Descubra o que se estuda em biomedicina

Você está pensando em ser biomédico, mas não sabe bem o que se estuda em biomedicina? Fique tranquilo, pois você não está sozinho! Essa é mesmo uma das profissões que mais se destaca hoje, despertando interesse por oferecer enormes possibilidades de carreira.

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), são mais 30 áreas de atuação. Interessante, não é? Para você entender melhor o curso, podemos dizer que, enquanto os médicos cuidam diretamente do paciente, o biomédico desenvolve remédios, vacinas, e realiza pesquisas e análises clínicas.

Para isso, o curso mescla conhecimentos de medicina, química e biologia, formando profissionais multidisciplinares. Mas, por ser uma área relativamente nova (a primeira graduação surgiu em 1966 e a profissão só foi regulamentada em 1983), é natural que esse curso ainda gere algumas dúvidas.

Então, se você quer descobrir o que se estuda em biomedicina, continue lendo este post! Vamos ver aqui qual é a grade curricular de Biomedicina e várias informações sobre curso.

O curso de Biomedicina

Sendo um curso de graduação de nível superior do tipo bacharelado, a faculdade de Biomedicina tem quatro anos de duração. Você pode encontrá-la tanto na modalidade presencial quanto na de ensino a distância (EAD).

É importante dizer que a sua carga de estudos é intensa e exige dedicação. Há muito conteúdo teórico e prático na área de saúde, e muitas aulas em vários tipos de laboratórios, além de os alunos serem incentivados a participar de seminários e congressos na área. No final, para se formar, o estudante também precisa fazer um estágio supervisionado e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A grade curricular de Biomedicina

A grade curricular pode variar de acordo com cada instituição de ensino, mas, no geral, o curso de Biomedicina é estruturado para instrumentalizar o profissional, fornecendo tanto um conteúdo teórico quanto prático, como dissemos. Quer ter uma ideia deles? Confira, então, algumas das disciplinas oferecidas nessa graduação!

Anatomia humana

Essa área trata de noções gerais a respeito da morfologia do corpo humano, como o seu funcionamento e estrutura. Assim, os alunos estudam assuntos relacionados aos diversos sistemas, como:

    • Respiratório;
    • Cardiovascular;
    • Digestivo;
    • Reprodutor;
    • Nervoso;
    • Grupos musculares;
    • Estrutura óssea;
    • Entre outros.

Biologia celular e molecular

Essa disciplina tem como objetivo diferenciar as microestruturas que compõem uma célula, identificando suas formas e funções. Inclusive, suas aulas contam com técnicas de preparo e observação microscópica.

Bioestatística

Com o próprio nome diz, essa matéria trata do uso da estatística na Biomedicina. Assim, oferece ao aluno noções de probabilidade, amostragem, análise exploratória, estatística descritiva e planejamento de experimentos, dentre outras.

Biofísica

A biofísica trata de abordar os princípios básicos que regem os seres vivos, estudando os fenômenos biológicos e a execução de exames para diagnosticar doenças.

Bioinformática

Aqui, o aluno recebe a capacitação para utilizar ferramentas de análise e recursos computacionais para pesquisas biológicas.

Bioquímica

Esse é o estudo da composição química da matéria viva. O aluno aprende mais detalhadamente sobre aminoácidos, proteínas e enzimas, relacionando as estruturas químicas celulares às suas funções biológicas.

Bromatologia

Essa disciplina estuda os alimentos e a realização de análises por amostragem, dando condições ao aluno para interpretar condições nutricionais e verificar contaminações e adulterações na alimentação.

Epidemiologia

Já conhecida por muitos, a epidemiologia estuda os fatores que influenciam a propagação de doenças, bem como os níveis de sua prevenção. O estudante aprende aqui sobre a saúde coletiva e medidas de controle e erradicação de doenças.

Farmacologia

Esse é o estudo da ação e dos efeitos dos medicamentos e drogas, no geral, no organismo humano. Há ainda um foco nas vias de administração e a forma como essas substâncias são eliminadas, além de suas possíveis reações adversas.

giphy

Genética

Os diferentes processos de divisão celular e os mecanismos de hereditariedade são o objeto de estudo dessa disciplina. Os alunos passam a entender sobre a estrutura do DNA, como é realizado o mapeamento genético e os mecanismos de transmissão de caracteres hereditários, além dos princípios da biologia evolutiva. Há ainda espaço para analisar o DNA e solucionar questões jurídicas para colaborar com a solução de crimes.

Hematologia

Basicamente, esse é o estudo dos componentes do sangue. Por meio de técnicas de diagnóstico para alterações clínicas, essa disciplina prepara o aluno para a realização e análise de exames clínicos de sangue.

Imagenologia

Como o nome bem indica, a imagenologia trata das diferentes técnicas e exames de diagnóstico por imagem, como a radiologia, a tomografia, a ultrassonografia e a mamografia, entre outros.

Imunologia

Nessa disciplina, são tratados os mecanismos de defesa do ser humano, sejam eles inatos, sejam adquiridos. Estuda-se aqui os órgãos do sistema imunológico, analisando como o organismo humano consegue se proteger de infecções e reações inflamatórias.

Patologia

Próxima da imunologia, a patologia é o estudo das doenças e de como elas alteram os órgãos humanos. Aqui, o aluno pode entender e se aprofundar sobre as patologias genéticas e as doenças adquiridas.

Química

Como já dissemos, essa também é uma das áreas vistas pelo aluno de Biomedicina. Grosso modo, estuda-se a Química Geral, a Orgânica e a Inorgânica, abordando temas como:

    • Natureza dos compostos químicos;
    • Fórmulas químicas;
    • Diluição de soluções;
    • Tabela periódica.

Virologia

Esse é um ramo da microbiologia que estuda, especificamente, as propriedades dos vírus, investigando as suas respostas no corpo do hospedeiro.

Por fim, vale lembrar: no caso dos alunos que cursam essa graduação a distância, o acesso ao conteúdo é feito em um ambiente virtual, assistindo às aulas e participando de fóruns com os professores e outros alunos. Já as atividades práticas em laboratório, bem como as provas finais e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, devem ser realizados no polo de apoio presencial.

Então, gostou de saber o que se estuda em Biomedicina? Como você pode ver, a grade curricular de biomedicina é bem ampla, possibilitando ao profissional um leque extenso de atuação no mercado de trabalho!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *