8 dicas de como aproveitar a faculdade ao máximo

como aproveitar a faculdade

Saber como aproveitar a faculdade só tem a oferecer vantagens para a sua vivência acadêmica e para o seu desenvolvimento profissional. Afinal, esse é o espaço perfeito para expandir os seus horizontes, agregar conhecimento e ter diversas experiências.

Uma universidade oferece diversas estruturas, além das salas de aula, que podem ser muito bem utilizadas para desenvolver habilidades fundamentais para se destacar em sua carreira. Bibliotecas, monitorias, laboratórios e programas de apoio são apenas alguns exemplos do que você pode usufruir durante a sua graduação.

No entanto, por falta de orientação, muitos alunos deixam passar oportunidades incríveis. É por isso que, neste post, vamos dar 8 dicas para você aproveitar ao máximo esse momento na universidade. Confira, a seguir!

1. Explore novas áreas de conhecimento

Ter conhecimento interdisciplinar é indispensável para o profissional do futuro. Isso porque as áreas do saber estão interligadas entre si; portanto, ter domínio apenas de um assunto pode fazer com que um indivíduo não tenha as características necessárias para enfrentar o mercado de trabalho e se destacar.

A boa notícia é que a universidade oferece diversas maneiras de explorar novas áreas do conhecimento, seja por meio de cursos de extensão, disciplinas livres, atividades culturais, contato com professores e colegas, entre várias outras opções.

Desse modo, tenha abertura para viver experiências construtivas e aprender novos assuntos. Para isso, informe-se sobre os eventos proporcionados pela universidade, oportunidades do curso e projetos desenvolvidos pelos próprios alunos.

2. Mantenha contato com professores

Envolver-se nas aulas é outra maneira de aproveitar o máximo que a universidade tem a oferecer a você. Para isso, é importante ter um relacionamento saudável com os professores e procurá-los sempre que tiver dúvida, quiser conversar sobre a aula ou até mesmo saber mais sobre o mercado de trabalho e experiências do docente.

Manter uma boa relação com os professores, inclusive, pode oferecer a você diversas oportunidades de estágio, além de ampliar os seus horizontes. Isso porque é possível receber dicas para se desenvolver na área, saber quais são as tendências do mercado, ampliar a rede de contatos, entre muitas outras opções.

3. Crie redes de relacionamentos

Já ouviu falar em networking? Esse é o termo usado para se referir a uma rede de relacionamentos que pode ajudar você a se desenvolver profissionalmente. Outra vantagem que a vivência acadêmica oferece é que isso pode ter início ainda na universidade.

Ter bons relacionamentos com os seus colegas e estar disponível para ajudá-los com o que for necessário é fundamental para aumentar o seu ciclo social, estar sempre em volta de pessoas estimulantes e que fazem bem, ter oportunidades de parcerias ou de emprego, entre muitas outras vantagens.

Dessa maneira, quando chegar a hora de entrar no mercado de trabalho ou dar início à pós-graduação, você terá o apoio de muitas outras pessoas, das mais variadas formas. Um exemplo disso são profissionais que foram colegas de classe e, futuramente, após formados, decidiram abrir um escritório ou consultório juntos, tornando-se sócios.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

4. Invista nas atividades acadêmicas

Você sabia que a experiência na universidade não precisa se resumir a participar das aulas e entregar as atividades que os professores solicitam, certo? Existem diversas alternativas extracurriculares que podem ampliar o seu conhecimento, agregar ao seu currículo e oferecer ótimos momentos.

Além disso, essa é uma maneira de conseguir cumprir o número de horas complementares requisitadas pelo curso, de uma maneira totalmente construtiva. Dentre as principais atividades acadêmicas, podemos citar:

  • programas de extensão;
  • atividades culturais;
  • palestras;
  • semanas do conhecimento;
  • feiras;
  • seminários;
  • mesas-redondas;
  • workshops;
  • simpósios;
  • cursos livres;
  • congressos.

5. Faça estágios

Dentro de uma universidade, é possível também ter acesso a diversos programas de estágio e a maiores oportunidades de ter contato com o mercado de trabalho. Isso é fundamental principalmente para os alunos que precisam complementar a renda ou que se sustentam por conta própria.

Além disso, existe o estágio obrigatório, que determinados cursos exigem para aumentar o conhecimento prático do aluno e prepará-lo para exercer devidamente as suas atividades depois de se formar. Nesse caso, pode ou não haver uma remuneração, há uma quantidade específica de horas para se cumprir e existe a supervisão de um professor do curso.

6. Curse matérias optativas

A universidade também dispõe uma lista de aulas que o aluno pode escolher fazer para completar a sua grade curricular. Elas são chamadas de matérias optativas e podem ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos úteis para a sua carreira. Por isso, procure saber quais são as disciplinas livres disponíveis em seu curso e escolha aquelas que têm mais a ver com os seus objetivos profissionais. 

7. Faça iniciação científica

Os projetos de iniciação científica são ótimas oportunidades para quem visa seguir a carreira acadêmica com a pós-graduação stricto sensu, compreendendo mestrado e doutorado. Com o auxílio de um professor orientador, os alunos podem realizar pesquisas e ter contato com laboratórios, escrita científica, entre outras competências.

Conhecidas também como ICs, essas pesquisas científicas podem contribuir muito para o desempenho acadêmico, incrementar o currículo (tanto vitae quanto o lattes) e garantir o cumprimento de horas complementares. Além disso, alguns projetos podem receber bolsas de fundações como a CAPES, CNPq e FAPESP.

8. Trace metas pessoais

Os semestres passados na universidade são um ótimo período para traçar alguns objetivos de vida. Primeiramente, é possível definir metas para melhorar o seu desempenho acadêmico, por meio dos planos de estudo, utilizando estratégias para aprender melhor e ter resultados satisfatórios nas provas e trabalhos.

Além disso, é o momento propício para fazer o seu planejamento de carreira. Assim, você pode traçar os seus objetivos profissionais, almejar cargos e definir estratégias e métricas para que essas metas sejam alcançadas em um determinado tempo.

Como você pôde perceber, saber como aproveitar a faculdade ao máximo envolve duas principais habilidades: proatividade e curiosidade. Desenvolvendo essas capacidades, é possível extrair todo o potencial desse momento de sua vida e criar pilares para uma carreira com muito mais sucesso.

Curtiu as dicas? Então, não deixe de seguir os nossos perfis nas redes sociais para conferir mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0