Qual a importância da pós-graduação na carreira profissional?

carreira profissional

Conseguir se destacar entre os concorrentes é imprescindível quando o objetivo é garantir um bom espaço no mercado de trabalho e alavancar a carreira profissional. Com as vagas cada vez mais disputadas, quem não quer ficar para trás precisa sair da zona de conforto e encontrar estratégias para se diferenciar e chamar a atenção das empresas.

Nesse sentido, fazer uma pós-graduação continua a ser uma ideia interessante. Esse tipo de formação é capaz de alçar o profissional a um novo nível, ajudando a abrir portas no mercado e impulsionando a carreira. Os benefícios proporcionados são vários e fazem bastante diferença na vida profissional.

Por esse motivo, preparamos este post para detalhar melhor por que vale a pena se dedicar a uma pós-graduação, entre outras informações relevantes sobre o tema. Acompanhe!

Como funciona uma pós-graduação?

As pós-graduações são cursos de nível superior que podem ser feitos por pessoas que já terminaram a faculdade e desejam adquirir conhecimentos ainda mais específicos para seguir uma carreira profissional. Diferentemente das graduações, que abordam de modo generalista os vários temas dentro do campo de estudo escolhido, uma pós-graduação foca um determinado tema com mais profundidade.

Existem alguns tipos de pós-graduação, os quais funcionam de formas distintas. Os cursos lato sensu são as especializações e os MBAs (Master in Business Administration), especializações voltadas para a área de administração e negócios. Sua carga horária mínima é de 360 horas e você recebe um certificado ao terminar o curso.

Já os cursos stricto sensu são os mestrados e os doutorados. Os mestrados normalmente duram 2 anos e você precisa desenvolver uma dissertação, ao final do curso, para obter o diploma. Os programas de doutorado se estendem por cerca de 4 anos e é necessário desenvolver uma tese para concluir a formação.

Por que é importante para a carreira profissional?

Entender por que uma pós-graduação faz tanta diferença na vida profissional é fundamental para você não perder a oportunidade de alavancar a sua carreira. Por isso, destacamos os principais motivos para apostar nesse tipo de curso.

Dá acesso a oportunidades melhores

Diante da alta exigência do mercado de trabalho por qualificação, as oportunidades de emprego mais vantajosas ficam restritas a quem tem melhor formação. Para ter condições de competir pelas melhores vagas e, consequentemente, pelos salários mais altos, é essencial investir em sua própria formação, por meio de cursos como os de pós-graduação.

Oferece um diferencial competitivo

Mesmo quando a pessoa já está relativamente estabelecida na carreira profissional, a pós-graduação é uma maneira de continuar valorizando o currículo e não ficar para trás. Quando surge uma chance de promoção na empresa, por exemplo, a pós é um diferencial competitivo interessante.

Para quem tem o objetivo de passar em concurso público e conquistar uma maior estabilidade, ter feito cursos de pós-graduação também ajuda a ficar à frente dos concorrentes na prova de títulos. Com isso, você fica mais perto de garantir um bom cargo público.

Possibilita um bom networking

Frequentar uma pós-graduação permite que você conheça profissionais do seu ramo que também se preocupam em investir na carreira profissional. Esse ambiente é ideal para expandir a sua rede de contatos — uma prática conhecida como networking —, o que é importante para abrir portas no mercado de trabalho e até para formar parcerias de negócios.

Ajuda a direcionar a carreira

Fazer uma pós-graduação é importante, ainda, para dar um direcionamento específico à carreira profissional. Você pode escolher uma especialização que aborda um tema voltado para a área de atuação que tem mais interesse em atuar e, assim, obter uma preparação aprofundada.

Quem fez graduação em Direito, por exemplo, estudou um pouco sobre cada uma das diversas áreas em que é possível atuar. Para adquirir um conhecimento mais especializado em um desses ramos, o ideal é fazer cursos de pós-graduação que foquem a área de atuação escolhida.

Facilita a transição de carreira

Esses cursos também são uma boa opção quando a intenção é mudar de carreira profissional: é o caso de muitas pessoas que não se identificam mais com o curso de graduação escolhido ou com o ramo em que já atuam. A pós-graduação dá a formação necessária para buscar oportunidades em outra área de atuação no mercado de trabalho.

Traz aprimoramento profissional

Os cursos de pós-graduação são constantemente atualizados de acordo com as novas descobertas e tendências do seu campo de estudo. Por isso, eles fazem com que você aprimore os seus conhecimentos e não se limite somente ao que aprendeu na época da faculdade. Para quem não quer ficar para trás, esse é um tipo de formação que não pode faltar.

Qual é o momento certo para fazer uma pós-graduação?

Para fazer uma pós-graduação, a principal exigência é ter um diploma de curso superior. Você pode começar a escolher a sua pós ainda durante a faculdade, a fim de dar início a ela logo que concluir a graduação e tiver o diploma em mãos. Quanto antes você investir mais em sua formação, melhor será para sua carreira profissional.

O mesmo vale para quem já se formou há algum tempo e quer crescer na profissão. Não existe apenas um momento adequado para fazer uma pós-graduação, porque adquirir mais conhecimentos e capacitação sempre traz impactos positivos na carreira. Desse modo, esse curso é bem-vindo em todas as fases da sua jornada.

Em relação à escolha do curso, isso depende dos seus objetivos. As pós-graduações stricto sensu são ideais para quem quer seguir a carreira acadêmica, enquanto os cursos lato sensu aprimoram os profissionais para as diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Logo, a decisão deve ser baseada no que você almeja para a sua carreira profissional. Escolha o tipo de pós-graduação, um curso que aborde um tema do seu interesse e se certifique de selecionar uma boa instituição de ensino para ter certeza de que vai obter uma formação de qualidade e todo o suporte necessário ao longo do aprendizado.

Então, conseguimos explicar por que a pós-graduação é importante para o seu futuro? Comente o que você achou das informações deste post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0