Biomedicina ou Medicina: quais as diferenças e como escolher?

biomedicina ou medicina

Biomedicina ou Medicina? Essa é uma dúvida muito comum entre os vestibulandos que desejam seguir na área da saúde. No entanto, apesar de terem como o objetivo a promoção da qualidade de vida, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, essas duas profissões atuam em mercados distintos.

Para ajudar você a decidir se deseja se tornar um profissional da Biomedicina ou da Medicina, preparamos este post ressaltando as principais diferenças entre as duas graduações. Acompanhe e descubra informações importantes sobre esses cursos!

Quais são as diferenças entre Biomedicina e Medicina?

Popularmente, as pessoas acabam confundindo Biomedicina com Medicina, como se os termos fossem sinônimos. Entretanto, ambas áreas são bem diferentes, tanto no curso quanto na atuação no mercado. Entenda a seguir!

Grade curricular

Uma das primeiras diferenças entre os cursos é percebida logo observando a grade curricular de ambas as graduações.

Biomedicina

A grade curricular de Biomedicina contém disciplinas com enfoque científico, unindo as áreas das Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Saúde. Por conta disso, a graduação conta com muitas aulas em laboratório e incentivo à pesquisa.

Medicina

No curso de Medicina, as matérias têm como objetivo preparar o aluno para o atendimento médico. Por isso, a graduação se divide em 3 ciclos:

  • básico — no qual são vistas as disciplinas teóricas, que abordam conteúdos sobre o corpo humano, patologias e ética;
  • clínico — que é quando o aluno começa a ter contato com pacientes e aprende técnicas de anamnese e exames;
  • internato — que coloca em prática os aprendizados no ambiente hospitalar.

Duração do curso

O tempo de duração de cada um desses cursos também é diferente. Saiba mais a seguir.

Biomedicina

A graduação em Biomedicina é mais rápida, quando comparada ao curso de Medicina. Até a conclusão do bacharelado, o aluno vai passar por, no mínimo, 8 períodos na universidade, ou seja, 4 anos.

Medicina

Em contrapartida, a graduação em Medicina tem duração de 6 anos, pois é necessário que o aluno saia da universidade pronto para atender os pacientes. Desse modo, são destinados 2 anos para cursar cada uma de suas fases — ciclos básico, clínico e internato.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito favorável para as duas profissões. No entanto, as áreas de atuações de um médico e de um biomédico são diferentes. Independentemente da especialidade, é possível encontrar diversas oportunidades e bons salários em ambas.

Biomedicina

O estudo da Biomedicina é voltado para a pesquisa de novos tratamentos e informações sobre microrganismos. Por conta disso, a maioria das oportunidades na área são em instituições de saúde, laboratórios de análises clínicas ou indústria farmacêutica.

Medicina

A Medicina tem como objetivo tratar diretamente pacientes com as mais variadas patologias e promover saúde e bem-estar. Sendo assim, a profissão se divide entre o segmento clínico ou cirúrgico, com oportunidades em ambulatórios, hospitais, consultórios e clínicas. Além disso, o mercado varia de acordo com a especialização escolhida pelo aluno na residência médica.

Habilidades desenvolvidas

Como os cursos são diferentes, os estudantes vão desenvolver habilidades de acordo com as necessidades práticas de cada uma das profissões.

Biomedicina

Como a graduação em Biomedicina tem diversas disciplinas de estudos clínicos e laboratoriais, uma das competências mais desenvolvidas pelos alunos é a capacidade analítica, a fim de observar e interpretar os resultados de exames e pesquisas.

Medicina

No curso de Medicina, o aluno vai ter contato com disciplinas que desenvolverão as suas habilidades clínicas, que envolvem as técnicas e procedimentos para consulta, exame e cirurgia.

Como escolher o curso ideal?

Escolher entre Biomedicina e Medicina pode não ser uma tarefa tão fácil. No entanto, é importante refletir sobre como você se imagina nos próximos anos e o que mais desperta a sua atenção ao pensar nesses dois cursos.

Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta da parte prática da área da saúde e de estar em contato com os pacientes, a Medicina parece ser a melhor opção. Entretanto, se você se interessa pelo desenvolvimento de pesquisas e pelo estudo aprofundado de patologias, a Biomedicina provavelmente é mais a sua cara.

Por que apostar na Cruzeiro do Sul Educacional para fazer o curso escolhido?

A Cruzeiro do Sul é um grupo educacional que se divide em diversas instituições, encontradas nas mais variadas regiões do país. A qualidade de ensino é um dos nossos principais diferenciais, bem como a criação de um Ecossistema de Aprendizagem que visa oferecer a melhor experiência ao aluno.

Desse modo, além de decidir se prefere seguir com Biomedicina ou Medicina, é importante encontrar uma instituição de ensino de qualidade para fazer a sua graduação na área que mais tem a ver com você.

Para saber mais sobre os nossos cursos, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0