Como descobrir minhas habilidades? Confira 6 dicas

como descobrir minhas habilidades

“Como descobrir minhas habilidades?”. Essa é uma pergunta que você costuma se fazer com frequência? Identificar as próprias qualidades pode ser uma tarefa difícil, mas é totalmente possível. No entanto, é preciso ter em mente que isso envolve um processo de autoconhecimento.

Ter consciência das próprias competências e habilidades é de grande ajuda para a tomada de diversas decisões importantes, por exemplo, o curso superior, a área de atuação, as melhores oportunidades no mercado de trabalho, entre outras.

Sendo assim, que tal entender como descobrir suas principais habilidades profissionais e aproveitá-las para alcançar o sucesso na carreira? Acompanhe este post e confira 6 dicas que vão ajudar nessa jornada de autoconhecimento!

1. Reconheça o que você gosta de fazer

É comum ter preferência por atividades com as quais você identifica ter mais facilidade para realizar. Desse modo, reconhecer o que mais gosta de fazer é um dos primeiros passos para encontrar as suas maiores aspirações.

Por esse motivo, tire um tempo para refletir sobre as suas atividades favoritas. Inclusive, é possível tentar se recordar dos passatempos que você gostava de praticar, mas que já não estão mais tão presentes no seu dia a dia.

2. Note quais são os seus pontos fortes

Além das suas afinidades, é interessante reconhecer os seus principais pontos fortes. Nesse caso, que tal fazer uma lista com o que você considera ser as suas maiores qualidades?

Lembre-se de que os seus pontos fortes não precisam ser necessariamente aquelas habilidades mais difíceis de serem realizadas. Às vezes, competências como pontualidade e senso de responsabilidade são as suas maiores forças, sem que você perceba.

3. Observe os seus pequenos sucessos

Falando nisso, dar mais valor aos seus pequenos sucessos pode ser tudo o que você precisa para encontrar as suas habilidades. Experimente ter uma visão mais crítica da sua rotina e, quem sabe, adotar o hábito de escrever em um diário os principais acontecimentos no fim do dia. Assim, é possível, ao longo do tempo, ter anotado os seus maiores feitos, mesmo que sejam cotidianos.

4. Pense no que você faz para se divertir

Os seus hobbies também entregam bastante sobre as suas principais habilidades. Então, questione-se sobre o que faz com que você se sinta mais leve depois de um dia intenso.

Por exemplo, jogar videogame pode parecer um entretenimento simples, mas ele permite o desenvolvimento de ótimas competências, como raciocínio lógico, inteligência emocional e pensamento estratégico.

5. Questione as pessoas próximas

Em alguns casos, as pessoas do seu convívio diário podem ter notado habilidades suas que nem mesmo você percebeu. É por isso que é válido questionar também os seus amigos e familiares mais próximos.

6. Aposte em testes vocacionais

Há ainda a possibilidade de realizar um teste vocacional. Eles oferecem um jogo de perguntas estratégicas que fazem com que você precise refletir um pouco mais sobre a sua personalidade e suas competências, ajudando a enxergar o seu potencial para diversas áreas de trabalho.

Agora, quando você se perguntar novamente “Como descobrir minhas habilidades?”, já sabe o que fazer, não é mesmo? Essa autoconsciência é um dos primeiros passos para ter sucesso no mercado de trabalho e alcançar tanto realização profissional quanto pessoal. A partir desse autoconhecimento, é possível aprimorar suas maiores competências da maneira mais adequada.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que os seus amigos também descubram as suas principais qualidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0