Conheça as Ciências Sociais Aplicadas e os 4 principais cursos da área

ciências sociais aplicadas

Você é daquelas pessoas que acham que as áreas do conhecimento são divididas entre Exatas, Humanas e Biológicas? Pois saiba que, na verdade, elas são classificadas em 8 eixos, de acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e as Ciências Sociais Aplicadas são um desses.

Essa área do conhecimento é bastante interdisciplinar, podendo mesclar conteúdos de diversos outros campos, como Exatas e Humanas. No entanto, a ideia central de todos os cursos que abrangem as Ciências Sociais Aplicadas é contribuir significativamente para a melhoria da sociedade.

Quer entender o que isso significa? Então, acompanhe este post e saiba quais são os 4 principais cursos dessa área!

O que são as Ciências Sociais Aplicadas?

Se você sempre teve aquela vontade de fazer mais pela sociedade e de ajudar as pessoas, esse pode ser o melhor caminho para a sua realização. As Ciências Sociais Aplicadas nada mais são que um conjunto de cursos que visam integrar eixos do conhecimento para compreender as necessidades sociais, as implicações de se viver em grupo e as relações humanas no geral.

Para seguir nessa área, é fundamental levar em consideração a importância da leitura e do comprometimento, não apenas durante a formação, mas também na prática do trabalho. Afinal, compreender as interações dos indivíduos e as suas consequências não é uma tarefa fácil.

As principais diferenças entre as Ciências Sociais Aplicadas e as Ciências Humanas?

Você deve estar se perguntando: o que difere as Ciências Sociais Aplicadas das Ciências Humanas? Esse é um bom questionamento. Muitas pessoas confundem essas duas áreas, pois, em alguns pontos, elas convergem.

No entanto, as Ciências Humanas têm os seus estudos focados nas histórias, nas crenças, nas culturas e nos hábitos dos seres humanos. Não é à toa que os cursos tradicionais dessa área são Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia e afins.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Já as Ciências Sociais estudam os interesses e necessidades dos seres humanos na sociedade. Na prática, o seu foco é o todo, enquanto as Ciências Humanas dão atenção às partes.

Quais são os 4 principais cursos das Ciências Sociais Aplicadas?

Agora que você sabe identificar as Ciências Sociais Aplicadas, chegou a hora de saber quais são as graduações que estão associadas a essa área do conhecimento, não é mesmo? A seguir, confira 4 cursos superiores em alta desse campo!

1. Administração

A Administração tem um papel essencial em toda instituição. É ela que cuida de toda organização para que os processos de uma empresa ou organização funcionem integralmente. Por isso, nesse curso, o aluno tem contato com disciplinas como:

  • Administração Pública;
  • Recursos Humanos;
  • Administração Financeira;
  • Gestão de Marketing;
  • Logística.

2. Comunicação

A Comunicação é um dos principais fatores que faz com que nós, seres humanos, sejamos sociais. Por isso, são estudados meios de compartilhar e transmitir informações, como o Jornalismo, Marketing, Relações Públicas, Comunicação Visual, Rádio e Televisão, entre outros.

3. Direito

Direito é a área responsável por cuidar da aplicação e cumprimento de normas que visam a harmonia social. Ou seja, é a ciência que estuda as leis, de acordo com a Constituição Federal, a fim de que todos os direitos e deveres das pessoas sejam cumpridos no âmbito civil, trabalhista, comercial, previdenciário, entre outros.

4. Serviço Social

Já o curso de Serviço Social estuda a dinâmica social, tal como os problemas enfrentados na coletividade. Para isso, analisa soluções para oferecer melhores condições de vida à população menos favorecida, medidas para reduzir desigualdades e meios de garantir os Direitos Humanos a todos.

Como você pôde ver, as Ciências Sociais Aplicadas são uma ampla área do conhecimento, que abrangem cursos e profissões fundamentais para o funcionamento da sociedade como um todo.

O que achou deste post? Gostou? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre esse assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0