Como economizar na faculdade? 7 dicas que podem te ajudar!

como economizar na faculdade

Saber como economizar na faculdade não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, existem diversas despesas envolvidas em um curso superior, indo além da mensalidade. A boa notícia é que existem ótimas dicas para reduzir os gastos, sem deixar de lado os momentos de lazer.

Seja para economizar dinheiro para entrar na faculdade ou diminuir os custos ao longo do curso, existem alguns hábitos que podem ajudar. Além disso, sabemos que nem sempre é possível cortar os gastos. Por isso, é importante adaptar todas as dicas para a sua realidade.

A seguir, confira 7 práticas que podem ajudar a ter mais dinheiro no fim do mês e economizar durante a faculdade!

1. Evite comer fora

Sabia que preparar a própria comida em casa e levar lanches é uma ótima maneira de cortar os gastos? Assim, você não precisa desembolsar um maior valor para comer em restaurantes e lanchonetes.

2. Use a biblioteca e sebos

Está precisando de um livro para estudar? Então, experimente procurá-lo em uma biblioteca, seja da própria instituição de ensino ou do município.

Outra opção, caso não encontre o título que deseja para emprestar ou queira ter seu próprio exemplar, é procurá-lo em um sebo. Esse tipo de loja vende obras por preços muito menores. 

3. Aproveite os descontos para estudantes

Você está aproveitando bem os descontos que pode usar como aluno de curso superior? Cinemas, shows, clubes e vários outros espaços oferecem valores menores nos serviços desde que a pessoa apresente a carteirinha de estudante.

Saiba também que é possível ter desconto na faculdade. Diversas instituições de ensino oferecem programas de bolsas de estudo ou oportunidades para pagar uma mensalidade menor. 

4. Peça descontos

Falando em descontos, você tem o costume de pedi-los durante as suas compras? Essa dica é útil principalmente para quem utiliza débito, Pix e dinheiro, que são formas de pagamento em que os comerciantes têm menos gastos e juros.

Afinal, nem sempre um estabelecimento vai oferecer um desconto automaticamente. Mas, quando um cliente solicita, ele pode aceitar reduzir em 5, 10, 15%, ou mais, do valor total da compra.

5. Corte gastos supérfluos

Sabe aquela pizza todo fim de semana ou o café que você toma fora de casa todos os dias? Esses podem ser gastos supérfluos que fazem com que o seu bolso fique cada vez mais vazio.

Isso significa que nunca mais você vai poder fazer essas coisas que gosta tanto? Não! É só reduzir a frequência, fazendo um corte de gastos que não interfira no seu bem-estar. Por exemplo, em vez de comer fora diariamente, escolha apenas um dia da semana, tornando esse momento especial.

6. Divida apartamento

Os gastos com moradia também podem pesar bastante no bolso de um aluno universitário. Por isso, se possível, uma solução é dividir a casa ou o apartamento com outras pessoas. A boa notícia é que dá para fazer isso de várias maneiras.

A mais clássica, durante a faculdade, é morar em uma república. Nesse caso, são várias pessoas dividindo uma casa ou, até mesmo, o quarto, repartindo também os gastos com aluguel e contas básicas.

Caso queira um pouco mais de privacidade, é possível procurar um ou dois colegas para compartilhar um apartamento e fazer com que as despesas fiquem mais baratas para cada um.

7. Utilize transporte público e caronas

Utilizar carros de aplicativo ou gastar com a própria gasolina pode também fazer com que o seu dinheiro vá embora. Sendo assim, que tal procurar algumas alternativas? Usar o transporte público, como ônibus, metrô e trem, ou contar com caronas para se locomover, pode ser uma ótima solução para economizar. 

Gostou das dicas? Outros hábitos que vão fazer com que você saiba ainda mais sobre como economizar na faculdade é anotar todos os gastos, desde os menores até os mais caros, além de fazer um bom planejamento financeiro com todas as suas receitas e despesas.

Quer conferir mais dicas como estas? Então, inscreva-se no nosso canal no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0