Como aprender com os erros e evoluir a partir deles? Descubra!

aprender com os erros

Como você lida com as suas falhas? Aprender com os erros e se permitir evoluir a partir deles é um passo fundamental para o desenvolvimento pessoal e para melhorar diversas habilidades comportamentais importantes, como a inteligência emocional, o autoconhecimento e a empatia.

Conversar sobre esse assunto é muito necessário, pois a maioria das pessoas enxerga o erro como algo puramente ruim. Essa visão faz com que, quando ele ocorra, reações de distanciamento, frustração e negação apareçam com frequência.

No entanto, o erro pode sim ser algo positivo, pois permite novos aprendizados. É por esse motivo que vale a pena ressignificar a forma que você lida com as suas próprias falhas. Neste post, vamos dar algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Acompanhe e saiba mais!

Reconheça que errou

Para começar, que tal reconhecer onde foi que você errou? Essa é uma atitude de humildade e que faz toda a diferença. Além disso, permite um maior autoconhecimento e mais responsabilidade sobre as próprias ações.

Quando o problema afeta a outras pessoas, ter a capacidade de reconhecer as falhas também ajuda a melhorar o relacionamento interpessoal. Tudo isso contribui para a criação de vínculos mais estreitos e, até mesmo, de networking

Anote os erros que cometeu

As falhas cometidas não foram aceitáveis e você gostaria de evitá-las? Então, que tal começar a anotar tudo aquilo que não deseja mais repetir? Esse é um exercício interessante para ter mais consciência sobre o contexto que levou ao erro, facilitando a tomada de decisões no momento em que situações parecidas ocorrerem de novo.

Não se deixe levar pela emoção

Você cometeu alguns erros em entrevistas de emprego ou em outra ocasião importante e isso afetou o seu estado emocional? Primeiramente, saiba que isso é totalmente natural, pois lidar com a frustração não é uma tarefa fácil.

Mas, para evitar que as falhas tragam graves consequências, é essencial ter um bom controle emocional. Desse modo, aprenda a lidar melhor com os erros, de modo a não deixar que eles tomem conta dos seus sentimentos, causando reações e comportamentos inapropriados para o momento.

Aprenda a tirar proveito do seu erro

Já parou para pensar que diversos problemas que ocorrem no seu dia a dia são mais comuns do que parecem? Por exemplo, existem vários erros de recém-formados com os quais os ambientes de trabalho já estão acostumados a lidar.

Isso significa que está tudo bem errar sempre? Não. No entanto, você pode tirar proveito desse tipo de situação para pedir conselhos, aprender novas técnicas que evitam problemas, entre vários outros benefícios que podem ser encontrados no contexto.

Disponha-se a fazer diferente

O importante mesmo, ao se deparar com uma situação de erro, é não deixar se afetar tanto e saber que, da próxima vez, tudo pode ser diferente, certo? Para isso, as suas atitudes são fundamentais.

Assumir uma postura responsável frente às próprias falhas, aprender a se comunicar e a pedir desculpas, sempre que necessário, assim como traçar estratégias para evitar novos erros é a melhor maneira de lidar bem com todos esses imprevistos.

Assim, aos poucos, você consegue aprender com os erros e fazer com que um problema se transforme em uma ótima lição. Gostou da ideia? Então, tente praticá-la no dia a dia, até tirar de letra esse tipo de situação.

Este conteúdo foi útil para você? Curta a nossa página no LinkedIn e o nosso canal no YouTube para ter acesso a mais informações sobre Educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0