Quais as diferenças entre as áreas de Back End e Front End?

back end e front end

Se você tem interesse em seguir na área da Tecnologia, vai gostar de entender melhor as diferenças entre back end e front end. Muitas pessoas colecionam dúvidas sobre esse assunto, confundindo as duas vertentes.

No entanto, apesar de apresentarem algumas atividades em comum, tratam-se de áreas de atuação bastante diferentes. Por isso, quanto mais você conhecer o que muda de uma vertente para outra, mais fácil pode ser para escolher um caminho para trabalhar com Tecnologia.

Neste post, vamos explicar melhor o que difere back-end de front-end e para quem é indicada cada uma dessas áreas. Acompanhe e saiba mais!

O que é Back-End?

Back-end pode ser compreendido como os bastidores de um sistema. Essa área é a principal responsável por desenvolver programas que se responsabilizam pela coleta e pelo armazenamento de dados fundamentais para as funcionalidades de um site ou aplicativo.

Em outras palavras, é a parte que cuida para que os dados fluam de um lado para o outro em uma página, sem deixar de lado a segurança. Para isso, utiliza linguagem de programação e técnicas de computação robustas, relacionadas a servidores, como Java, PHP, Python, C# e Ruby.

O que é Front-End?

O front-end, por sua vez, é o responsável pelo que você vê de um site. Por conta disso, trabalha mais com os processos que vão garantir a parte gráfica e atua no desenvolvimento da interface para os usuários.

Por conta disso, lida com linguagens para navegadores, como é o caso do JavaScript, HTML e CSS. As técnicas, dessa vez, serão utilizadas para otimizar as páginas, permitir uma navegação tranquila e rápida, além de proporcionar uma boa usabilidade.

Quais as diferenças entre Back End e Front End?

Como você viu, a única semelhança entre back end e front end é que ambos trabalham para que uma página online vá ao ar sem nenhum problema. No entanto, os aspectos relacionados ao trabalho de cada uma das áreas mudam totalmente.

As linguagens utilizadas são as principais. Enquanto o front-end lida com client-side, ou seja, que os usuários do site podem ter acesso e alterar, o back-end utiliza opções de códigos que apenas o servidor pode utilizar e manipular.

As funções atribuídas e a parte do site que ficam responsáveis também mudam. Por exemplo, o back-end atua mais com a parte do suporte que vai fazer com que o site fique no ar, enquanto o front-end visa garantir que a página seja usável.

Por conta disso, as habilidades necessárias para os profissionais que atuam em cada uma dessas vertentes também são diferentes. No front end, por exemplo, o estudo do perfil do cliente é muito relevante, enquanto no back end é fundamental saber como lidar com banco de dados.

Para quem cada vertente é indicada?

O back end é uma vertente que tem mais a ver com pessoas interessadas em ciências de dados. Já o front end, um dos profissionais em alta no mercado, tem mais a ver com perfis que se identificam com a parte visual e de integração das páginas, podendo atuar junto com os designers de sistemas.

No entanto, nada impede uma pessoa de seguir em ambas as vertentes. Esse é o caso do desenvolvedor full stack. O profissional domina diferentes linguagens de programação e cuida tanto da parte de dados quanto dos elementos visuais de uma página na internet.

Como funciona o curso de Desenvolvimento Back End da Cruzeiro do Sul?

Se você se identificou mais com a parte que lida com os dados de uma página, saiba que existe uma graduação dedicada totalmente para essa vertente. Estamos falando do tecnólogo em Desenvolvimento Back End.

Na Cruzeiro do Sul, é possível fazer essa graduação tecnológica em apenas 2 anos e estudar totalmente online, por meio da Educação a Distância (EAD). Sem contar que é possível ter acesso a laboratórios virtuais, ensino interativo e muita inovação ao longo do curso.

Depois de saber a diferença entre back end e front end, fica mais fácil perceber porque essas carreiras são totalmente diferentes, não é? É por esse motivo que saber mais detalhes sobre as possíveis áreas de atuação ajuda a escolher os caminhos profissionais e o curso que você mais se identifica.

Agora, é sua vez! Aproveite a visita e saiba mais sobre a graduação em Desenvolvimento Back-End da Cruzeiro do Sul.