Como entrar na faculdade? Saiba as principais dúvidas

Se você está acabando o ensino médio, com certeza já pensou se entrar na faculdade é ou não a sua melhor opção. Investir em uma carreira profissional é definitivamente algo a se considerar, já que o conhecimento técnico e científico aprendido em uma graduação pode fazer toda a diferença no mercado de trabalho.

Essa é uma decisão rodeada de dúvidas e incertezas, especialmente para os mais jovens, por ser um passo que pode ser crucial para o seu futuro. Então, como fazer isso da melhor maneira?

A seguir, respondemos as principais dúvidas sobre entrar na faculdade: como escolher o curso, ingressar, formas de financiamento e muito mais. Saiba já como se planejar de maneira certa!

Qual é o melhor momento para entrar na faculdade?

Não há um momento ideal, mas sim o que é melhor para cada um. Enquanto alguns preferem entrar na faculdade assim que concluem o ensino médio, outros não se sentem imediatamente preparados e preferem fazer um curso técnico ou trabalhar.

Para fazer essa escolha devem-se levar em conta alguns fatores importantes, como a escolha do curso, condições financeiras, as formas de ingresso, entre outros. Trataremos desses assuntos nos próximos tópicos.

Como escolher o curso ideal?

A escolha do curso ideal pode ser feita com alguns passos.

Provavelmente você já sabe de que área gosta mais: exatas, humanas ou biológicas. A partir daí, procure os cursos que mais lhe interessam na área escolhida e considere alguns critérios:

• áreas de atuação: pesquise as atuações no mercado de trabalho do curso e avalie se você se identifica ou não com essa escolha;
  • disciplinas: a maioria das instituições disponibiliza a grade curricular dos cursos de forma online. Leia e verifique se corresponde com o que deseja;
  • opinião de quem fez: converse com estudantes e profissionais que têm ou tiveram contato com o curso e já se formaram. Você pode encontrá-los em grupos do Facebook ou até entre familiares.

Outra opção interessante é fazer uma orientação vocacional. Por meio dela, você descobrirá melhor seu perfil, talentos e aptidões.

Feita a escolha do curso desejado, chegou a hora de escolher qual faculdade pode oferecê-lo a você.

Como escolher a instituição?

Avaliar a instituição para fazer a graduação pode evitar surpresas e decepções. Busque bem as informações sobre a instituição e o curso que pretende fazer, e verifique se a faculdade é regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação).

Além disso, antes de se matricular veja se o deslocamento até a faculdade é difícil ou muito longo. Para isso, calcule a distância e o trajeto do seu futuro local de estudo até a sua casa ou trabalho.

Coloque na balança os dois critérios para fazer a melhor escolha.

Quais são os meios para entrar na faculdade?

Hoje, os meios mais conhecidos para entrar na faculdade são:

• ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio): abrange vagas em universidades públicas e privadas do país;
  • vestibular tradicional: meio de entrada exigido em algumas instituições públicas e privadas. Trata-se de um exame próprio para selecionar os estudantes capacitados para ingresso. Normalmente consiste em questões de múltipla escolha e redação.

Ambas formas de exame exigem estudos e preparação. Portanto, esteja pronto para se organizar e estudar de forma eficiente para não correr o risco de não conseguir iniciar o curso escolhido.

Preciso de um financiamento. O que fazer?

Muitos estudantes desejam entrar em uma faculdade privada, mas não têm condições de pagar as mensalidades. Nesse caso, vale a pena recorrer a bolsas ou financiamentos como:

• PRAVALER: empresa privada que oferece parcelamento;
  • ProUni: programa do MEC que oferece bolsas em instituições privadas;
  • financiamento bancário: procure uma agência bancária de sua confiança para conhecer suas opções de financiamento;
  • negociação direta: algumas faculdades podem oferecer bolsa de estudo, descontos e opções de parcelamento por conta própria, vale a pena verificar.
  • FIES: programa do Ministério da Educação que oferece financiamento estudantil;

Agora que você já sabe o que avaliar antes de entrar na faculdade, estude suas opções e faça a melhor escolha para o seu futuro. Esse é um passo importante que exige pensar, avaliar e planejar!

Quer saber mais dicas e opções? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos úteis para a sua carreira profissional diretamente no seu e-mail.