Veja como as atividades extracurriculares ajudam no seu desenvolvimento

atividades extracurriculares

Você já realiza atividades extracurriculares ou ainda tem dúvidas sobre o que são? Esse é um conceito que tem atraído a atenção de cada vez mais estudantes, pois resulta em várias vantagens, principalmente para quem já está de olho na construção de um perfil profissional de destaque.

Ainda no Ensino Médio, já é possível iniciar as atividades extracurriculares. Na faculdade, você vai ter ainda mais oportunidades. Então, já pode começar a se planejar para dedicar um pouco do seu tempo a esses compromissos, mas saiba que vai valer a pena.

Confira, neste post, o que são atividades extracurriculares e como elas vão favorecer o seu desenvolvimento!

O que são atividades extracurriculares?

Fica claro pelo próprio nome que as atividades extracurriculares são aquelas que não fazem parte da grade acadêmica obrigatória do Ensino Médio ou superior. Na grade curricular, estão as disciplinas nas quais você precisa passar por avaliações e aprovar para a conclusão do semestre ou do ano letivo.

As atividades extracurriculares podem ser realizadas tanto na instituição de ensino — algumas até possibilitam desconto na faculdade — quanto fora, em outros ambientes, como um curso de idiomas. Já na faculdade, existem muitas opções, incluindo programas de monitoria, iniciação científica, eventos acadêmicos etc.

Como essas atividades ajudam no desenvolvimento?

Entenda, agora, por que as atividades extracurriculares são vantajosas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Melhoram o currículo

As atividades desempenhadas além da grade principal de ensino dão destaque ao currículo, pois revelam habilidades e conhecimentos diversificados, além de mostrar interesse e disposição para se desenvolver profissionalmente.

Trazem novas experiências

As experiências vividas ao realizar alguns tipos de atividades extracurriculares não apenas trazem benefícios para o currículo, mas também ajudam no crescimento pessoal. Por exemplo, realizar trabalho voluntário ou fazer um intercâmbio certamente são situações transformadoras.

Aumentam os conhecimentos

O conhecimento adquirido nas disciplinas principais é fundamental, mas por que não ampliar seus horizontes, não é mesmo? Aprender nunca é demais, você sempre pode absorver algo inédito com novas atividades.

Melhoram as relações interpessoais

Na rotina e no ambiente normal de estudos, nem sempre as relações interpessoais são bem exploradas. Atividades extracurriculares que envolvem o contato com outras pessoas, como esportes coletivos, eventos e trabalho voluntário, são muito valiosas para melhorar o modo de se relacionar.

Desenvolvem novas habilidades

Não apenas as habilidades interpessoais são ressaltadas com as atividades extras. Você pode descobrir outros talentos e aptidões ou aprimorar os que já tem.

Quais são as opções de atividades extracurriculares?

Ao longo da sua jornada acadêmica, principalmente durante a graduação, você vai encontrar várias possibilidades para realizar atividades extracurriculares. Veja quais são as opções e avalie quais delas se encaixam nos seus planos:

  • cursos de idiomas;
  • programas de monitoria;
  • iniciação científica;
  • eventos científicos — workshops, seminários, simpósios etc.;
  • intercâmbio;
  • trabalho voluntário;
  • estágio;
  • empresas júnior;
  • cursos de extensão, minicursos e cursos livres;
  • grêmios estudantis;
  • práticas esportivas.

Como você pode ver, existem muitas opções de atividades extracurriculares para fazer ao longo dos anos de graduação e se tornar um aluno protagonista na sua jornada acadêmica. O maior desafio, talvez, seja arrumar tempo para abraçar muitos compromissos, especialmente para quem já precisa conciliar estudos e trabalho. Apesar disso, o esforço é válido e pode trazer muitos pontos positivos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Quer mais conteúdo informativo? Siga nossa página no LinkedIn e nosso canal no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0