5 áreas do marketing digital que você precisa conhecer

áreas do marketing digital

A vida, hoje, acontece online! Exageros e brincadeiras à parte, podemos admitir que, sim, grande parte das atividades que realizamos depende de recursos virtuais — estudos, trabalho, contatos nas redes sociais, compras em geral, transações bancárias, entretenimento e muito mais. É nesse contexto que ganham força as diversas áreas do marketing digital.

Diante de tantas inovações, é certo dizer que a internet se tornou um imenso campo de trabalho. Vale a pena atuar nesse meio, mas, para saber se você pode se dar bem, é importante conhecer as principais áreas do marketing digital, assim como entender a diferença entre publicidade e marketing.

Chega de conversa introdutória e vamos ao que interessa: conheça agora 5 áreas do marketing digital que estão em alta!

Quais são as áreas do marketing digital em alta?

O marketing digital é uma área ampla, com várias abordagens em que você pode se especializar.

1. Inbound Marketing

Essa é a estratégia de mercado que tem foco em atrair as pessoas. Para isso, é preciso elaborar formas de trazer o público-alvo para perto por interesse dele, causar encantamento e fazer a conversão de potenciais clientes.

Essa área também é chamada de Marketing de Atração e se distancia um pouco dos métodos publicitários tradicionais, embora os dois campos se unam. Assim, o objetivo é aumentar a conexão com as pessoas certas, que buscam uma solução para os seus problemas. Isso é feito por meio de outros caminhos que veremos aqui: redes sociais, análise de SEO e produção de conteúdo.

Em poucas palavras, o Inbound Marketing envolve um conjunto de técnicas de marketing digital para criar conteúdo específico e compartilhar com um público restrito. Isso gera diálogo entre a marca e o consumidor, promovendo um relacionamento que tem tudo para ser levado adiante.

2. Estratégia de SEO

Quem trabalha com estratégia de SEO está em uma área do marketing digital que faz constantemente parte das nossas buscas na web. Pense aí, ou melhor, puxe o seu histórico de navegação e veja quantos temas você digitou na pesquisa do Google — ou de outros buscadores — só nos últimos dias!

Então, o analista ou estrategista de SEO — Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca — é o profissional que usa os métodos certos para colocar os conteúdos mais acessados nas primeiras posições para os internautas acessarem.

As boas práticas de SEO melhoram a usabilidade de apps e sites, atraem o público-alvo e aumentam o tráfego orgânico, a divulgação da marca e, claro, as vendas.

3. Mídias sociais

O profissional que faz a Gestão das Mídias Sociais, também chamado de Social Media, tem as atribuições de planejar, organizar e fazer as postagens nas redes sociais de determinada empresa. Também é essa pessoa que interage com os seguidores, responde a comentários e dá identidade à marca.

Podemos dizer que a Gestão de Mídias Sociais é uma das mais famosas entre as áreas do marketing digital, em razão da interação direta com o público. Mas não pense que esse trabalho é tão fácil e divertido assim!

A ideia de passar o dia todo nas redes sociais — e ter isso como profissão — pode ser atrativa, mas o profissional também precisa de muita dedicação, além de conhecimento específico atualizado, visão analítica e muita criatividade.

4. Tráfego pago

Também tem muita gente que ganha dinheiro no marketing digital trabalhando com tráfego pago. Quem atua nessa área é o analista de performance ou analista de mídia paga.

As funções dessa profissão incluem a criação e o gerenciamento de campanhas publicitárias nas mídias digitais — são os conhecidos anúncios que aparecem nas páginas de blogs, antes e durante os vídeos, assim como os anúncios patrocinados nos resultados do Google.

As estratégias de tráfego pago são aplicadas para aumentar as vendas online. Para isso, o profissional precisa conhecer bem o público-alvo e as plataformas de anúncio, ter um olhar analítico, além de trabalhar com cálculos e métricas, isto é, mensurar o desempenho e os resultados das campanhas.

5. Marketing de Conteúdo

O profissional de Marketing de Conteúdo é bastante requisitado, visto que sua função é, justamente, criar conteúdo de valor para abordar temas específicos que interessam a um público-alvo. Além de trazer respostas para as dúvidas do internauta, quem trabalha nessa área utiliza técnicas de atração que aproximam potenciais clientes de uma determinada marca.

O Marketing de Conteúdo é feito com textos, vídeos, imagens, áudios, infográficos e outras formas de gerar informação de valor para o público. Assim, o profissional que atua dessa forma deve ter habilidades como criatividade, talento para a escrita, capacidade de formular ideias e sintetizar informações etc. Dependendo do material, também é preciso entender sobre ferramentas de edição e design.

E agora, como atuar em uma das áreas do marketing digital?

Pessoas de diferentes áreas de formação vêm se aventurando pelos terrenos do marketing digital, e existem graduações voltadas para essas profissões. Ao fazer os cursos específicos, você se prepara para desempenhar várias dessas atividades com o conhecimento necessário, o que certamente vai otimizar seus resultados.

Uma opção interessante é o tecnólogo em Marketing. Com essa graduação, você aprende tudo sobre as tendências do mercado, comportamentos de consumo, técnicas de vendas e estratégias de relacionamento com o cliente.

Além da graduação tradicional em Marketing, você pode partir diretamente para o curso de Marketing Digital e se especializar nessa área, tornando-se referência nas estratégias que mencionamos neste post. Com ambas as formações, você poderá atuar em empresas de todos os portes, prestar consultoria, trabalhar com prestação de serviços ou abrir uma agência.

Nas diversas áreas do marketing digital também existem muitos profissionais formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Administração. Há ainda espaço para os graduados em Design Gráfico, sem falar nas diversas formações voltadas à tecnologia da informação e da comunicação de modo geral.

Como você pode ver, o mundo está conectado, e a internet é um grande campo de trabalho. Como a tendência é que isso continue, cada vez mais vão aparecer novas profissões nesse meio. Então, avalie qual dessas áreas do marketing digital tem mais a ver com seu perfil e aposte na graduação que vai ajudar você a construir sua carreira!

Entre em contato para conhecer todas as opções de graduação!

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