Pensando em como aumentar sua renda? Listamos 6 boas alternativas

como aumentar a renda

Muitos de nossos objetivos e sonhos dependem de uma boa quantia de dinheiro. É por isso que, vez ou outra, sentimos a necessidade de melhorar as próprias condições financeiras para conquistar as metas mais rapidamente, sem perder a segurança.

Nesse momento, surge a famosa pergunta: como aumentar a renda? Você deve saber que o aperfeiçoamento profissional representa um dos melhores caminhos, mas existem outros tipos de atividades que ajudam a complementar os ganhos de diversas pessoas.

Que tal descobrir se alguma delas tem potencial para favorecer o seu perfil? Confira agora a lista que preparamos!

1. Aproveite o tempo livre como freelancer

Essa é uma excelente opção para quem tem horários limitados e precisa exercer uma nova atividade. Isso porque os freelas representam os antigos bicos, ou seja, consistem naqueles trabalhos ou serviços que são prestados a empresas/pessoas sem nenhum vínculo empregatício.

Portanto, podem ser feitos naqueles momentos que você achar oportuno: depois do expediente, durante o intervalo do trabalho ou até em dias de folga. O período dedicado às atividades como freelancer vai depender da sua rotina e do total de ganhos adicionais almejados.

Fotografia, produção de textos, design gráfico, tradução de artigos e revisão de trabalhos acadêmicos são apenas algumas das tarefas que podem ser feitas nessa modalidade. Então, identifique o que você consegue fazer e planeje-se para começar a receber por isso.

2. Monte uma loja virtual

Atualmente, a demanda por produtos dos mais variados tipos é atendida tanto por pontos de venda quanto por e-commerces. Inclusive, uma grande parcela da população valoriza a comodidade das compras online na hora de obter artigos como joias, roupas, calçados e objetos decorativos.

Nesse sentido, abrir uma loja virtual pode ser uma excelente opção para aumentar a renda. Basta ter disciplina e dedicação para administrar tudo online. Quem sabe você não aproveita o embalo e investe em uma faculdade de empreendedorismo a fim de aprimorar seus conhecimentos na área dos negócios?

Há muitas formas de montar um ambiente para a venda de produtos: em site próprio, nas redes sociais como o Instagram ou em canais eletrônicos de consumo colaborativo, a exemplo do Enjoei. Portanto, pesquise as alternativas, compare os prós e contras de cada uma e faça a escolha certa.

3. Trabalhe em aplicativos

Já pensou em agilizar a busca por oportunidades de trabalho? Com foco em aplicativos específicos, vários profissionais conseguem filtrar o tipo de atividade que desejam realizar e, a partir disso, contatar pessoas interessadas na oferta apresentada. Há opções para todos os gostos:

  • cuidar de animais de estimação — apps como DogHero conectam tutores a pessoas que possam acolher os pets durante uma viagem ou final de semana;
  • alugar imóveis ou ambientes — apps como Airbnb permitem que você disponibilize um quarto ou a casa inteira para hospedagem (por temporada ou não);
  • emprestar itens pessoais — apps como o Spinlister possibilitam a oferta de artigos pouco utilizados pelos donos a quem deseja alugá-los por tempo determinado;
  • dar caronas — apps como o BlaBlaCar são ideais para quem utiliza bastante o próprio veículo. Com ele, é possível combinar e cobrar pelo transporte de pessoas em diferentes trajetos.

Cabe destacar que boa parte dos aplicativos se mantém cobrando uma taxa sobre a negociação de cada serviço. Os valores cobrados costumam ser baixos, mas não custa nada avaliar com cuidado para não ter surpresas depois que você decidiu incrementar seus ganhos.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

4. Venda cursos pela internet

Mais uma alternativa para quem deseja saber como aumentar a renda é ensinar algo por meio de aulas em diferentes formatos. Uma pessoa que tem conhecimentos na área da Nutrição, por exemplo, pode produzir e-books e vídeos sobre dietas, reeducação alimentar e outros assuntos relacionados.

Depois, basta hospedar esses materiais em plataformas específicas, que fazem o processo de divulgação para o profissional conseguir vender seus trabalhos. O ideal é identificar suas habilidades e talentos, de modo a criar conteúdos relevantes ao público-alvo.

Uma das páginas mais conhecidas é a da Hotmart, mas existem muitas outras para você explorar e ganhar dinheiro extra. Com o objetivo de economizar nesse processo, priorize as plataformas que só cobram taxa a partir do momento no qual algum curso for comprado.

5. Comercialize quitutes

Quem nunca pensou nessa possibilidade, certo? Todas as pessoas apreciam boa comida e, em algum momento, vão querer encomendar algo diferenciado para provar. Sabendo disso, você pode começar a elaborar receitas variadas e lucrar com a venda de marmitas ou combos personalizados.

Por se tratar de comida, é relativamente fácil encontrar clientes para produtos alimentícios. No entanto, vale a pena fazer uma breve pesquisa e analisar que tipo de quitute ou bebida tende a ser procurado com mais frequência na sua região. Assim, as chances de sucesso aumentam.

Também é importante escolher um prato salgado ou doce que você saiba preparar com maestria. Afinal, o sabor é determinante. Lembre-se, ainda, de sempre aprimorar habilidades para atender pedidos exclusivos, como um preparo vegano ou uma sobremesa saudável.

6. Volte a estudar

Ser uma pessoa instruída não garante apenas satisfação pessoal e acesso a melhores oportunidades de trabalho. É uma maneira de ter destaque no mercado e entregar serviços de qualidade a quem precisa. Não é à toa que o investimento em educação gera retorno na forma de remunerações mais altas.

Portanto, se você precisava de mais uma motivação para estudar, está aí a resposta. A vantagem é que existem vários tipos de capacitação disponíveis, desde graduações até cursos rápidos. O importante é não parar ou se contentar com o básico.

Ao voltar para a universidade, por exemplo, é possível que você consiga atuar em programas de monitoria e estágios remunerados. Trata-se de uma ótima opção para se dedicar a duas partes essenciais da vida de qualquer estudante: o processo de formação e o planejamento financeiro.

Com o tempo, isso levará à construção de uma carreira sólida que trará prestígio e reconhecimento. Inclusive, outras pessoas poderão desfrutar de seus conhecimentos por meio de diálogos, palestras e consultorias — cabe a você cobrar ou não por essa valiosa troca.

Gostou de ver como aumentar a renda de diversas formas? Visto que não há uma única alternativa para todas as pessoas, esperamos que essa lista ajude você a encontrar a solução ideal. Para isso, tenha sempre como base a sua realidade e os objetivos a serem alcançados.

Quer acessar mais conteúdos interessantes? Assine nossa newsletter para receber avisos sobre as próximas publicações do nosso blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0