Atividades práticas para cursos EAD: veja como funcionam

atividades práticas para cursos ead

Você também tem dúvidas de como funcionam as atividades práticas para cursos EAD? Muitos estudantes se sentem confusos com essa dinâmica porque as aulas são ministradas majoritariamente a distância.

No entanto, alguns cursos têm a necessidade de passar conhecimentos por meio de aulas práticas, tornando-as indispensáveis para a formação profissional. A boa notícia é que os avanços tecnológicos permitem a realização dessas atividades de maneira simples, didática e intuitiva.

Tem interesse em mais sobre este assunto? Então, acompanhe o post e entenda mais sobre as aulas práticas para cursos EAD!

Fique por dentro da Educação a Distância (EAD)

Antes de falar sobre a importância das aulas práticas para a integralização do curso, precisamos ressaltar como funciona uma graduação EAD. Existem diferentes modalidades de ensino que podem ser adotadas nas mais variadas grades curriculares.

Dentre elas, temos o ensino presencial, que é o mais conhecido. Nesse caso, os alunos se deslocam diariamente até as instalações físicas da instituição de ensino e recebem os conhecimentos em sala de aula.

Mas há alternativas, como EAD e EAD semipresencial, com aulas ocorrem totalmente ou parcialmente a distância. Por conta dessa estrutura de ensino, é possível desfrutar de diversas vantagens, como uma maior flexibilidade de horários, mais praticidade para montar a rotina de estudos e maior economia.

Vale ressaltar que, na Educação a Distância, algumas atividades complementares podem ser realizadas presencialmente, como estágio, eventos e palestras. Cursos que envolvem práticas laboratoriais também podem requerer a presença dos alunos nos polos educacionais em certos dias, como para a realização de provas, trabalhos e TCC.

Além disso, algumas instituições de ensino disponibilizam espaços de estudos individuais ou em grupo para os alunos interessados. Assim, se você quiser um ambiente agradável para estudar melhor, basta comparecer ao polo. No entanto, tenha em mente que no EAD não existe a obrigatoriedade da participação presencial para a maioria das aulas.

Saiba qual é a importância das aulas práticas para o seu estudo

As atividades práticas costumam fazer parte das disciplinas de cursos que desenvolvem habilidades técnicas dos alunos, como os da área da Tecnologia e da Saúde. Sendo assim, são fundamentais para a compreensão completa do conteúdo, do ponto de vista experimental.

Em outras palavras, elas permitem colocar a mão na massa e aplicar a teoria. Contar com aulas práticas na grade curricular é essencial para diversas graduações, pois elas viabilizam uma formação ainda mais completa, gerando profissionais mais competentes. Desse modo, preparam melhor os alunos para assumir suas posições no mercado de trabalho.

Entenda como os recursos e a metodologia fazem diferença

Para a realização de aulas práticas a distância, em alguns cursos é necessária a distribuição dos materiais necessários para os alunos. Sendo assim, é comum que os estudantes matriculados em graduações que contam com essas atividades recebam kits com todos os recursos e instruções necessários para fazer os experimentos e tarefas em casa.

Já para quem tem aulas práticas voltadas para a área da Tecnologia, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), locais em que geralmente se encontram os materiais dos cursos EAD, apresentam abas específicas para baixar os programas necessários.

Quando todos esses processos são explicados claramente e contam com a assistência dos professores e da instituição de ensino, a produtividade nas aulas aumenta. Afinal, é muito mais fácil compreender o que deve ser feito e ter um bom desempenho nas disciplinas quando são disponibilizados os recursos essenciais.

Além disso, uma boa metodologia de ensino faz toda a diferença no aprendizado. É por esse motivo que apostar em instituições de qualidade é importante para a sua formação, pois é possível receber toda a preparação necessária para se desenvolver profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho.

Confira como a Cruzeiro do Sul se diferencia nesses quesitos

Lembra que falamos que algumas instituições de ensino oferecem a oportunidade de frequentar o campus, mesmo nas graduações EAD, para aproveitar os recursos disponíveis na infraestrutura do local?

Na Cruzeiro do Sul Educacional, existem os polos de faculdade a distância, onde são realizadas atividades práticas, provas e trabalhos. Além disso, esses espaços contam com recursos como salas de estudo e bibliotecas.

Nos polos presenciais também ocorrem diversas atividades administrativas. Desse modo, quando você precisar de alguma assistência da instituição de ensino, como a assinatura de documentos ou qualquer questão burocrática, é possível receber esse apoio.

A Cruzeiro do Sul se diferencia nesses quesitos ao se empenhar em oferecer uma infraestrutura de qualidade para os alunos, disponibilizando salas de aula, locais de estudos, bibliotecas e laboratórios equipados com tudo o que os estudantes precisam para potencializar o aprendizado.

Além disso, conta com os Polos Hub voltados para os alunos de cursos da área da Saúde, Gastronomia e Engenharias. Com eles, as aulas práticas são ainda mais didáticas, e é possível aproveitar muito melhor os recursos disponíveis.

Conheça a proposta dos Polos Hub

A ideia dos Polos Hub é caprichar na qualidade dos laboratórios oferecidos aos alunos. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprender com materiais modernos e colocar a teoria em prática da melhor maneira.

Atualmente, a Cruzeiro do Sul se prepara para a inauguração de 40 polos Hub, distribuídos pelas mais diversas regiões do país. Mas já faz parte do planejamento da instituição expandir o alcance desses espaços para ainda mais locais e oferecer esses recursos para outros cursos.

Com os Polos Hub, é possível ter uma experiência potencializada nos encontros presenciais. As aulas práticas também são beneficiadas, permitindo que os alunos conheçam de forma interativa os ambientes laboratoriais e os materiais utilizados no dia a dia de diversas áreas de trabalho. 

Há ainda as Unidades Virtuais de Relacionamento (UVRs), que oferecem todo o suporte para quem não pode visitar os polos educacionais. Por meio delas, é possível realizar atividades, assistir às aulas síncronas, receber atendimento virtual dos professores e tutores, além de fazer a matrícula, tudo de forma online.

Além disso, existem outros recursos que vão chamar ainda mais atenção para o ensino digital. Esse é o caso do EAD 4.0i, que tem laboratórios virtuais equipados com as mais modernas ferramentas tecnológicas, como realidade aumentada, realidade virtual e simuladores, permitindo a realização de atividades interativas e imersivas.

Entendeu melhor como funcionam as atividades práticas para cursos EAD? Com elas, é possível impulsionar os estudos e desenvolver habilidades fundamentais para o mercado de trabalho. Isso sem mencionar as próprias competências estimuladas pela própria Educação a Distância, como autonomia, organização e pontualidade, que valorizam ainda mais o perfil do aluno.

Curtiu este post? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre a proposta dos Polos Hub da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0