Ciência da Computação ou Sistemas de Informação: qual curso fazer?

Após concluir o Ensino Médio, chega o momento de definir o seu percurso na educação superior. Uma das maiores dúvidas de todo estudante nessa etapa é encontrar uma graduação que o agrade e garanta um futuro promissor. Nesse cenário, os amantes de tecnologia podem ter dificuldade para escolher entre os cursos de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.

Ambas as alternativas oferecem ótimas opções de trabalho. Afinal, com o uso cada vez maior da tecnologia em nossas vidas – seja na forma de gadgets, seja como sistemas operacionais, há uma demanda crescente por esses profissionais em um mercado constantemente aquecido.

Pensando nisso, neste post, vamos apresentar os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação e mostrar quais são as diferenças entre eles. Assim, você poderá definir o seu futuro profissional de forma acertada. Continue a leitura e confira!

Quais são as características do curso de Ciência da Computação?

A graduação em Ciência da Computação estuda o desenvolvimento de sistemas, as técnicas e os métodos de automatização de procedimentos e também a elaboração de soluções com base no processamento digital.

Por conta disso, o curso é focado no aprendizado de programação, sistemas, bancos de dados e redes, entre outras matérias. Para que o aluno consiga acompanhar as aulas e se destacar nos estudos, é esperado que ele tenha domínio em Matemática e Computação, assim como um bom conhecimento de inglês.

Como é o mercado de trabalho para o bacharel em Ciência da Computação?

Terminada a universidade, o graduado poderá atuar na criação de softwares, no marketing e no desenvolvimento de soluções voltadas aos clientes – quer seja um indivíduo, quer seja uma empresa. Veja algumas possibilidades a seguir:

  • desenvolvimento – jogos, softwares e aplicativos mobile;
  • banco de dados – organização, classificação e indexação de informações;
  • marketing – divulgação e venda de softwares e hardwares;
  • suporte ao usuário – tanto durante a compra quanto na manutenção de sistemas.

Quais são as características do curso de Sistemas de Informação?

O foco do curso de Sistemas de Informação é preparar o estudante para que ele possa planejar e desenvolver sistemas de informação e automação. Dessa forma, o aprendizado tende a ser mais voltado para a solução de problemas e de necessidades tecnológicas.

Quem tiver interesse na carreira poderá optar tanto pela graduação de 4 anos, como pelo curso técnico, de 2 anos. Ambos têm o objetivo de formar profissionais para trabalhar na área de Tecnologia da Informação.

A metodologia do curso é focada em matérias das áreas de Ciência da Computação e Matemática, além de Administração. Novamente, é importante que o estudante tenha domínio da língua inglesa.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Sistemas de Informação?

Com um mercado sempre aquecido e em constante expansão, devido à presença de sistemas informatizados em qualquer tipo de empresa, o profissional formado em Sistemas de Informação poderá trabalhar em uma vasta gama de segmentos da área, como:

  • administração de redes;
  • análise de sistemas e softwares;
  • gestão de banco de dados e de projetos de TI;
  • consultoria.

Como escolher o curso ideal para você?

Como vimos, a principal diferença entre as duas carreiras é que, enquanto a Ciência da Computação foca no software, o curso de Sistemas de Informação foca na gestão de projetos, processos e pessoas, ou seja, nos sistemas que controlam os negócios de uma empresa.

Os amantes de tecnologia têm uma vasta gama de cursos técnicos e de graduação para seguir uma carreira nessa área. Portanto, se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção de curso, é fundamental definir quais são as suas metas profissionais e optar por aquele que o ajude a alcançá-las de forma plena.

Ainda não sabe se vai escolher Ciência da Computação ou Sistemas de Informação? Então, confira o nosso e-book “Informática e Tecnologia entre as profissões mais promissoras” e defina o seu futuro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.