Conheça 5 canais para estudar Física

canais para estudar física

O Enem e os vestibulares abordam diversas áreas do conhecimento, o que exige um cronograma completo para revisar temas das Exatas, Humanas ou Biológicas. Se você está explorando a ciência dedicada aos fenômenos naturais, saiba que existem vários canais para estudar Física no YouTube.

Os vídeos são atrativos pelo fato de combinarem recursos de fala e imagens que ajudam na compreensão dos conteúdos. Tem desde produções com foco em teorias e conceitos até peças detalhadas sobre o campo da Astronomia. O importante é variar as fontes e aproveitar cada referência ao máximo.

Que tal dar início a essa consulta? Veja 5 sugestões que preparamos para você!

1. Física Total

Conduzido pelo professor Ivys Urquiza, esse canal surgiu a partir de um projeto de blog voltado à matéria. Em Física Total, você vai encontrar explicações sucintas em gravações curtas, que têm em torno de 5 a 10 minutos. É uma grande vantagem para quem não tem tanto tempo de sobra na rotina.

Outro diferencial está na frequência de publicação, já que há vídeos novos todos os dias. Isso garante acesso constante aos assuntos que você precisa entender e manter na ponta da língua. O autor também está sempre disposto a responder dúvidas deixadas nos comentários.

2. Minuto da Física

Bastante procurado por quem se prepara para concurso, Enem ou vestibular, esse é um canal que aborda os assuntos de forma rápida e divertida. Todo o conteúdo é criado por Henry Reich e depois traduzido por uma equipe de profissionais, composta por Lucas Mitre, Vini Marangon e Gui Ximenes.

O Minuto da Física chama a atenção por conta das produções impecáveis, que combinam desenhos e falas didáticas para demonstrar fenômenos, reações e outros processos que acontecem no mundo. E para ajudar na fixação das informações, os produtores costumam passar exercícios para a audiência resolver.

3. Ciência Todo Dia

Nas palavras do idealizador, Pedro Loos, esse é um espaço voltado à discussão de temas que podem ser abordados no cotidiano, de modo a manter o cérebro sempre ativo. Ciência Todo Dia tem tanta qualidade que já superou os 3 milhões de inscritos, sendo considerado um dos principais canais para estudar Física.

O diferencial está justamente na apresentação de questões que podem ser associadas ao dia a dia, o que mantém os telespectadores com a sensação de que uma matéria tão complexa ficou mais fácil. O autor traz curiosidades, faz perguntas, propõe desafios e mistura uma série de assuntos de forma leve.

4. Física 2.0

Davi Oliveira é o nome por trás do canal e se dedica a expor as principais questões da Física. Como muitos profissionais que crescem na plataforma, ele também se preocupa em transmitir o conhecimento de maneira simples e objetiva, sempre apostando na interação com o público.

Sua excelente didática resulta dos mais de 16 anos de experiência com o ensino em escolas públicas, particulares e cursinhos preparatórios. Você vai se surpreender com a variedade de aulas, simulados e conceitos presentes nas intermináveis playlists do Física 2.0.

5. Física e Afins

O nome já entrega que se trata de um canal que mistura conteúdos da Física e muitas curiosidades, certo? Você vai se deparar com tópicos sobre mistérios do universo, funcionamento de remédios, debates de paranormalidade, métodos de estudo e até mitos relacionados a pseudociências.

Física e Afins pertence à Gabriela Bailas, PhD em Física Teórica de Partículas que, atualmente, faz especialização em Neurociência e Comportamento. Como boa pesquisadora e professora, ela dedica boa parte de seu tempo na disseminação de informações sobre ciência.

Agora você tem muitas opções de canais para estudar Física e gravar a matéria de vez. Enquanto assiste aos vídeos, procure utilizar diferentes métodos de revisão e registro dos dados — resumos à mão, acrônimos, autoexplicação — para memorizar o conteúdo com mais facilidade.

Gostou da possibilidade de aprender pelas redes sociais? Siga também os nossos perfis no YouTube e no LinkedIn para manter seus conhecimentos atualizados!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0