Aprenda como ter um bom perfil profissional nas redes sociais!

Já foi o tempo em que os recrutadores se baseavam apenas nas entrevistas e currículos para avaliar um bom candidato. Com o advento das redes sociais na internet, esse elemento se tornou um parâmetro forte na hora da seleção. Por conta disso, para conseguir um emprego hoje em dia, é necessário transformar seu perfil pessoal em um perfil profissional nas redes sociais.

Essa mudança exige utilizar fotos profissionais e prestar atenção quanto ao conteúdo postado. Também deve-se ficar atento à rede de relacionamentos que você possui online.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça dicas primordiais para criar e manter um bom perfil profissional nas redes. Confira!

Utilize fotos profissionais

Já dizia o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. E, atualmente, o primeiro contato que os recrutadores têm com o candidato é pelas redes sociais. Nesse sentido, possuir um bom visual online constrói credibilidade, o que aumenta as chances do profissional de ser convocado para a fase de entrevistas.

Sendo assim, utilize como imagem de perfil uma foto nítida, bem iluminada e na qual você esteja sorrindo. É preciso transparecer simpatia. Mas não vale foto na praia. Se possível, contrate um profissional para produzir um ensaio onde você esteja bem vestido e as fotos tenham qualidade. Assim, seu perfil profissional nas redes sociais será bastante atraente.

Tenha atenção ao conteúdo das postagens

Após pensar na sua aparência, agora preste atenção no conteúdo que você posta. Você já deve ter visto inúmeros casos de funcionários que perderam o emprego por conta de postagens infelizes em seus perfis nas redes sociais, certo? Então não caia nessa!

Verifique se suas postagens não têm cunho racista, homofóbico ou machista, por exemplo. É inaceitável, para uma empresa, contratar alguém que vá contra os direitos humanos. Também evite ficar postando indiretas maldosas para colegas e chefes. É preciso demonstrar uma postura ética.

Cultive bons relacionamentos nas redes sociais

Com uma boa foto no perfil e postagens interessantes e cativantes no feed, você está perto de ter um excelente perfil profissional nas redes sociais. O próximo passo é demonstrar bons relacionamentos, ou melhor, o networking online. Os recrutadores adoram reparar se seus amigos ou os perfis que você segue são de pessoas relevantes.

Sendo assim, faça amizade com pessoas de destaque na sua área. Donos de empresas, gerentes e funcionários bem-sucedidos podem dar um upgrade no seu perfil. Além disso, esses podem ser uma grande motivação para que você desenvolva habilidades profissionais surpreendentes.

Faça uma limpeza

Agora que você sabe como construir o seu perfil profissional, chegou a hora de fazer uma limpeza. Remova tudo aquilo que não condiz com a imagem que você quer passar aos recrutadores. Isso vai desde aplicativos, postagens e outros assuntos que não sejam relevantes para a carreira.

Outra dica que vale para esse contexto, é verificar a marcação de fotos e posts. Muitas vezes seus amigos postam aquela foto comprometedora da última balada que vocês foram juntos. Isso não é interessante aparecer no seu perfil. Desative ou configure para você autorizar a marcação.

Essas foram algumas dicas fundamentais para ter um bom perfil profissional nas redes sociais. É importante manter a autenticidade tanto fora quanto dentro da internet. Portanto, seja você mesmo. Não poste fotos falsas ou postagens de assuntos sobre os quais você desconhece. Lembre-se de que os recrutadores têm um faro perfeito para detectar mentiras.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos seguindo as nossas páginas no Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Linkedin.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *