Bacharelado e licenciatura: entenda as diferenças entre essas modalidades!

bacharelado e licenciatura
Powered by Rock Convert

Se você está se preparando para começar um curso superior, provavelmente já se deparou com essas duas opções de curso: bacharelado e licenciatura. Essa classificação é muito importante, já que diz respeito a toda a estrutura e aos objetivos da graduação, o que resulta em distintas atuações profissionais lá na frente.

Ou seja, a escolha entre um ou outro faz com que você tenha uma formação acadêmica completamente diferente. É justamente sobre isso que vamos falar! Continue a leitura e entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura!

Afinal, qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Bacharelado e licenciatura são tipos de graduação. Enquanto o primeiro é dedicado à formação de profissionais para atuação ampla no mercado de trabalho, o segundo é o curso de formação de professores.

Alguns cursos só existem como bacharelados: é o caso do Direito, da Medicina Veterinária e das Engenharias. Já outros são ofertados nos dois tipos de formação, como Letras, Filosofia e Biologia. Confira com mais detalhes as principais diferenças entre os dois!

Atuação no mercado

A atuação no mercado de trabalho é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura. Vamos usar como exemplo o curso de Química, que é ofertado nos dois tipos de graduação. Se você fizer um bacharelado, se tornará um químico; já se fizer a licenciatura, será um professor de Química.

Assim, o bacharel poderá trabalhar em indústrias, centros de pesquisa e laboratórios, enquanto o licenciado dará aulas na educação básica — Ensino Fundamental e Médio.

Duração

Não há muita diferença entre a duração do bacharelado e da licenciatura. Ambos duram cerca de 4 anos, mas há algumas licenciaturas que podem ser de apenas 3 anos, e alguns cursos de bacharelado são mais longos, como a Medicina, que dura 6 anos.

Powered by Rock Convert

Estrutura curricular

Por ser voltado para uma atuação ampla, o bacharelado tem disciplinas mais generalistas e uma base teórica maior em seu currículo. Assim, o profissional sai da faculdade com todo o conhecimento fundamental da área.

Já a licenciatura, por ser focada no ensino, tem como grande diferencial o eixo curricular voltado para a educação. Assim, qualquer estudante de licenciatura tem em sua grade matérias como:

  • Fundamentos da Educação;
  • Didática;
  • Educação Especial;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • História da Educação;
  • Filosofia da Educação;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Políticas Públicas e Organização da Educação Básica;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Além desse eixo comum a todas as licenciaturas, o estudante tem matérias específicas de sua área. Por exemplo, quem faz História tem aulas de História Contemporânea, enquanto quem faz Letras estuda Literatura Brasileira.

Qual é a melhor escolha para a sua carreira?

Tudo depende dos seus objetivos profissionais. Se você não quer trabalhar com o ensino, o bacharelado é a melhor opção, já que sua formação mais ampla dá perspectivas maiores sobre a área e abre espaço para várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Já se você não descarta a docência, a licenciatura pode ser a escolha ideal, já que somente assim você poderá dar aulas na educação básica, e a empregabilidade é bastante atrativa. Além disso, vale lembrar que não há restrições para que licenciados trabalhem em outros setores do mercado, como indústrias e empresas.

E aí, conseguiu entender a diferença entre bacharelado e licenciatura? Como você viu, são classificações que dizem respeito à essência do curso e transformam o foco da formação. Por isso, escolher entre as duas opções depende de uma boa reflexão sobre o que você deseja para a sua futura carreira.

Para acompanhar outros conteúdos como este, inscreva-se na nossa newsletter! Assim, poderemos avisar por e-mail sobre as atualizações do blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0