Como conseguir uma bolsa de pós-graduação? Conheça 5 formas!

bolsa de pós graduação

Dar continuidade aos estudos após a graduação é uma excelente decisão para quem está em busca de melhores oportunidades de emprego e de crescimento na carreira. Além disso, receber um incentivo, como uma bolsa de pós-graduação, só tem a agregar aos estudos.

Dependendo do tipo de pós escolhida, como o mestrado e o doutorado, o aluno precisa empenhar um tempo a mais nos estudos, a fim de desenvolver a pesquisa. Por conta disso, pode ser mais desafiador conciliar as atividades com o trabalho. Nesse caso, receber uma bolsa ajuda a custear as despesas cotidianas e a se sustentar durante o período da pós-graduação.

Neste post, vamos mostrar o 5 formas de aumentar as chances de conseguir uma bolsa durante a pós!

1. Entregue um projeto de pesquisa

Os alunos que estão se candidatando a uma vaga em uma pós-graduação de tipo stricto sensu, como é o caso do mestrado e do doutorado, devem enviar um projeto de pesquisa para a instituição de ensino.

Nesse documento, devem estar descritas as informações principais sobre o que vai realizar na pós, como:

  • tema de pesquisa;
  • linha de pesquisa;
  • métodos de pesquisa;
  • orientador e co-orientador — se já tiver;
  • planejamento;
  • referências bibliográficas.

2. Faça uma avaliação

Outra etapa do processo de seleção para os alunos da pós é a avaliação. Nessa fase, o aluno tem contato com um professor para uma entrevista. É nesse momento que pode falar mais sobre o que pensou em estudar na pós e os motivos pelos quais gostaria de se candidatar a uma bolsa.

3. Aguarde a análise curricular

As bolsas de pós-graduação geralmente são limitadas. Ou seja, nem sempre é possível concedê-las a todos os candidatos. Desse modo, a seleção costuma se basear no desempenho acadêmico que os alunos tiveram durante a graduação.

É por esse motivo que a análise curricular também faz parte do processo seletivo, e é necessário aguardar até o retorno da instituição de ensino. Geralmente, os candidatos com excelência acadêmica têm mais chances de conseguir uma bolsa.

No entanto, isso não significa que tudo está perdido, caso o seu nome não esteja na primeira lista de aprovados. Isso porque alguns candidatos podem desistir da bolsa, e esse benefício é concedido aos próximos alunos da lista de espera. Por isso, se possível, você pode dar início à pós, mesmo sem bolsa, e aguardar para ser um dos estudantes beneficiados.

4. Acompanhe as instituições de ensino

Outro ponto importante é acompanhar as atualizações e publicações da instituição de ensino. Muitas vezes, podem surgir novos editais, com outras oportunidades de bolsa de pós-graduação, nos quais você pode participar.

5. Melhore seus conhecimentos

Para quem tem dúvidas sobre para que serve uma pós-graduação, é possível resumir todos esses anos de estudo em 3 palavras: melhorar os conhecimentos. Ao se dedicar a estudos mais aprofundados sobre determinado tema, o profissional se torna um verdadeiro especialista no assunto.

É por esse motivo que diversos benefícios vêm associados à realização de uma pós, como salários mais altos, melhores oportunidades de emprego, mais chances de crescimento profissional etc.

Para isso, é importante se empenhar na melhoria dos conhecimentos. Enquanto você aguarda o retorno às solicitações de bolsa, é possível consultar materiais didáticos e pesquisar mais sobre o tema que pretende estudar na pós.

Conseguir uma bolsa de pós-graduação pode ser de grande ajuda para manter o foco nos estudos durante esse período. Por esse motivo, vale a pena se candidatar para receber o benefício, sempre que possível.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não vá embora antes de saber mais sobre o incentivo à pós-graduação da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0