relatar experiências — isso não significa apenas ter trabalhado na área anteriormente, mas interações que ofereceram habilidades úteis para o mercado, como participar de atividades de extensão na universidade, trabalho voluntário, iniciação científica, intercâmbio etc.

2. Defina seus objetivos

Sabe por que é importante fazer um planejamento de carreira? Além de ser um guia mais sólido para alcançar sua realização profissional, ter os objetivos bem definidos é um grande atrativo para um candidato a uma vaga. Isso demonstra senso de segurança, responsabilidade e organização, características que destacam um indivíduo entre os concorrentes.

3. Invista em marketing pessoal

Marketing pessoal é a maneira que você se vende ao mercado. A sua apresentação faz toda a diferença na hora de promover sua própria imagem, portanto, nada melhor que se mostrar como uma pessoa comprometida, disposta a aprender e dedicada a conquistar ótimos resultados.

4. Faça networking

Ter uma boa rede de contatos vai oferecer inúmeras oportunidades em sua carreira. Estamos falando do networking, uma conexão entre profissionais que podem se ajudar mutuamente. Isso pode ser feito ainda na universidade, ao criar bons relacionamentos com colegas e professores.

5. Aposte em qualificação profissional

O aperfeiçoamento profissional é algo muito procurado no mercado de trabalho. Por essa razão, fazer cursos, participar de palestras e workshops, investir em uma pós-graduação, entre outras maneiras de aprimorar as suas habilidades, são meios para conquistar uma vaga de emprego que esteja de acordo com as suas expectativas.

Enfim, ter um bom desempenho na vida acadêmica influencia muito na hora de conseguir o primeiro emprego. Assim, desafios, como entrar no mercado de trabalho, tornam-se mais simples, graças a sua dedicação no período da universidade.

O que achou das dicas? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, acompanhe nossos perfis — Facebook, Instagram, Twitter e YouTube — para ficar por dentro de mais novidades!

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2