5 dicas de ouro para uma boa apresentação de trabalho

apresentação de trabalho

Você também sente insegurança quando precisa fazer uma apresentação de trabalho? Pois saiba que a maioria dos estudantes sofre com esse problema. Afinal, é preciso não apenas ter um preparo adequado, como também uma boa gestão de tempo.

Além disso, a apresentação representa todo o trabalho e os esforços empregados na atividade solicitada pelo professor. Por isso, precisa refletir que o estudante de fato se empenhou na tarefa.

Para fazer uma apresentação de trabalho de sucesso, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar 5 dicas para você se dar bem perante o seu professor. Confira!

1. Faça um brainstorming

Se formos traduzi-la ao pé da letra, a expressão brainstorming significa “tempestade de ideias” em português. De modo geral, esse é o nome dado às reuniões nas quais os participantes de um grupo dão ideias para tentar solucionar um determinado problema.

Na faculdade, esse seria o momento em que você e os demais integrantes do seu grupo — caso haja um — se reúnem para decidir o que será feito por cada um na apresentação. Essa etapa é fundamental para que todos sejam responsáveis por tarefas de mesmo peso no trabalho, com o intuito de não deixar nenhum membro sobrecarregado.

2. Prepare um roteiro para a apresentação

Definidas a abordagem do trabalho e as responsabilidades de cada pessoa, chegou a hora de fazer um roteiro para a apresentação. Isso é importante para que todos tenham o mesmo tempo de fala, sem ultrapassar o limite estipulado pelo professor.

A preparação do roteiro também ajuda a manter a coerência e coesão da apresentação, de forma a deixar claro o conteúdo para o público que a acompanha. Além disso, é fundamental para que você possa organizar o seu tempo de estudo.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

3. Pense e organize o layout

Uma forma de fazer com que a sua audiência não perca o foco na apresentação é contar com bons slides, que devem resumir, de forma simplificada, o que está sendo dito.

Para ter sucesso nessa etapa, reserve um momento da preparação da apresentação para estipular um layout para os slides e organizar as informações que serão mostradas. Isso pode ser bem trabalhoso, portanto, não deixe para fazê-lo de última hora!

4. Invista em aspectos visuais

Como dissemos no tópico anterior, a apresentação do trabalho precisa ser acompanhada de slides. Nesse sentido, investir em recursos visuais pode ser uma boa forma de aumentar a clareza das informações.

Uma opção é aproveitar esse espaço para adicionar tabelas e gráficos ao trabalho. Porém, para manter a apresentação clara e confiável, é importante colocar legendas e dados sobre as fontes consultadas.

5. Domine e ensaie a apresentação

Por fim, para fazer uma apresentação de trabalho bem-sucedida, é preciso ensaiar bastante para ter todo o conteúdo na ponta da língua. Dessa forma, você não precisará ler as anotações, fazendo com que a explanação seja mais clara e interessante para a plateia.

Como vimos, montar uma apresentação de trabalho de sucesso não é nenhum bicho de sete cabeças: basta encontrar a motivação para estudar e seguir as nossas dicas que você terá um ótimo desempenho!

Se você gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá nossos conteúdos mais recentes diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0