Carreira em Y: entenda o que é e como traçar o seu melhor caminho!

carreira em y
Powered by Rock Convert

Fazer a gestão de carreira significa se planejar para alcançar cada vez mais sucesso profissional. Mas sabia que isso não significa necessariamente ocupar cargos cada vez mais altos dentro de uma hierarquia? Afinal, nem todo mundo gosta ou leva jeito para liderar. Nesses casos, a carreira em Y é a melhor opção.

Trata-se de um modelo que não segue um crescimento unicamente vertical. Assim, você pode crescer na sua carreira e alcançar cada vez mais reconhecimento, sem que para isso precise se tornar gerente ou assumir a diretoria de um setor, por exemplo. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

O que é a carreira em Y?

O conceito de carreira em Y se baseia justamente no formato dessa letra do alfabeto. Se você observar, verá que há uma linha vertical que, em determinado momento, se abre em dois caminhos diferentes. São eles:

  1. cargos de gerência (generalistas);
  2. cargos técnicos (como especialista).

A carreira em Y é muito interessante para pessoas que não têm interesse em liderar equipes. Ela oferece a opção de continuar crescendo — em termos de salário e prestígio — sem que para isso você precise deixar de atuar na sua área de formação técnica.

Afinal, com o mercado cada vez mais especializado, os profissionais altamente capacitados em determinada área são muito valorizados. Eles podem assumir cargos de consultores ou permanecer na mesma função, porém recebendo o reconhecimento pela sua expertise.

Como avançar na carreira em Y?

Se você se interessou por essa possibilidade, anote aí a palavra-chave: conhecimento. O grande diferencial de um profissional que opta por se tornar referência em sua área técnica, em vez de buscar cargos de liderança, é que ele é — e quer ser cada vez mais — um profundo conhecedor de sua área de formação.

Por isso, anote aí algumas dicas para avançar na carreira em Y!

Powered by Rock Convert

Invista continuamente no seu aprendizado

O passo fundamental para ter a possibilidade de seguir o caminho de especialista é bastante óbvio: tornar-se um. Para isso, conte com a pós-graduação, cursos de extensão, produza artigos e livros, marque presença em eventos da sua área — enfim, continue a investir na sua formação.

Tenha espírito inovador e criatividade

Além de muito conhecimento técnico, é interessante desenvolver um espírito inovador e a criatividade. Essas duas características estão entre as habilidades mais interessantes para esse modelo de carreira. Afinal, para garantir que você seja insubstituível em sua área técnica, deve agregar diferenciais a ela.

Foque a resolução de problemas

Ainda temos uma cultura bastante hierárquica no mundo do trabalho. Assim, um dos desafios da carreira em Y pode ser a divisão de poder e a autonomia do especialista que, embora não assuma um cargo de gerência, é tão reconhecido na empresa quanto um líder.

Por isso, é fundamental trabalhar a capacidade de comunicação no trabalho e a resolução de problemas. Tanto um especialista deve entender que as decisões de um gestor partem de uma visão ampla do negócio, quanto o segundo deve saber respeitar a autonomia e o conhecimento técnico do primeiro.

Como escolher o melhor caminho de carreira?

Para escolher o melhor caminho, vale a pena refletir sobre o que significa a realização profissional. Esse é um conceito bastante subjetivo e pode ser decisivo no seu planejamento de carreira. Se, para você, ser um profissional bem-sucedido significa assumir os cargos mais altos de uma empresa, o melhor caminho é o gerencial.

Por outro lado, se você acredita que a realização tem mais a ver com a construção de autoridade ou reputação em determinada área, o caminho de especialista talvez seja melhor. Além disso, pratique o autoconhecimento para identificar seus pontos fortes e fracos e como eles se adéquam a cada possibilidade de carreira.

Como você viu, o modelo de carreira em Y é uma resposta às tendências do mercado. São cada vez mais valorizadas as dinâmicas de trabalho mais descentralizadas e horizontais. Essa é uma excelente opção para quem não se vê gerenciando um setor, mas sim deseja ter reconhecimento na sua área de formação.

E aí, gostou desse modelo de carreira? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também o conheçam!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0