Comissão de formatura: o que é e por que vale a pena participar?

comissão de formatura

Estudantes começam a sonhar com a hora de segurar o tão sonhado diploma de curso superior antes mesmo de passarem no vestibular. A importância desse momento é tanta que as turmas de graduação costumam formar uma comissão de formatura para iniciar os preparativos desse evento com bastante antecedência e garantir que tudo saia como desejado.

Independentemente de você participar dessa comissão, é interessante entender o que ela é e como funciona. Afinal, a formatura é muito aguardada, e todos precisam saber como o grupo escolhido vai se organizar para encerrar a trajetória na universidade com chave de ouro.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para te ajudar a entender o que é uma comissão de formatura e quais são as suas responsabilidades, além de explicar por que vale a pena participar desse grupo, entre outros pontos sobre o tema. Acompanhe!

O que é a comissão de formatura?

Comissão de formatura é como chamamos o grupo de alunos que fica responsável por organizar todos os eventos relacionados à formatura, como a colação de grau, a festa e o culto ecumênico. A formação desse grupo é importante para que seja mais fácil fazer o planejamento, dividir as responsabilidades e acompanhar o progresso de cada etapa.

Isso significa que, em vez de ter dezenas de alunos participando da organização da formatura, apenas uma pequena parcela dos graduandos se envolve diretamente nesse processo. Ainda que a comissão precise levar as opiniões dos colegas em consideração, é esse grupo que toma as medidas necessárias para que a formatura aconteça do jeito que todos esperam.

Como a comissão de formatura é formada?

Para começar, o ideal é que a comissão de formatura seja formada com antecedência — pelo menos 2 a 3 anos antes da conclusão do curso. Assim, o grupo vai ter tempo de sobra para planejar e executar tudo com calma. Se a graduação tem 10 períodos, por exemplo, a turma pode começar a se organizar já a partir do quinto período.

A quantidade de membros da comissão é variável, mas geralmente deve ser algo em torno de 5 pessoas, podendo chegar a 10, quando o grupo de formandos for grande, como acontece quando várias turmas se juntam em um único evento de formatura. Caso haja um número maior de alunos interessados em participar, a turma deve fazer uma votação para escolher os candidatos.

Em seguida, o grupo define quem vai ocupar cada cargo na comissão de formatura. Veja quais são eles:

  • presidente: é quem convoca e coordena as reuniões da comissão, transmite as decisões aos demais formandos, negocia com fornecedores, autoriza ações e assina contratos, entre outras tarefas;
  • vice-presidente: auxilia o presidente em suas atividades, inclusive ao tomar decisões, e pode substituí-lo se for necessário;
  • tesoureiro: é responsável por cuidar das finanças da formatura;
  • secretário: é quem organiza a agenda da comissão e registra todas as decisões em um livro de atas;
  • promotor de eventos: é responsável por organizar eventos a fim de arrecadar fundos para ajudar a custear a formatura, como rifas, festas e vendas de brindes, entre outros.

Postos como o de tesoureiro e promotor de eventos também podem contar com mais de um membro para ajudar a dar conta de toda a responsabilidade. Com todos os integrantes da comissão definidos e os cargos distribuídos, o passo seguinte é formalizar a situação.

Isso é feito por meio da criação do estatuto da comissão de formatura, um documento formal em que se estabelecem quais são os objetivos e as ações que serão tomadas para atingi-los. Com esse documento, o grupo pode se registrar no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) como uma organização sem fins lucrativos e passar a atuar legalmente.

Vale a pena fazer parte da comissão de formatura?

A formatura certamente é um dos momentos mais marcantes e mais esperados da vida de quem escolhe se dedicar aos estudos. Nesse sentido, participar da comissão que vai organizar todo o evento é uma maneira de se envolver ainda mais com esse processo.

Além disso, essa é uma oportunidade única de fazer networking, já que é preciso ter contato com diversos profissionais e empresas, além de desenvolver habilidades como a gestão de conflitos e de tempo. A experiência como uma das pessoas à frente da comissão de formatura traz maturidade e senso de responsabilidade, o que ajuda a formar o perfil necessário para, posteriormente, se destacar no mercado de trabalho.

Quais são as responsabilidades dos membros da comissão?

Até aqui já deve ter dado para perceber que fazer parte da comissão de formatura é coisa séria. Esse grupo precisa cumprir uma série de obrigações, de modo que todas as etapas da preparação do evento sejam realizadas no tempo ideal.

A seguir, destacamos as principais responsabilidades dessa comissão:

  • arrecadar dinheiro dos formandos;
  • levantar fundos para complementar os custos da formatura;
  • organizar todos os recursos financeiros;
  • escolher o cerimonial;
  • negociar com empresas fornecedoras de produtos e serviços;
  • manter os formandos atualizados em relação a todas as decisões;
  • acompanhar todos os contratos de perto a fim de garantir que as empresas cumpram o combinado e tudo saia como planejado.

O que é preciso para participar da comissão?

Para que a comissão de formatura seja bem-sucedida, é importante que as pessoas que fazem parte dela sejam organizadas e comprometidas com suas obrigações. Além disso, devem ser capazes de estabelecer um diálogo com os formandos, já que estão à frente de algo que interessa a todos.

Outra característica significativa é a criatividade para solucionar problemas que podem surgir a qualquer momento, por mais que os membros da comissão tentem se antecipar a eles. Por fim, também é importante ter tempo para se dedicar à organização do evento, pois isso envolve reuniões da comissão, diversos contatos com empresas e fornecedores, entre outras atividades que exigem disponibilidade.

Depois de todas essas informações, só falta você decidir se gostaria ou não de participar da comissão de formatura da sua turma. De uma forma ou de outra, é importante ficar por dentro de todos os preparativos desse evento que certamente vai ficar na memória como um momento de celebrar o fim da jornada universitária e o início de uma nova fase como profissional recém-formado.

Então, gostou de saber mais sobre a comissão de formatura? Siga as nossas páginas no YouTube e no LinkedIn e confira mais conteúdos como este!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0