O dia a dia do calouro: veja como se adaptar ao primeiro ano de faculdade!

calouro

Cada fase da vida tem suas maravilhas e desafios. Se você vai começar a faculdade, sabe que o termo calouro vai acompanhar seu dia a dia por um bom tempo. Ele serve para caracterizar o estudante novato, ou seja, aquele aluno que acabou de entrar na instituição de ensino.

Fazem parte desse grupo todos os integrantes das turmas do primeiro semestre. E o que eles mais têm em comum é um sentimento de ansiedade frente ao novo universo do qual farão parte. Apesar de normal, essa percepção pode ser amenizada com algumas práticas simples.

Quer ver como fazer isso e se adaptar mais rápido ao início da graduação? Temos dicas que podem ajudar!

Explore o ambiente ao máximo

Nada melhor que começar com um passeio descontraído pelos espaços da instituição. O objetivo é identificar as áreas mais importantes do campus e, principalmente, as instalações que fazem parte do seu curso — salas de aula e dos professores, laboratórios, biblioteca, entre outros pontos.

Ser calouro exige uma boa pitada de curiosidade, tanto em relação à rotina dos acadêmicos quanto aos assuntos da faculdade. Então, vale a pena exercitá-la assim que chegar ao ambiente institucional. Pode ter certeza de que sua rotina ficará mais fácil após explorar cada canto, já que você não terá dificuldade em encontrar o que precisa.

Socialize com diferentes grupos

Conquistar o nosso espaço em determinado local é importante porque traz propósito e motivação para enfrentar diferentes obstáculos.

O problema é que muita gente tem receio de interagir com desconhecidos. Para driblar isso, é crucial lembrar que todo estudante já passou pela fase de calouro e, portanto, teve que lidar com o próprio medo ou vergonha. Logo, se há gente no último período é porque houve superação.

Uma boa tática é começar com perguntas sobre o curso, a instituição e a rotina dos alunos. Seja cordial e faça questionamentos simples a diferentes grupos. Aos poucos, com o avanço das conversas, você ficará mais à vontade para trocar ideias e reforçar a conexão com os demais.

Esse esforço inicial é necessário para estabelecer relações duradouras com estudantes da mesma turma e até de outros períodos. Além de gerar sensação de pertencimento, o cultivo da amizade fará com que você tenha uma base de apoio para conviver no campus e até para estudar.

Seja um calouro disciplinado

Uma das grandes vantagens do Ensino Superior em relação às fases anteriores da educação está na liberdade para fazer sua própria rotina. Ainda que precise cumprir horários e realizar avaliações, o poder de organizar a própria agenda fica em suas mãos.

Isso pode deixar de ser vantajoso se o aluno não tiver disciplina suficiente para dar conta de todas as suas obrigações. Assim, a dica é exercitar a autonomia sem ignorar suas responsabilidades. Sem uma dedicação constante, você terá dificuldade para manter a produtividade nos estudos.

O ideal é dar seu máximo nas aulas e ter um bom descanso ou realizar uma atividade de lazer a cada tarefa finalizada. Com uma rotina equilibrada, você valoriza o próprio esforço e tem um estímulo a mais para seguir aprendendo. De quebra, cria bons hábitos e consegue manter esse ritmo em todos os semestres.

Fique de olho nas oportunidades

Por falar em comportamento curioso, saiba que você só tem a ganhar com a variação das atividades acadêmicas. Lembre-se de que o conhecimento não precisa se limitar às disciplinas da grade curricular, já que muitas instituições oferecem matérias optativas que podem complementar seus saberes.

Outras formas de expandir o olhar sobre determinada área ou temática é participar de eventos, palestras, programas de iniciação científica, estágios, projetos de extensão e grupos de estudo. Inclusive, muitas dessas oportunidades trazem soluções para você gerir sua carreira conforme os objetivos profissionais.

A rotina de calouro é um meio de preparo para você se destacar como aluno e construir uma carreira de sucesso. Afinal, demanda muita troca de experiências, habilidade de comunicação e interesse constante por tudo o que possa enriquecer o seu perfil.

E aí? Curtiu as dicas deste post? Compartilhe-o nas redes sociais para ajudar outros estudantes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0