Como aprender um novo idioma: 7 dicas para começar

como aprender um novo idioma

Se você está se perguntando como aprender um novo idioma de um jeito definitivo, é porque sabe da importância de ter esse diferencial no currículo. Mais do que carreira, ter bom domínio de línguas como inglês e espanhol é interessante porque amplia suas possibilidades de fazer contatos, viajar, conhecer o mundo etc.

É claro que quem começa a estudar um idioma desde criança tem mais facilidade na aprendizagem. Mas isso não significa que jovens e adultos não possam aprender mesmo começando do zero. Basta encontrar o método certo para você e treinar dia após dia. Assim, num piscar de olhos, já terá aprendido muita coisa.

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas infalíveis para iniciar seus estudos e descobrir qual metodologia melhor se adapta ao seu perfil de aprendizagem. Continue a leitura e comece hoje mesmo a se preparar!

1. Faça um curso de idiomas

Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe como tirar máximo proveito de um curso de idiomas. Vai dizer que você não conhece alguém que fez vários cursos diferentes e não chegou a concluir nenhum? Talvez seja você mesmo essa pessoa. Isso acontece com certa frequência, pois nem sempre o aluno se adapta ao método praticado na escola de idiomas.

Por isso, antes de se matricular em um curso, é preciso saber quais são seus objetivos e quanto tempo você tem disponível para focar os estudos. Nesse sentido, aprender um idioma online pode ser muito proveitoso para quem tem uma jornada dupla (ou até mesmo tripla) de trabalho, estudo e afazeres domésticos.

Existem diversas instituições que oferecem cursos de idioma na modalidade EAD, em curta duração e com excelente custo-benefício. Você só precisa ficar atento ao histórico da instituição para ter certeza de que está se inscrevendo em um curso de qualidade e com material didático de excelência.

2. Tenha uma rotina de estudos

Quando se trata de como aprender um novo idioma, saiba que compensa muito mais estudar um pouquinho diariamente do que muitas horas seguidas em um único dia. Isso porque nosso cérebro não consegue se concentrar por períodos longos com a mesma eficiência, principalmente para aprender uma nova língua.

Então, crie uma rotina de estudos e defina horários para cumprir sua meta diária. Dessa forma, você não se sobrecarrega e ainda terá aquela sensação gostosa de dever cumprido no final do dia. Sem falar que o idioma ficará sempre fresco na sua memória, o que é crucial para a aprendizagem.

3. Utilize a internet a seu favor

A internet oferece um mundo de possibilidades para quem quer aprender novos idiomas. Há diversos canais no YouTube em que professores qualificados repassam os conteúdos com uma didática incrível. Sem falar nos sites especializados, que sempre dão uma força quando precisamos encontrar algo mais técnico para estudar online.

Além disso, na internet também dá para aprender por meio de jogos online, músicas, filmes, séries, entre outros conteúdos que ajudam você a estudar enquanto se diverte. Que tal traduzir aquela playlist favorita e aprender a pronunciar certinho as palavras para não fazer feio cantando? Esse é um ótimo exercício!

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

4. Conte com aplicativos de idiomas

Outra vantagem da tecnologia é poder aprender várias coisas com a ajuda de aplicativos. Existem muitos apps especializados no ensino de idiomas. Com certeza você vai se familiarizar com algum e colocar mais esse treino na sua rotina. Um exemplo bastante famoso é o Duolingo, disponível para Android e iOS.

O app reúne atividades personalizadas de acordo com seu nível de aprendizagem, de modo que você consiga aprender de uma forma mais leve. As lições são curtinhas e bastante focadas no vocabulário da língua. Se você errar alguma tarefa, o aplicativo corrige e ensina como melhorar.

O Duolingo funciona com um sistema de recompensas por moedas virtuais. Assim, conforme o usuário vai adquirindo pontuação por fluência, passa a ter acesso a tarefas cada vez mais complexas. Além de ser um método divertido, estimula o aprendizado constante.

5. Assista a filmes sem legenda

Quem está começando a estudar um novo idioma do zero precisará de um pouco mais de treino até conseguir assistir a filmes e séries sem legenda. Mas fique tranquilo, pois esse momento chegará. Comece treinando com os métodos mais simples e, dia após dia, vá ampliando seu vocabulário até se sentir seguro para retirar as legendas aos poucos.

Um bom exercício é assistir um episódio focando sua atenção em cada palavra, tentando descobrir o que é dito ou, pelo menos, o contexto da frase em questão. Anote suas dúvidas e, em seguida, repasse o conteúdo com a legenda para identificar o que você conseguiu compreender e quais construções demandam mais treino.

6. Diversifique os métodos de aprendizado

Isso tem tudo a ver com o que falamos no início do post sobre encontrar a metodologia de estudo certa para você. Cada pessoa aprende de um modo único; portanto, cada um tem seu tempo de aprendizagem. Não tenha pressa, apenas cuide para não ficar um longo período sem estudar, pois o estudo de idiomas demanda memória fresca.

Treine vários métodos até descobrir aquele que parecer mais prático. Tem gente que prefere estudar por repetição e em voz alta, pronunciando várias vezes a mesma palavra até assimilar bem a pronúncia. Há também quem goste de imaginar uma imagem correspondente àquela palavra ou expressão para não se esquecer dos significados.

7. Invista em um intercâmbio

Eis um dos métodos mais conhecidos para estudar uma nova língua: fazer um intercâmbio. De fato, estar inserido em outra cultura, ter contato com estrangeiros e poder praticar o idioma no dia a dia acelera a aprendizagem. No entanto, esse tipo de vivência requer um bom planejamento financeiro e disponibilidade de tempo.

Apesar de o custo-benefício valer a pena, não é fácil ter os recursos que um intercâmbio exige. Então, se você quer saber como aprender um novo idioma de uma forma mais simples, foque as outras dicas que listamos ao longo do post e, se possível, conte com um bom curso para direcionar seu processo de aprendizagem. Assim, você se tornará bilíngue antes mesmo do que imagina.

Nós podemos ajudar neste sonho. Conheça nossos cursos de idiomas e invista em uma formação de qualidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0