8 benefícios da leitura na preparação para o vestibular

benefícios da leitura

Talvez você nem consiga perceber, mas está lendo a todo o momento: seja uma notícia de jornal, seja aquela mensagem que recebeu nas redes sociais. Essa prática deve ser incentivada desde a infância, quando desenvolvemos as primeiras habilidades com as palavras.

Mas não é apenas para as crianças que existem os benefícios da leitura — ela é fundamental também para quem está se preparando para o vestibular. Afinal, a prova do Enem ou qualquer outro processo seletivo exige a leitura de diversas questões, além da interpretação de texto.

E aí, se interessou pelo assunto e quer conhecer os benefícios da leitura para o vestibular? Então continue com o post!

1. Aumento do vocabulário

Quer um modo melhor de aprender novas expressões do que entrar em contato com elas? Ao criar o hábito de ler, você conseguirá aprender o significado de, no mínimo, uma nova palavra.

Ao longo do tempo, esse aumento do vocabulário auxilia a interpretar melhor, ler mais rápido e escrever com facilidade. Além disso, pode contribuir para a sua desenvoltura no momento de dialogar com os outros, desenvolver-se na carreira em que quer trilhar e otimizar sua postura profissional. Por isso, vale muito a pena separar um tempo do dia para a prática da leitura.

2. Desenvolvimento do pensamento crítico

O pensamento crítico consiste em ter a própria visão sobre alguns assuntos, sendo capaz de desenvolver os argumentos, questionar conceitos e formular a própria opinião. Perguntas como “por que o mundo é assim?” ou “por que eu penso dessa maneira?” são comuns quando questionamos a vida ou a sociedade.

Logo, a importância da leitura no desenvolvimento crítico é que, quando a pessoa é introduzida a realidades e épocas distintas, ela pode estimular reflexões. Portanto, não se esqueça de que uma leitura dinâmica ou um livro podem nos tornar indivíduos melhores.

3. Memorização

Você já leu alguma história ou notícia que ficou em sua memória? Isso é muito comum e consiste em outra vantagem da leitura. Com essa prática, é possível ficar ainda mais especialista na arte de memorizar datas, dados, fatos e assim por diante.

Esse benefício pode ser potencializado quando você desenvolve o hábito ler vários livros no mesmo período. Com isso, estimula a mente a lembrar em qual parte parou a leitura, quem são os personagens, o que aconteceu em cada narrativa, entre outros pontos.

Caso ache difícil conciliar dois livros, que tal incluir um texto sobre algum assunto que desperta o seu interesse? Lembre-se de que, para o vestibular, uma boa leitura está relacionada a um ótimo repertório, um vocabulário rico, uma visão crítica e ao conhecimento das estruturas textuais.

4. Exercício do cérebro

Todos sabem que a leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual, mas o que muitos não conhecem é a sua importância para manter o cérebro saudável e ativo. Isso porque, quando as pessoas leem, elas fazem mais sinapses, que consistem nas conexões neurais.

Por isso, tornar a leitura um hábito funciona para o seu cérebro do mesmo modo que a musculação atua em seu corpo. Por causa desse processo, várias funções cerebrais são otimizadas e favorecidas. Caso tenha dificuldade em criar o hábito de ler, tente começar a leitura dos temas que mais chamam a sua atenção no vestibular.

5. Aprimoramento da escrita

Um dos grandes benefícios da leitura é o aprimoramento da escrita. Assim como acontece com a comunicação verbal, a capacidade de expressão por meio de textos pode se ampliar a partir do momento em que você aprende novas palavras e expressões. Tudo isso é conquistado com o hábito de ler diferentes gêneros textuais.

A sua produção de texto — fundamental para a prova de redação do Enem — se torna ainda mais fluida, pois você será capaz de passar maior clareza e coesão, eliminando as repetições. Isso também se reflete em sua carreira, já que essa capacidade é exigida durante a rotina profissional.

6. Treino para os textos do vestibular

Outra grande vantagem da leitura está relacionada ao processo seletivo do vestibular. Como é preciso fazer uma prova, quanto mais você ler, maior será a quantidade de informações adquiridas.

No Enem, esse hábito também é importante. Quem já realizou esse exame sabe o quanto a prova apresenta textos compridos. Logo, você pode otimizar o processo lendo primeiro o enunciado para entender o que é necessário responder.

Se você tem dúvidas sobre o que é leitura dinâmica, saiba que essa técnica permite identificar as principais ideias do conteúdo, fazendo com o que o processo seja mais eficiente e rápido.

7. Melhoria da capacidade argumentativa

Lembra que mencionamos que a leitura ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico? Ao mesmo tempo, ela também pode melhorar a sua capacidade argumentativa. Ao ler cada vez mais, é possível criar um padrão de organização das palavras em sua mente, pois se acostumará a entrar em contato com frases bem elaboradas.

Dessa maneira, a leitura também estrutura melhor os pensamentos e, com isso, você desenvolve argumentos mais sustentáveis, o que é muito importante para a escrita, principalmente na redação do Enem.

8. Aumento da sua criatividade

Livros que narram aventuras, fantasias ou romances podem levar você a outro universo. Com o simples ato de imaginar como os personagens são descritos, já é possível estimular a sua criatividade. Essa mesma aptidão também é incentivada por meio da leitura de diferentes gêneros literários.

Logo, com as dificuldades e os problemas que podem surgir em sua rotina ou nas provas, fica bem simples encontrar uma solução e superar todas as questões. Além disso, a criatividade é uma das características mais importantes no mercado de trabalho, podendo auxiliar você a encontrar excelentes oportunidades.

Agora que você já conhece os benefícios da leitura para o vestibular, saiba que é fundamental adquirir esse hábito para se dar bem nas provas. Por isso, determine uma meta, tenha sempre livros por perto e comece a ler textos que são do seu interesse.

Gostou do conteúdo? Você costuma ler em seu dia a dia? Deixe um comentário no post e conte para gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0