Passo a passo: descubra agora como contratar o FIES

como contratar o fies

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é como contratar o FIES. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa de concessão de financiamento a estudantes e pode ser contratado por alunos matriculados em cursos presenciais de instituições particulares de ensino superior.

Para solicitar o programa FIES o aluno precisa estar regularmente matriculado em cursos presenciais que tenham recebido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as instituições precisam ser participantes do Programa e também atender as exigências das normas do Fies.

O aluno precisa ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter atingido nota igual ou superior a 450 pontos na prova e não pode ter zerado na redação, além de ter renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa.

Para ajudar você a entender como fazer a contratação do programa, preparamos este material com um passo a passo do que deve ser feito. Acompanhe e entenda como funciona o FIES!

1º Faça a inscrição online

O primeiro passo é criar seu cadastro no Sistema do FIES, informar os dados solicitados e criar uma senha de acesso. Após inserir as informações solicitadas, você receberá um e-mail no endereço informado para validação do seu cadastro.

2º Aguarde a pré-seleção e inscreva-se no SisFies

Após validar o seu cadastro você terá acesso ao SisFIES e poderá realizar sua inscrição informando seus dados pessoais, os dados do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento.

3º Confira os dados

É muito importante que as informações sejam inseridas corretamente no sistema. Por isso, confira atentamente os dados, incluindo os números dos documentos pessoais, para não ocorrer divergência nas informações e sua solicitação não seja prejudicada.

4º Faça a confirmação

Após concluir sua inscrição no SisFies, é preciso validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento de sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia após a conclusão de sua inscrição.

5º Envie os documentos

Para validar as informações prestadas é preciso apresentar estes documentos ao CPSA de sua instituição de ensino:

  • documento de identificação pessoal;
  • comprovação da residência;
  • comprovação de renda;
  • documento de identidade de todas as pessoas declaradas como parte do grupo familiar;
  • comprovante de rendimento mensais de todos da família.

6º Realize a assinatura do contrato

Tendo o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), você deve ir ao Agente Financeiro do FIES em no máximo dez dias úteis para formalizar a contratação do financiamento que deve ser feita em agência bancária do Agente Financeiro credenciado pelo FIES.

Atualmente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os Agentes Financeiros do Programa.

A contratação do FIES é uma ótima opção de financiamento estudantil, já que possibilita que você faça um curso superior mesmo sem ter grande renda mensal, pois permite o pagamento de pequenas parcelas durante sua graduação.

Dependendo da duração do curso que está fazendo, você terá prazo de até doze anos para quitar o financiamento.

Agora que você já sabe como contratar o FIES, não perca mais tempo! Faça sua inscrição e realize o seu sonho de fazer uma faculdade!

Gostou dessa dica? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de vários assuntos como este!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0