Bolsa pelo Enem: 4 dicas para conseguir

bolsa pelo enem

Conforme se aproxima o momento de ingressar em um curso superior, uma das preocupações de muitos estudantes têm a ver com o valor das mensalidades da graduação em uma boa instituição de ensino. Para resolver essa questão, uma solução interessante é tentar conseguir uma bolsa pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Isso porque o seu desempenho nessa prova também pode ser usado em processos seletivos que concedem bolsas integrais e parciais em faculdades particulares. Assim, vale a pena se informar sobre como se preparar para conseguir esse tipo de benefício.

A seguir, listamos 4 dicas para ajudar você a ter acesso a uma bolsa pelo Enem. Confira!

1. Conheça os programas de acesso ao ensino superior

Para começar a sua preparação, é importante conhecer os programas que utilizam a nota do Enem como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo. Nesse sentido, saiba que o Prouni (Programa Universidade Para Todos) é o programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.

Por falar em programas do governo, vale lembrar que o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) oferece vagas em instituições de ensino públicas, enquanto o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) serve para financiar as mensalidades em faculdades privadas. A nota do Enem também é pré-requisito para ambos, mas eles não concedem bolsas de estudo. Por isso, é fundamental não confundir.

Desse modo, as opções para conseguir uma bolsa pelo Enem são o Prouni e os programas de ofertas de bolsas das próprias instituições particulares. O ideal, então, é você pesquisar as regras de cada processo seletivo e seguir o passo a passo, sempre observando os prazos de inscrição.

2. Calcule a renda familiar mensal per capita

Um fator que os processos seletivos de bolsas de estudo levam em conta é a renda familiar do estudante. No Prouni, por exemplo, as bolsas integrais são concedidas a quem tem renda mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Logo, é interessante você fazer as contas e descobrir se tem mesmo chance de garantir uma bolsa pelo Enem.

3. Considere a nota do Enem e o curso desejado

Já escolheu a graduação que você quer cursar? Quanto mais concorrida ela for, mais alta sua nota do Enem precisará ser para você conseguir garantir uma bolsa. Além disso, cada curso exige uma pontuação mínima para que seja possível concorrer às vagas. Portanto, informe-se sobre os pré-requisitos do curso de seu interesse e se esforce para obter uma boa nota.

4. Procure uma boa instituição de ensino

A instituição de ensino faz toda a diferença na qualidade da sua formação. Então, ao pesquisar sobre as opções que oferecem bolsas de estudo, analise também o corpo docente, a infraestrutura do local e a reputação tanto do curso quanto da faculdade em si.

Por fim, é importante ressaltar que o primeiro passo para conseguir uma bolsa pelo Enem é ter uma boa nota nessa prova. Assim, estude o que mais cai no Enem, pratique bastante a redação e, após o exame, preste muita atenção aos prazos e regras dos programas de bolsas.

Quer saber como obter uma bolsa de estudos na Cruzeiro do Sul Educacional? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0