Ciências Biológicas: saiba por que esse é o curso ideal para você!

Ao terminar os estudos no Ensino Médio, chega o tão aguardado momento de definir o seu futuro, começando pela escolha da sua carreira. Porém, são tantas opções disponíveis, que é normal o futuro universitário ficar em dúvida sobre seguir a área da Saúde, de Biológicas, de Exatas ou de Humanas.

Se você gosta de ciências e teve um bom aproveitamento em Biologia no Enem, o curso de Ciências Biológicas pode ser o ideal para o seu perfil acadêmico. Afinal, o futuro biólogo estudará todas as formas de vida e as suas evoluções, assim como o funcionamento dos organismos, o meio ambiente e muito mais.

Para despertar ainda mais o seu interesse sobre a carreira em Ciências Biológicas, neste post, vamos apresentar a você como é o curso, quais são as diferenças entre a licenciatura e o bacharelado, quais são as áreas de atuação do profissional e como está o mercado de trabalho. Continue a leitura e acompanhe!

Como é o curso de Ciências Biológicas?

O curso de graduação em Ciências Biológicas estuda os seres vivos e os seus processos evolutivos, assim como o meio ambiente e a integração entre ambos. Por conta disso, é uma área ideal para quem gosta de fazer pesquisas e aprecia o contato com a natureza.

As aulas contam com dinâmicas em laboratórios e visitas técnicas, além de viagens para a observação da fauna e da flora locais. Para se formar, além do desempenho no decorrer dos anos letivos, o estudante precisa realizar o estágio obrigatório.

Os cursos costumam ter duração entre 3 e 4 anos, dividindo-se entre licenciatura e bacharelado. Há ofertas tanto em universidades públicas como em particulares, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

A grade curricular varia de acordo com a instituição de ensino. Porém, entre as matérias comuns à maioria delas estão:

  • Anatomia;
  • Bioquímica;
  • Citologia;
  • Ecologia;
  • Evolução;
  • Genética;
  • Impacto Ambiental;
  • Zoologia.

Qual é a diferença entre a licenciatura e o bacharelado?

O biólogo formado em licenciatura poderá dar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, além de poder trabalhar na Secretaria da Educação. Por conta disso, além das matérias vistas no bacharelado, a grade curricular também conta com disciplinas ligadas à prática do ensino, como Metodologia, Psicologia da Educação e Legislação Educacional.

Já o profissional formado como bacharel poderá atuar com pesquisas — tanto acadêmicas como para a iniciativa privada —, assim como na preservação de ecossistemas e da biodiversidade. Dessa forma, o currículo é voltado para atividades em laboratório e pesquisas de campo.

Quais são as áreas de atuação para o profissional formado neste curso?

Após a graduação, o biólogo poderá escolher entre uma vasta gama de profissões na área de Ciências Biológicas. A seguir, explicaremos melhor as principais delas. Acompanhe!

Biomedicina

A Biomedicina é voltada para o estudo da biologia humana. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o biomédico poderá trabalhar em mais de 30 áreas diferentes, desde o desenvolvimento de remédios e vacinas até as pesquisas e análises clínicas.

Dessa forma, esse profissional atuará no diagnóstico das nossas principais doenças, assim como na busca pelas suas causas e tratamentos.

Biotecnologia

A área de Biotecnologia é multidisciplinar, utilizando a Química e a Biologia para resolver problemas ambientais e de saúde. O profissional poderá trabalhar:

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert
  • Em laboratórios, criando medicamentos ou produtos para a indústria;
  • Na pesquisa com micro-organismos, para identificar as doenças que eles podem causar ou os seus usos na indústria de alimentos;
  • Na prevenção da contaminação de solo e água, causada por indústrias farmacêuticas e alimentícias.

Ensino

Com a formação em licenciatura, o biólogo poderá dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio. Caso ele tenha um diploma de pós-graduação, também será possível lecionar em cursos do Ensino Superior.

Porém, esse profissional não precisa ficar preso à docência: ainda há espaço para atuar em museus e no desenvolvimento de projetos educativos para auxiliar o professor em sala de aula.

Zoologia e Zootecnia

Enquanto a Zootecnia estuda a cadeia produtiva — da criação de rebanhos à fabricação de produtos —, a Zoologia pesquisa as características de todos os animais e suas relações com o ambiente.

O zoólogo poderá trabalhar em laboratório, fazendo um levantamento dos animais e identificando espécies ainda desconhecidas, ou no zoológico, estudando as condições desses seres em cativeiro e determinando os cuidados necessários com cada um.

Biologia molecular

A Biologia molecular estuda as relações celulares envolvidas tanto na síntese de proteínas como na duplicação do material genético. Dessa forma, o profissional especializado poderá trabalhar em clínicas e laboratórios.

Consultoria ambiental

O consultor ambiental costuma trabalhar como autônomo, prestando serviços diretamente para as empresas em áreas que envolvem agressões à fauna local.

Esse profissional deverá determinar se as atividades da organização estão de acordo com as legislações ambientais e prever os seus impactos no ambiente, procurando evitá-los.

Como está o mercado de trabalho para o biólogo?

Como vimos, o mercado de trabalho para esse profissional apresenta uma vasta gama de opções. Afinal, por conta da preocupação com o meio ambiente, o biólogo participa de forma efetiva de diversas áreas, como Saúde e Agronomia, elaborando relatórios sobre o impacto ambiental causado por tais empresas.

Além dessa área, os mercados de Genética, Biologia molecular e Biorremediação — a utilização de micro-organismos para a limpeza de ambientes poluídos — também estão bem aquecidos.

Por fim, a procura de licenciados está em alta devido a uma carência de professores. Dessa forma, até mesmo bacharéis estão cursando também a licenciatura para aumentarem as suas possibilidades de colocação no mercado.

Por estudar os seres vivos, seus organismos e a sua relação com o ambiente, as Ciências Biológicas se tornaram uma carreira extremamente importante para o nosso futuro, uma vez que vivemos problemas como a poluição, o desmatamento e a falta de recursos e alimentos para a população.

Por isso, a Biologia oferece um vasto mercado para o graduado explorar — seja ele bacharel, seja ele licenciado. Assim, escolha a opção que melhor atenda às suas preferências e expectativas para a sua vida profissional e comece os seus estudos!

Se você gostou de aprender sobre as diversas possibilidades que as Ciências Biológicas podem abrir para o seu futuro, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a dar esse passo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0