8 principais áreas da Administração que você precisa conhecer

áreas da administração

Ainda não decidiu em qual das áreas da Administração você prefere atuar? Assim como escolher uma faculdade, decidir qual segmento seguir não é uma tarefa fácil, principalmente diante de tantas opções disponíveis no mercado.

No entanto, quanto mais você conhece a diversidade de segmentos que essa formação oferece aos alunos, mais chances tem de encontrar a área que melhor se encaixa nas suas expectativas de carreira e nos seus planos pessoais.

É por isso que, neste post, vamos apresentar as 8 principais áreas da Administração e explicar as particularidades de cada uma delas. Acompanhe e encontre a melhor opção para você seguir!

Quais as principais áreas de atuação?

O curso de Administração oferece grandes vantagens por conta da sua ampla diversidade de áreas. Isso é possível porque a grade curricular oferece disciplinas dos mais variados eixos do conhecimento, como finanças, humanas, marketing, planejamento, entre muitos outros.

Desse modo, em cerca de 4 anos, esse curso é capaz de formar um aluno interdisciplinar — uma das características mais procuradas no mercado atualmente. Por esse motivo, existem tantas áreas de atuação para um profissional formado em Administração.

Entretanto, existem algumas áreas que estão em alta e que oferecem mais vantagens de carreira. A seguir, listamos 8 das principais. Confira!

1. Auditoria

Se você é uma pessoa analítica, organizada e tem facilidade em perceber detalhes, esse pode ser o segmento ideal para você! A Auditoria cuida para que todos os setores de uma empresa realizem práticas de acordo com as regras e os objetivos financeiros da instituição. É preciso ser observador nessa área, a fim de identificar também quais são os fatores que atrapalham a companhia a atingir as suas metas.

2. Gestão Financeira

O setor financeiro é um dos mais importantes dentro de uma organização. É ele que cuida para que todas as despesas sejam devidamente pagas, planeja os gastos, avalia os riscos de investimentos, entre outras ações que garantem a saúde das finanças do negócio.

Gostar de números é uma característica que vai ajudar muito quem quer seguir essa área. A Gestão Financeira é responsável por todo o planejamento, pelos diagnósticos do estado econômico do negócio e pela análise dos próximos passos que a empresa pode dar sem se prejudicar monetariamente.

3. Planejamento Estratégico

Um negócio que não tem um planejamento estratégico está fadado ao fracasso. É com base nessa medida que é possível identificar os pontos fracos da empresa e melhorá-los, assim como investir em seus pontos fortes.

O administrador que trabalha nessa área é responsável por integrar um time para a tomada das decisões mais importantes para o crescimento da companhia. Definir metas de curto, médio e longo prazo, assim como criar um plano de ação para alcançá-las, é uma das principais funções do planejamento estratégico.

4. Logística

Você sabia que existe uma área que cuida especificamente do estoque, do transporte e da distribuição dos produtos e materiais? É da Logística que estamos falando. Um profissional de Administração pode atuar nesse setor, realizando procedimentos e medidas para otimizar todos esses processos.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

5. Consultoria

A consultoria é um serviço muito procurado por diversos negócios. Muitas empresas não têm uma equipe administrativa e procuram por prestadores terceirizados para manter a organização interna.

Um aluno formado em Administração pode ser um consultor, seja em uma empresa própria desse segmento, seja trabalhando por conta própria. Nesse caso, é fundamental dominar diversas técnicas de gestão de negócios, dos mais variados portes, para atender às demandas de todos os clientes.

6. Administração de RH

A área de Recursos Humanos é responsável pela gestão da equipe de colaboradores de uma empresa. As funções são diversas, desde a definição da remuneração dos cargos, até a contratação e treinamento de novos funcionários.

Ter habilidades de relacionamento interpessoal é um requisito importante para trabalhar nesse setor. Afinal, o administrador será responsável por direcionar os colaboradores e ensinar a cultura organizacional da empresa.

7. Comércio Exterior

As Relações Internacionais não param de crescer. Por isso, estar por dentro das políticas e do mercado de diferentes países é essencial para quem pretende seguir na área de Comércio Exterior. Além disso, aprender mais de um idioma é fundamental para manter uma boa comunicação.

Esse é o setor responsável por gerenciar as negociações comerciais entre empresas de diferentes países. Se você se interessa por outras culturas e acompanha regularmente as notícias, sejam elas nacionais ou internacionais, essa pode ser uma área da Administração interessante para seguir.

8. Gestão de Marketing

As técnicas de Marketing são cada vez mais necessárias para a prospecção e fidelização de clientes de uma companhia. Aqui, o administrador é responsável por estudar o comportamento do público-alvo, avaliar e buscar melhorias na imagem externa da empresa, promover estratégias para melhorar a posição e a visibilidade do negócio no mercado, entre várias outras ações.

Como escolher a área de atuação ideal?

Viu como existem diversas opções de carreira em Administração? No entanto, com tamanha variedade de setores no mercado, é comum ficar em dúvida de qual área de atuação escolher. Para solucionar esse problema, é fundamental avaliar algumas questões, como:

  • afinidades — levar em consideração as suas habilidades pessoais é uma maneira de encontrar uma área que você se identifique e se visualize desempenhando as funções na prática;
  • perspectiva de carreira — pergunte-se como e onde você quer estar nos próximos 10 anos (pretensão salarial, cargo, estabilidade financeira, entre outros pontos) e selecione as áreas que podem atender às suas expectativas dentro desse prazo;
  • remuneração — o salário provavelmente não é a única característica que você vai avaliar na hora de escolher um segmento para atuar, mas é importante verificar se o valor que você vai receber está de acordo com o estilo de vida dos seus planos;
  • rotina — o dia a dia de cada profissão também é algo para se analisar antes de escolher o que seguir, e uma forma de fazer isso é conversando com profissionais formados na área para saber como é o trabalho na prática.

Qual a importância de escolher uma boa instituição?

Além da escolha do curso, você também vai precisar pesquisar bastante na hora de decidir o centro universitário, faculdade ou universidade para estudar. A instituição de ensino faz toda a diferença na hora de definir o seu futuro, pois é nesse espaço que você vai receber todas as instruções para a sua formação.

Por isso, a qualidade de ensino da instituição é indispensável para que você se torne um profissional de sucesso. Desse modo, antes de escolher onde fazer o curso, avalie alguns pontos, como:

  • estrutura do local — salas de aula, biblioteca com livros de Administração disponíveis para empréstimo, refeitórios etc.;
  • grade curricular do curso;
  • equipe docente;
  • localização do campus; entre outras questões relevantes para ter um bom aprendizado.

Conhecer as diferentes áreas da Administração é uma maneira de planejar a sua carreira e focar nos setores de atuação que você melhor se identifica. Assim, é possível se sentir mais confiante para entrar no mercado de trabalho e conseguir o emprego dos sonhos.

Gostou de saber mais sobre a diversidade de segmentos da Administração? Se sim, compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0