Adaptabilidade: entenda a importância no mercado de trabalho e como desenvolver

adaptabilidade

Em um mercado de trabalho que passa por mudanças cada vez mais rápidas e constantes, é fundamental que o profissional tenha as características certas para que possa se destacar.

Nesse cenário, surge a importância da adaptabilidade: a capacidade de o indivíduo conseguir se adaptar às rápidas mudanças e sobreviver às reviravoltas. Esse é, portanto, um atributo comportamental e emocional de extrema necessidade para conseguir bons resultados em sua carreira.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar a você o que é adaptabilidade, por que ela é essencial no mercado de trabalho e como desenvolver essa característica. Continue a leitura e acompanhe!

O que é adaptabilidade?

Explicando de forma bem simples, a adaptabilidade nada mais é do que a capacidade de o ser humano se adaptar às transformações em sua vida, tanto no aspecto pessoal como profissional. É ela que nos garante a habilidade de evolução para que possamos sobreviver às mais diversas circunstâncias.

Ao desenvolver essa capacidade, o indivíduo passa a entender e aceitar as mudanças em sua vida, enxergando o seu lado positivo.

Se o aluguel do imóvel onde mora ficou muito caro, por exemplo, uma pessoa poderá:

  • desesperar-se, pensando em como pagar o novo valor;
  • aproveitar essa oportunidade para encontrar um lugar mais próximo ao trabalho, o que a ajudará a economizar combustível.

No segundo caso, ela demonstrou a adaptabilidade.

Por que a adaptabilidade é essencial no mercado de trabalho?

Muitas pessoas têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho por não ter o preparo ou o aperfeiçoamento profissional necessário. Se esse é o seu caso, saiba que a adaptabilidade está entre as competências que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores.

Isso porque as mudanças advindas com a era digital afetaram não apenas as comunicações, mas também a forma como os trabalhos são executados. Nesse cenário, ganhou importância o Quociente de Adaptabilidade (QA), que mede a capacidade de adaptação de um profissional ao precisar enfrentar qualquer tipo de problema em um ambiente de rápidas e frequentes mudanças.

Dessa forma, para ter uma boa capacidade de adaptação, é preciso que o indivíduo tenha flexibilidade para lidar com os diversos cenários encontrados, interesse de ir atrás das novidades no setor, coragem para enfrentar as mudanças e resiliência para superar as crises.

Como desenvolver essa característica?

Viu só como a adaptabilidade é importante para que você tenha uma nova perspectiva de carreira? Se trabalhada da forma correta, ela pode até mesmo ajudar você a conciliar a sua vida pessoal e profissional!

Quer descobrir como desenvolver essa característica? Então, continue a leitura e veja algumas dicas, a seguir!

Busque o autoconhecimento

Praticar o autoconhecimento é parte fundamental da adaptabilidade, pois é dessa forma que você conseguirá visualizar os seus pontos fortes e fracos e saber onde precisa melhorar, levando ao crescimento profissional.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Essa prática ajuda não apenas a conhecer os seus limites, como também a aprender com os erros cometidos no passado. Com isso, você conseguirá se adaptar às situações para prever quando os problemas estiverem prestes a ocorrer novamente e aplicar as soluções de prevenção.

Saia da sua zona de conforto

Muitas vezes, ficamos presos à nossa zona de conforto por conta de alguma experiência negativa que fez com que criássemos uma crença limitante sobre nós mesmos, que acaba impedindo o nosso crescimento tanto pessoal como profissional.

É isso o que ocorre quando alguém deixa de se candidatar a uma vaga porque acredita não ser bom o bastante para ela, por exemplo. Para superar esse problema, é importante questionar esse sentimento de inferioridade de forma racional. Afinal, ter falhado uma vez não significa que você não seja competente, certo?

Aceite ajuda quando necessário

Em geral, as pessoas têm muita dificuldade para aceitar ajuda, seja por orgulho, seja por vaidade. Afinal, essa ação implicaria em assumir que o modo como elas estão fazendo algo está errado ou não é o mais indicado. É o que acontece, por exemplo, quando o médico nos receita um descanso de 8 dias para tratar de uma lesão, mas não cumprimos por achar que é tempo demais ou que não há necessidade.

A necessidade de ter o controle de tudo pode engessar o trabalho e prejudicar o seu crescimento. Por isso, aceite a ajuda dos outros, mesmo que sejam apenas dicas ou opiniões. Elas certamente serão de grande valia no momento de se adaptar a uma situação desfavorável!

Tenha abertura para o novo

Não é só o mercado que está em constante mudança, mas as tecnologias também, o que faz com que as formas de desempenhar as atividades passem por melhorias regularmente.

Nesse cenário, é fundamental que o profissional esteja sempre em busca das novidades do seu setor, para que possa se adaptar às transformações em sua carreira. Para isso, manter o hábito da leitura e participar de feiras e eventos da área é de extrema importância!

Seja otimista

Já falamos sobre a importância de evitar as crenças limitantes. Nessa mesma linha de raciocínio, é necessário que o profissional mantenha o otimismo em seu trabalho, priorizando os pontos positivos de uma experiência.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais positiva sobre o mundo, reconhecer boas oportunidades e adaptar-se com maior facilidade às mudanças.

Procure sempre a capacitação

Por fim, para desenvolver a adaptabilidade, é preciso estar sempre em busca de conhecimento. Ele pode ser adquirido de forma simples, como assistindo a filmes e praticando o hábito da leitura. Além disso, é possível buscar por mais capacitação.

Para isso, invista em cursos de idiomas ou sobre assuntos relacionados à sua área; participe também de workshops, eventos e palestras. Apostar em uma segunda graduação ou pós-graduação também é uma boa ideia, ainda mais com o crescimento e a valorização do ensino a distância.

Como vimos, a adaptabilidade é uma característica fundamental para o desenvolvimento profissional de qualquer pessoa. Afinal, é graças a ela que o indivíduo conseguirá superar qualquer adversidade encontrada no ambiente de trabalho, podendo encontrar soluções para os problemas rapidamente e tomar decisões de maneira acertada.

Se você gostou de aprender sobre a adaptabilidade, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, nossos próximos conteúdos serão enviados diretamente para o seu e-mail!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0