Autoexplicação: saiba como adotar essa técnica nos estudos

autoexplicação

Conhecer boas técnicas de estudo sempre ajuda bastante a absorver as matérias e se preparar para as provas. Uma delas é a autoexplicação, que consiste em explicar os conteúdos para si mesmo e, assim, estudar de uma forma mais ativa, deixando de lado aquele velho hábito de apenas ler o material várias vezes.

Para aproveitar todo o potencial dessa técnica, no entanto, é importante adotar algumas estratégias que ajudam a explorar mais o conteúdo. Desse jeito, você vai além de só repetir o que já leu em voz alta e realmente consegue compreender os significados do que está sendo dito — que é o verdadeiro objetivo do processo de estudo.

Neste post, trouxemos algumas dicas para ajudar você a adotar a técnica da autoexplicação, entre outras informações importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Quais são os benefícios da autoexplicação?

Aplicar a técnica da autoexplicação nos estudos proporciona várias vantagens. Uma delas é que você vai aprender de verdade em vez de apenas decorar os conteúdos. Isso porque você não vai só repetir o que está escrito, mas sim refletir sobre os temas e ir mais a fundo, articulando as informações com outras palavras de forma bem clara.

Para quem sente que tem mais facilidade para aprender ao ouvir explicações, o que é o caso de muitos estudantes, a técnica também é bem-vinda. Afinal, você pode aproveitar o recurso da audição, quase como se estivesse em uma aula, enquanto participa ativamente do processo de aprendizagem.

Outro benefício importante é que a autoexplicação ajuda a identificar os pontos em que você tem dúvida. Assim, é possível reforçar os estudos nas partes em que tem mais dificuldade para garantir um bom desempenho na hora das provas.

Como adotar a técnica de autoexplicação nos estudos?

A seguir, preparamos algumas dicas para você colocar essa técnica em prática e aprender bastante. Confira!

Leia o conteúdo com atenção

Antes de começar a autoexplicação propriamente dita, você precisa ler o material. Porém, não é para ler de forma automática, como se fosse apenas decorar as informações. É fundamental prestar atenção em cada dado apresentado.

Algo que pode ajudar é fazer anotações no decorrer da leitura. Uma lista com os principais tópicos abordados ajudará a manter a linha de raciocínio durante a autoexplicação.

Escolha as melhores palavras para explicar a si

Na hora de explicar o conteúdo a você mesmo, não precisa se preocupar em utilizar os mesmos termos encontrados no texto. A ideia é compreender os conteúdos, refletindo sobre seus significados, de modo que possa ficar mais à vontade para escolher as palavras que mais facilitam esse processo para você.

Também é interessante utilizar exemplos e tentar traçar paralelos entre a matéria e alguma coisa mais próxima da sua própria realidade. O importante é utilizar uma estratégia que ajude a fixar as informações.

Finja que está explicando para alguém

Uma boa ideia para se acostumar com a técnica da autoexplicação é fazer de conta que está explicando o conteúdo a outra pessoa. Não tenha vergonha de estudar sozinho e de fingir que está em uma sala de aula, por exemplo, se dirigindo aos alunos.

Foque em se fazer entender, articulando bem as frases, apresentando os conceitos com clareza e dando exemplos para facilitar o entendimento. Organizar os pensamentos desse jeito é uma ótima maneira de compreender cada vez mais a matéria.

Levante questionamentos

Para não ficar com nenhuma dúvida, procure se questionar sobre as informações apresentadas e tente encontrar as explicações para elas. É fundamental refletir sobre o que você lê para ter um entendimento mais aprofundado do assunto.

Você pode anotar as dúvidas enquanto lê ou mesmo durante a autoexplicação e retomar esses tópicos depois. Vale a pena ir atrás de mais informações em outras fontes para complementar as que você já tem nos livros e apostilas.

Use a técnica durante o aprendizado e não depois

Em vez de deixar para fazer a autoexplicação ao fim do capítulo do livro, por exemplo, comece a adotar a técnica durante a leitura. Assim, você pode ir explicando o assunto a si mesmo aos poucos, sem acumular as informações e, consequentemente, sem se sobrecarregar.

Dessa maneira, é possível dar uma maior atenção a cada tópico, o que também vai ajudar a identificar quais são suas dúvidas e os pontos que precisam de mais reforço nos estudos. Depois de explicar tópico por tópico, é interessante fazer um resumo daqueles mais relevantes para ter certeza de que assimilou a totalidade do conteúdo.

Grave sua autoexplicação

Enquanto aplica a técnica da autoexplicação, é interessante testar a ideia de usar o celular para gravar sua voz. Ao analisar o áudio, mais tarde, fica mais fácil identificar o quanto você já consegue falar sobre o assunto com clareza, o que demonstra o seu domínio da matéria.

Além disso, os áudios gravados podem se tornar um bom material de revisão. Você vai ter um material próprio e resumido para ouvir quando a prova estiver próxima, e poderá fazer isso até mesmo enquanto se ocupa com outras atividades do dia a dia.

Como saber se a técnica está dando resultados?

Um aspecto interessante sobre as técnicas de estudo é que nem todas funcionam do mesmo jeito para todos os estudantes. Por isso, é importante descobrir se a autoexplicação realmente funciona para você ou se é melhor explorar outro método que combine mais com seu perfil de aluno.

Para tirar a dúvida, uma boa ideia é testar os conhecimentos sobre os conteúdos que você estudou por meio da autoexplicação. Dá para fazer isso respondendo questões e fazendo simulados, por exemplo. Se os resultados forem bons, significa que o uso dessa técnica tem conseguido fazer com que você aprenda a matéria.

Por fim, lembre-se de que a autoexplicação é apenas um dos diversos métodos de estudo que você pode adotar. Vale a pena explorar várias opções e focar aquelas que funcionarem melhor para você. Afinal, o que importa é aprender os conteúdos para ter um ótimo desempenho nas provas e, assim, alcançar todos seus objetivos.

Então, gostou de saber como adotar a autoexplicação? Deixe um comentário sobre o que você achou!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0