Citações para redação: como elas valorizam a nota?

citações para redação

Você sabe usar citações para redação? Adicionar informações referentes a livros, filmes, entre outros conteúdos, ajuda a agregar valor à sua nota e a deixar o seu texto ainda mais rico. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de utilizar esses recursos.

Ter um repertório sociocultural vasto é uma das competências analisadas pelas bancas corretoras de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, ainda que você apresente esse conhecimento, é importante utilizar estratégias na hora de citá-los em sua redação.

Quer ajuda para escrever uma excelente redação? Então, acompanhe este post e veja como aproveitar as citações para aumentar a sua nota e ter um bom desempenho no vestibular!

O que são as citações para redação?

As citações nada mais são que transcrições de frases ou ideias de outras pessoas. A maneira como você utiliza esse conteúdo no seu texto deve ser muito bem pensada, a fim de não cometer plágio. Você também precisa atingir um objetivo ao usar uma citação.

Afinal, de nada adianta fazer uma citação para demonstrar repertório sociocultural, se o assunto não tem nada a ver com o tema abordado em sua redação, não é mesmo? Por esse motivo, é preciso, antes de tudo, pensar no que você quer alcançar ao citar outros autores.

O ideal é que as citações sejam utilizadas para esclarecer algum exemplo apresentado no texto ou para servir como base do seu ponto de vista. Assim, é como se você estivesse educando o leitor e fazendo com que ele se sinta mais conectado à sua escrita.

Além disso, existe uma grande variedade de tipos de informações que você pode citar na redação, como:

  • falas de filmes;
  • trechos de livros;
  • documentários;
  • ideias de grandes personalidades;
  • versos de músicas ou poemas;
  • dados.

O importante é usar as citações de forma didática, persuasiva e, é claro, sem plágios. Por isso, é preciso dominar algumas técnicas de redação e treinar bastante para se preparar para o vestibular.

Quais tipos de citações podem ser usadas na redação?

Uma das principais dúvidas dos alunos com relação às citações para redação é como evitar plágio. Afinal, você está usando uma ideia de outra pessoa em seu texto. Saiba, desde já, que é possível fazer isso sem cometer um plágio e valorizando o autor original.

Para isso, é importante que você conheça as principais formas de fazer uma citação no texto. Confira!

Citações diretas

Uma citação direta acontece quando você transcreve, com as mesmas palavras, uma fala de outra pessoa. No entanto, para não configurar plágio, é preciso mencionar o autor, o local de publicação e, se possível, o ano.

Quer um exemplo? Ao citar uma música diretamente, como Aquarela, de Toquinho, você pode pegar um trecho e mencionar a fonte: “Vou, com ela, viajando Havaí, Pequim ou Istambul”, seguido de “(Toquinho. Aquarela. Álbum Aquarela, 1983)” ou apenas “(Toquinho, 1983)”, justamente assim, entre parênteses.

Além disso, existe outro ponto que você precisa prestar atenção: a sinalização gráfica. Ao fazer uma citação direta, lembre-se de usar aspas duplas (“ “), isso indica que o trecho citado é idêntico à fala ou trecho original.

Citações indiretas

As citações indiretas, por outro lado, são aquelas nas quais você explica o conteúdo, mas não utiliza as mesmas palavras do autor original. Então, isso significa que não precisa mencionar a fonte? Não.

Em todas as citações, sejam elas diretas ou indiretas, você precisa dizer quem teve a ideia original e o tipo de informação. Por exemplo, “na música Aquarela, de Toquinho, são citados vários lugares, como Havaí, Istambul e Pequim”.

Nesse tipo de citação, ao não usar as mesmas palavras do trecho original, não é necessário colocar a informação entre aspas.

Como a citação valoriza a redação?

Usar citações para redação parece complexo? Saiba que apostar nessa estratégia ajuda muito a expressar as suas ideias de maneira objetiva e a obter uma maior nota no texto.

Quando o aluno sabe que uma frase está relacionada com o argumento que deseja apresentar naquele parágrafo e que esse conteúdo pode ajudar a oferecer autoridade na escrita, a citação se torna extremamente valiosa. Só que, para isso, é importante cumprir os requisitos na hora de citar a ideia, como oferecer a fonte e decidir se deseja fazer isso de forma direta ou indireta.

Como utilizar a citação para redação?

Agora que você já sabe o que são as citações para a redação, como fazê-las e por que elas são importantes, que tal ver algumas dicas para aplicar todo esse conhecimento?

A seguir, vamos mostrar algumas estratégias fundamentais para aproveitar as citações. Veja!

Pense no tema da redação

Lembre-se de que é necessário que a citação esteja relacionada com o assunto do texto. Desse modo, ao ler o tema da redação, faça uma lista de filmes, músicas, livros e demais conteúdos que vieram à sua mente.

Depois disso, comece a pensar na estrutura de sua redação:

  • o que você pretende falar na introdução;
  • quais são os argumentos;
  • como será feita a conclusão.

A partir disso, é possível criar estratégias para saber em qual parágrafo utilizar a citação. No entanto, lembre-se de que na conclusão é interessante não apresentar novos conteúdos. Sendo assim, caso queira fazer uma citação no fim do texto, experimente apresentar a ideia já na introdução, e apenas resgate-a no último parágrafo.

Fuja do senso comum

Sabe aquelas frases que estão sempre na ponta da língua das pessoas? É interessante evitá-las em sua redação. Ditados, como “Deus ajuda quem cedo madruga” ou conteúdos citados várias vezes caem no senso comum e fazem com que a citação não seja tão valorizada.

O mesmo vale para citações referentes aos textos de apoio da redação. Fazer referência aos conteúdos apresentados na prova não faz com que a banca de correção identifique o seu repertório sociocultural, nem agrega valor à redação.

Gostou de saber mais sobre as citações para redação? Agora é hora de começar a aproveitar esses recursos. Estude por conta própria, organize o seu cronograma, leia mais, aprenda novas técnicas e treine muito a escrita. Assim, no dia da prova, você terá tudo o que precisa para ter uma boa nota.

Quer ver mais dicas de redação? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book repleto de informações que vão ajudar você a construir ótimos textos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0