Entenda como aproveitar disciplinas na segunda graduação

como aproveitar disciplinas na segunda graduação

Você sabe como aproveitar disciplinas na segunda graduação? Esse é um recurso muito valioso para quem já fez um curso superior, ainda que não tenha concluído.

O aproveitamento de matérias nada mais é do que um procedimento que dispensa a necessidade de cursar novamente uma disciplina que você já fez em outra graduação. Interessante, não é mesmo?

Neste post, entenda quando optar por esse recurso e como solicitar o aproveitamento de disciplinas na sua segunda graduação!

Em quais casos posso aproveitar as disciplinas na segunda graduação?

Alguns cursos apresentam as mesmas disciplinas, e pode coincidir de isso acontecer na sua segunda graduação. Desse modo, as instituições de ensino permitem que os alunos passem pelo processo de aproveitamento das matérias.

No entanto, é preciso ressaltar que isso só acontece quando as ementas das disciplinas dos diferentes cursos são iguais ou muito semelhantes. Isso garante que o aluno já aprendeu o que precisava e não tem necessidade de passar novamente por esse conteúdo.

Algumas instituições de ensino também oferecem a opção de solicitar o reaproveitamento de algumas matérias, porém, utilizando-as como disciplinas optativas. Nesse caso, as obrigatórias não sofrem nenhuma alteração.

Quais são os critérios para aproveitar as matérias?

Cada instituição de ensino define as regras de aproveitamento das disciplinas. Dessa forma, só é possível saber os requisitos ao entrar em contato com o local em que você estuda. No entanto, um dos critérios principais é de, no curso anterior, ter obtido a aprovação da matéria que deseja aproveitar.

Por que aproveitar as disciplinas na minha segunda graduação?

A principal vantagem de solicitar o aproveitamento de uma disciplina é reduzir o tempo do segundo curso. Como você não precisa refazê-la, é possível antecipar a data de formação e concluir a nova graduação rapidamente.

Isso sem contar que, com menos matérias para fazer, é possível focar mais os conteúdos em que você apresenta mais dificuldade ou que gostaria de aprender com mais aprofundamento. Desse modo, é possível aproveitar melhor a segunda graduação e incluir experiências que vão agregar no seu desenvolvimento de carreira.

Como solicitar o aproveitamento de matérias?

É preciso ressaltar que cada universidade tem o seu processo de solicitação de aproveitamento de matérias. Desse modo, o primeiro passo para dar entrada nesse recurso é entrar em contato com a instituição de ensino para conhecer os requisitos e as etapas a serem cumpridas.

Além disso, existe a possibilidade de sua solicitação ser indeferida, caso a instituição conste que há uma incompatibilidade das ementas, que os conteúdos estão desatualizados ou por diversos outros fatores.

Sendo assim, tenha em mente que apenas a solicitação de aproveitamento não garante que você não precisará cursar determinadas disciplinas na segunda graduação. Por esse motivo, é importante você acompanhar todas as atualizações do processo.

Gostou de saber como aproveitar disciplinas na segunda graduação? Esse recurso faz toda a diferença para quem já fez um curso superior e está iniciando uma faculdade com matérias semelhantes. Por essa razão, vale a pena se informar sobre os processos de aproveitamento de sua instituição assim que possível.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e logo responderemos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0