Confira o passo a passo de como conseguir Prouni!

como conseguir prouni

Está com dúvidas de como conseguir Prouni? Então, você chegou ao post certo. O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem ajudado diversos alunos na realização do sonho de fazer um curso superior e construir uma carreira de sucesso.

Com as bolsas Prouni, é possível conseguir descontos de até 100% na mensalidade de diversas instituições privadas de Ensino Superior, aumentando o acesso a uma educação de qualidade.

No entanto, muitos alunos se sentem perdidos na hora de se cadastrar no Prouni. É por isso que, neste post, vamos apresentar um passo a passo para garantir a sua inscrição e tentar as bolsas. Acompanhe e saiba mais!

Entenda o que é e como funciona o programa

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a fim de democratizar o acesso aos cursos superiores e investir na educação inclusiva, de modo que mais alunos possam focar os estudos em instituições de ensino privadas.

A seleção de novos alunos acontece duas vezes ao ano, no início do primeiro e do segundo semestre, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o número de vagas disponíveis em cada curso e instituição de ensino, o Prouni faz a seleção dos inscritos.

Na hora de se candidatar a uma vaga, o aluno deve observar os critérios exigidos para a concessão de bolsas. Existem duas opções: parciais e integrais. No primeiro caso, o desconto na mensalidade do curso é de 50%, enquanto no outro é de 100%.

Uma vez obtida a aprovação no Prouni, o aluno pode receber esse desconto por toda a sua graduação. No entanto, para continuar com a bolsa de estudo, é preciso ter um aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% em cada período. Isso significa que se em um semestre o aluno está realizando 4 disciplinas, é preciso conseguir a aprovação em, pelo menos, 3 delas.

Descubra quais os critérios exigidos

Como você viu, a seleção dos candidatos é feita por meio da nota do Enem. Desse modo, um dos primeiros critérios exigidos é que os alunos inscritos tenham realizado a edição mais recente do exame para participar do processo seletivo.

Além disso, é preciso ter obtido a média mínima de 450 pontos na nota do Enem. Isto é, ao somar todas as pontuações em cada uma das provas e na redação e dividir por 5, o valor precisa ser igual ou maior que 450.

Outro critério do Prouni é que o aluno deve ter estudado o Ensino Médio completo em uma instituição de ensino pública ou ter recebido bolsa de estudos integral, caso tenha sido feito em um colégio privado. É preciso prestar atenção a esse critério, pois, em seguida, você vai descobrir que serão solicitados documentos comprobatórios.

Professores também podem aproveitar o Prouni em um curso de licenciatura ou Pedagogia, desde que ainda estejam trabalhando efetivamente em uma escola da rede pública de ensino. Além disso, pessoas com deficiência, independentemente de terem feito o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas, também podem concorrer às vagas.

Por fim, é preciso comprovar renda de até 3 salários mínimos por pessoa na família. Esse é um requisito obrigatório para os candidatos, junto da pontuação acima de 450 no Enem mais recente.

Saiba como conseguir uma bolsa integral

Você atende aos critérios exigidos pelo Prouni? Então, saiba que pode se candidatar a uma bolsa integral. No entanto, para conseguir o desconto de 100%, é preciso se encaixar em mais um requisito: ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Conseguiu atingir também esse requisito e quer saber o passo a passo para se inscrever no Prouni? O primeiro passo é acessar o site oficial do programa durante os períodos de inscrição que, como visto, ocorrem 2 vezes ao ano. Depois disso, basta seguir as próximas dicas!

Analise as notas de corte e o nível de concorrência

Para saber se vale a pena declarar interesse em um curso, é preciso observar as notas de corte. Essa é a pontuação mínima que cada aluno precisa ter para tentar uma vaga nessa graduação.

Outro ponto importante para avaliar é o nível de concorrência a uma vaga, ou seja, a quantidade de pessoas que se inscreveram para um determinado curso, no mesmo turno que você. Isso também influencia as chances de conseguir aprovação.

Além disso, veja as opções de instituições de ensino que apresentam o curso que você gostaria de estudar, a fim de encontrar aquelas que estão de acordo com a sua nota. Vale lembrar que é possível manifestar interesse em até 2 vagas diferentes.

Aprenda a calcular sua renda familiar

Lembre-se de calcular corretamente a sua renda familiar, a fim de não cometer nenhum erro na hora de declarar as informações, tanto no sistema quanto no momento de apresentar os documentos.

Para isso, reúna todas as fontes de renda das pessoas que moram com você, junto dos comprovantes. Com isso, some todos os valores brutos, ou seja, sem os descontos. Por fim, divida esse resultado pela quantidade de membros que vivem com esses rendimentos.

Essa será a sua renda familiar por pessoa. Faça o possível para informar o valor corretamente e guardar todos os documentos comprobatórios, pois eles serão necessários nas próximas fases do processo de seleção.

Preste atenção no cronograma oficial e na documentação necessária

Depois de fazer essa análise e declarar interesse por uma vaga, é hora de esperar os resultados. Nesse momento, certifique-se de acompanhar atentamente o cronograma e qualquer novidade com relação aos prazos.

Durante essa fase, vale a pena antecipar a documentação necessária para comprovar as informações que você informou e se matricular na instituição de ensino, caso tenha obtido a aprovação. É importante ir em busca desses papéis com antecedência, pois alguns documentos podem levar um tempo para serem produzidos.

Viu só como conseguir Prouni com bolsa integral? Ao seguir essas dicas e prestar muita atenção nos detalhes durante a inscrição, você pode garantir bons resultados. Além disso, organize os seus estudos e aposte em uma boa preparação para o Enem. Assim, as suas chances de obter 100% de desconto só aumentam.

Gostou deste post? Então, continue acompanhando os nossos conteúdos para ver mais dicas. É só seguir os nossos perfis no LinkedIn e no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0