Quais são as principais áreas da Medicina Veterinária? Descubra agora!

areas da medicina veterinaria

Conhecer as possibilidades de carreira, além de ser uma forma de se motivar para seguir um curso, é uma maneira de se organizar e ir em busca da preparação adequada para ter sucesso profissional. Desse modo, analisar as principais áreas da Medicina Veterinária é fundamental para quem está prestando vestibular, cursando a graduação ou, até mesmo, já se formou e quer conhecer novos caminhos.

A Medicina Veterinária traz uma grande vantagem: um leque muito grande de alternativas de carreira. Ter muitas opções é interessante para encontrar o seu lugar no mercado e trabalhar para ter mais desenvolvimento profissional.

Neste post, vamos mostrar alguns exemplos de onde um médico veterinário pode atuar. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quais são as principais áreas de atuação da Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária é bem amplo e, ao longo dos seus 5 anos, abrange diversas disciplinas que podem inspirar uma paixão por uma determinada área de atuação. Pesquisar sobre os conteúdos que mais despertaram o seu interesse na graduação é um dos passos para se encontrar em um segmento da profissão.

Para inspirar você um pouco mais, separamos algumas áreas de atuação da Medicina Veterinária que chamam muita a atenção dos alunos. Confira!

Inspeção

Diversos estabelecimentos lidam diretamente com os animais, como clínicas veterinárias, pet shops, zoológicos e hospitais veterinários. Esses espaços precisam seguir as legislações estabelecidas para garantir o bem-estar e a segurança das mais variadas espécies que passam por eles.

Durante o curso superior em Medicina Veterinária, o profissional tem aulas que ajudam a conhecer essas leis e a entender como aplicá-las no mercado. Desse modo, são aptos para realizar a inspeção do cumprimento das normas de segurança animal.

E é isso que a área de inspeção faz. A maior parte das vagas disponíveis no mercado de trabalho vêm de organizações públicas que contratam profissionais da Medicina Veterinária para prestar serviços de consultoria e auditoria, a fim de certificar a saúde e a segurança dos animais em diversos espaços de criação, venda e tratamento.

Perícia técnica

A perícia veterinária atua junto à justiça a fim de realizar laudos e coletas de provas relacionadas a infrações às leis de defesa à vida animal. Um profissional dessa área pode trabalhar investigando clínicas veterinárias, produção de alimentos de origem animal, indústria de diversos setores e na garantia da defesa sanitária.

Esse é um segmento bem mais técnico para seguir e requer o estudo de questões legais e judiciárias. Desse modo, torna-se uma boa área de atuação para quem também tem interesse em outros cursos, como Direito.

Clínica e cirúrgica

Quando pensamos em um médico veterinário, é comum vir à mente a imagem de um profissional ao lado de animais domésticos, em uma clínica, não é mesmo? Essa, de fato, é uma das áreas mais famosas, ao lado da cirúrgica.

Desse modo, se o que chama a sua atenção na Medicina Veterinária é a possibilidade de realizar o atendimento clínico de animais domésticos e silvestres ou fazer intervenções cirúrgicas para garantir o bem-estar dos bichinhos, vale a pena prestar atenção nessa carreira.

Um profissional da Medicina Veterinária que atua na clínica ou na cirurgia pode escolher no que se especializar, como no atendimento a animais domésticos: cães e gatos. Outra opção é atender de forma generalizada, desde animais silvestres resgatados, como onças e lobos-guará, até espécies menores, a exemplo das aves.

O propósito dessa área de atuação é identificar as necessidades e patologias dos animais, definindo quais procedimentos são os mais indicados para restaurar o bem-estar deles, como o uso de medicamentos, vacinação e cirurgias. O profissional pode empreender no próprio consultório, mas também tem a opção de ser um colaborador de clínicas e hospitais.

Anestesia

Diversos procedimentos médicos precisam contar com o trabalho de um anestesiologista, e na Veterinária isso não poderia ser diferente. Esse profissional garante a aplicação de substâncias que ajudam na redução da dor e do desconforto em processos clínicos ou cirúrgicos.

Para seguir nessa área, é importante saber que é responsabilidade do anestesiologista acalmar o animal para que seja possível dar continuidade aos procedimentos. Desse modo, ser uma pessoa corajosa é fundamental, pois esse trabalho não envolve apenas espécies domésticas e de pequeno porte, mas também bichos como onças.

Como é o mercado de trabalho de cada uma dessas áreas?

O mercado de trabalho para a área da Medicina Veterinária, no geral, é muito favorável. Não é à toa que a média salarial para um profissional formado nesse curso é de R$ 3.939,17. Contudo, é importante prestar atenção em alguns segmentos que se destacam.

Enquanto as áreas clínica, cirúrgica e de anestesia são promissoras e oferecem diversas oportunidades no mercado, as de inspeção e jurídica ofertam menos vagas. Isso porque, geralmente, essas últimas estão associadas a cargos públicos. Desse modo, apesar de contar com benefícios como estabilidade e bons salários, requer uma menor entrada de novos profissionais.

Como escolher a área de atuação ideal para você?

Para escolher a área de atuação ideal para seguir na Medicina Veterinária, é importante, primeiramente, considerar as suas preferências. Afinal, é essa a carreira que vai acompanhar você por diversos anos de sua vida.

Além do mais, é necessário avaliar as suas expectativas para o futuro. A carga horária, a rotina de trabalho, a remuneração e as chances de crescimento profissional são características relevantes na hora de escolher uma área de atuação que esteja alinhada aos seus sonhos para a vida.

Por fim, a escolha de uma instituição de ensino de qualidade é indispensável. É por meio do espaço universitário que você vai ter a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimento técnico para atuar na área em que deseja. Portanto, avalie diversos critérios antes de tomar a decisão de onde estudar.

Conhecer as diversas áreas da Medicina Veterinária permite ter mais noção de onde você quer atuar. Dessa maneira, é possível começar a se preparar para desenvolver as competências necessárias para se tornar um profissional de sucesso no segmento que combina com o seu perfil.

Conte com uma instituição de ensino comprometida para preparar você para assumir as melhores posições no mercado de trabalho. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0