Bolsa estágio: o que você precisa saber sobre ela?

bolsa estágio

Você já ouviu falar em bolsa estágio? Muitos estudantes não entendem muito bem do que se trata esse tipo de remuneração. Por isso, fizemos este post para responder a algumas das dúvidas mais frequentes.

Tanto estágio presencial quanto estágio a distância, são uma forma de atividade profissional realizada quando um aluno ainda tem vínculo com uma instituição de ensino, para que possa aprender como é a profissão na prática. Geralmente, é o espaço em que o estudante pode adquirir experiência, fazer networking e começar a conhecer o mercado de trabalho.

Quer saber mais detalhes sobre o estágio e a remuneração recebida? Então, acompanhe este post e tire as suas dúvidas!

O que é bolsa estágio?

A bolsa estágio nada mais é que o valor recebido pelos serviços prestados. O pagamento desse auxílio financeiro é realizado pela empresa ou negócio que faz a contratação do aluno, seguindo as legislações vigentes para esse tipo de trabalho.

Vale lembrar que o estágio obrigatório, na maioria das vezes, não envolve nenhum benefício financeiro. A bolsa diz respeito ao estágio facultativo, no qual o estudante tem a iniciativa de procurar uma vaga, não sendo um critério de integralização da carga horária do curso.

Além disso, é importante ressaltar que o estagiário não está protegido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas pela Lei do Estágio, pois não apresenta vínculo empregatício. O acordo entre o aluno e a empresa é feito por meio de um contrato, e é preciso que ele esteja matriculado em uma instituição de ensino para que essa relação seja criada. 

Qual é o valor da bolsa estágio?

O valor da bolsa estágio varia de acordo com a vaga ocupada. Além disso, a carga horária do estágio influencia no valor final. Contudo, é importante destacar que, independentemente da empresa em que o aluno atua, o seu trabalho não pode ultrapassar as 30 horas semanais.

Além do mais, como o estagiário não tem vínculo empregatício, o valor recebido não é considerado um salário. Esse é apenas um auxílio financeiro para ajudar o aluno com os custos pessoais e para recompensá-lo pelos serviços prestados.

Apesar de não haver um valor mínimo para a bolsa, existem algumas pesquisas que ajudam a estimar quanto os estagiários brasileiros recebem. De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Estágio (Abes), do ano de 2020, a média nacional de benefício financeiro de estágio é de pouco mais de R$ 1.000,00. 

Como o pagamento pode ser feito?

Além disso, a bolsa estágio não precisa ser paga apenas com uma quantia em dinheiro. Existem alguns benefícios que podem ser oferecidos também, como:

  • vale-transporte;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • assistência médica;
  • assistência odontológica
  • incentivos ao desempenho.

Quais são os direitos do estagiário?

Como visto, os direitos do estagiário são estabelecidos pela Lei do Estágio. Dentre eles, podemos citar:

  • carga horária de até 30 horas semanais;
  • intervalos de 15 minutos a cada 6 horas trabalhadas por dia;
  • recesso de 30 dias a cada 12 meses trabalhados;
  • contrato com validade máxima de 2 anos;
  • seguro de vida.

Agora que você já tirou as suas dúvidas sobre a bolsa estágio, que tal considerar fazer esse tipo de atividade? Estagiar traz uma ótima experiência não apenas no âmbito profissional como também na vida do estudante.

Gostou do post? Então, continue acompanhando os nossos conteúdos no YouTube e LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0