Está pensando em como destrancar a faculdade? Retomar os estudos e concluir o Ensino Superior é sempre uma boa ideia. Afinal, a busca pelo conhecimento e a educação continuada têm de tudo para ajudar você a construir uma carreira de sucesso.
Além do mais, nunca é tarde para investir na educação. O importante é ter calma e persistência para alcançar os seus objetivos, mesmo que tenha sido necessário fazer uma pausa ao longo da caminhada.
É por isso que, neste post, trouxemos o passo a passo do que fazer para voltar aos estudos do curso superior, mesmo depois de ter trancado a faculdade. Acompanhe e saiba por onde começar!
Entenda como funciona o processo na faculdade
O primeiro passo é saber os requisitos que a faculdade pede para dar início ao processo de destrancamento. Isso porque algumas instituições de ensino definem um prazo máximo para solicitar essa retomada, enquanto outras são mais flexíveis e permitem que o aluno retorne quando tiver interesse.
Desse modo, é preciso entrar em contato com a secretaria de sua instituição de ensino para obter essas informações. A partir disso, é possível dar sequência ao plano de destrancar a faculdade.
Verifique o período de destrancamento
Geralmente, a faculdade também define o momento em que os alunos podem voltar ao curso. Na maioria das vezes, esse prazo se limita às primeiras semanas após o início do semestre. Desse modo, é possível acompanhar o período letivo sem nenhum problema.
É por isso que, ao conhecer como funciona o processo de destrancamento da matrícula de sua faculdade, é necessário também ter conhecimento sobre esses prazos. Caso contrário, pode ser que você só consiga, de fato, retomar os estudos no início do próximo semestre.
Separe a documentação necessária
É comum que as instituições de ensino peçam alguns documentos para atualizar o seu cadastro. Comprovante de residência, comprovante de renda e foto 3×4 são alguns dos mais comuns. No entanto, a documentação necessária varia de faculdade para faculdade.
Desse modo, ao entrar em contato com a sua instituição de ensino, não se esqueça de conferir os documentos necessários para reativar a sua matrícula e voltar a cursar a graduação.
Solicite o processo de destrancamento
Tudo está pronto: você está dentro do período de destrancamento, conhece todo o processo e já conseguiu reunir a documentação necessária? Agora é hora de concluir a sua solicitação e voltar a estudar.
Além disso, nesse momento, fazer um planejamento financeiro, organizar a rotina e definir os seus objetivos profissionais são atitudes que ajudam a dar um gás no período de retomada. Caso ache necessário, contar com um coaching de carreira também vai contribuir muito para receber orientações e se adaptar a essa nova jornada.
Gostou de saber como destrancar a faculdade e tirar os planos do papel? Seguindo as nossas dicas, você consegue dar o primeiro passo em busca de continuar com a sua formação profissional. A partir disso, é possível focar os estudos e concluir o curso com sucesso no novo prazo estimado para a finalização.
Quer saber como é o processo de destrancamento de curso na Cruzeiro do Sul Educacional? Então, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!