7 séries baseadas em fatos reais que vão te ajudar a estudar História

séries baseadas em fatos reais

Em meio a tantos temas que os estudantes têm que conhecer para conseguir entrar no ensino superior, às vezes fica difícil assimilar tudo. Nessas horas, um hábito que pode ajudar bastante é assistir a séries baseadas em fatos reais. Com esse tipo de conteúdo, você pode aprender mais e deixar de lado o medo de não passar no vestibular.

As séries são especialmente interessantes para estudar história, pois elas ajudam a visualizar melhor outras épocas, lugares e personagens históricos. Além de oferecerem um bom aprendizado, assistir a uma boa série também é uma forma de relaxar e, assim, manter o equilíbrio entre estudos e lazer.

Quer saber quais séries baseadas em fatos reais você pode assistir para estudar História? A seguir, listamos 7 opções imperdíveis. Confira!

Melhores séries baseadas em fatos reais

Existem várias séries excelentes para estudar história. Por isso, separamos algumas das melhores para você.

1. Roma

Roma é uma série perfeita para quem quer entender um pouco mais sobre a época da Roma Antiga. A narrativa começa em torno do ano 52 a.C., quando o general Júlio César venceu a Batalha de Alésia, e apresenta vários acontecimentos históricos que vão até o período em que Otávio Augusto, sobrinho-neto de César, conseguiu fundar o Império Romano.

A série, principalmente a primeira temporada, foi bastante elogiada por retratar os fatos históricos e a cultura dos romanos com grande precisão. Por isso, você pode aprender bastante sobre esse povo ao longo dos episódios.

2. The Crown

Considerada uma das séries baseadas em fatos reais mais bem-sucedidas do streaming, The Crown acompanha a história da rainha Elizabeth II desde a sua ascensão ao trono britânico em 1952, quando ela tinha apenas 25 anos de idade. Assim, a série conta com várias passagens de tempo, cobrindo cerca de uma década de reinado por temporada.

Ao assistir The Crown, é possível conhecer também um pouco sobre o trabalho de importantes primeiros-ministros, como Winston Churchill e Margaret Thatcher, e acompanhar o desenrolar de vários acontecimentos políticos. A série ainda ajuda a entender como a família real britânica funciona como uma instituição que parece ter medo de mudanças e segue protocolos nem sempre agradáveis para seus próprios membros.

3. Versailles

Versailles é mais um drama de época que ajudará você a conhecer um pouco mais sobre figuras históricas de grande relevância para os seus estudos. Como o próprio nome já indica, a série é ambientada na França, durante o período em que o Palácio de Versalhes foi construído, no século XVII.

O enredo gira em torno do rei Luís XIV, que ficou conhecido como o “Rei Sol” e foi quem ordenou a construção do palácio para que a corte parisiense se mudasse para lá. Intrigas políticas e guerras que marcaram o período são alguns dos temas abordados ao longo da trama.

4. Vikings

Quem quer visualizar melhor como viviam os vikings não pode deixar de ver a série que leva exatamente o nome desse povo nórdico que viveu na Escandinávia durante mais ou menos 3 séculos. Vikings foca especificamente o começo da era viking, por volta do ano 793.

Os acontecimentos retratados nessa produção são inspirados em histórias parcialmente fictícias da tradição nórdica, eventos lendários que, a princípio, eram transmitidos oralmente. Mesmo assim, Viking também se baseia em registros históricos da época, o que a torna mais uma das melhores séries baseadas em fatos reais.

5. The Tudors

The Tudors é uma série que conta a história do rei Henrique VIII, que fez parte da Dinastia Tudor, uma das mais importantes da história da Inglaterra, e também ficou conhecido pelos diversos casamentos e execuções de esposas. A série começa quando Henrique VIII ainda é um jovem soberano, casado com Catarina de Aragão, e vai até a sua morte, aos 55 anos.

O início das vidas dos 3 filhos de Henrique VIII que vieram a governar após sua morte — Maria I, Eduardo VI e Elizabeth I — também são mostrados. Além de todo o drama familiar, The Tudors retrata muito bem o período da Reforma Protestante. Perseguições religiosas, guerras e traições punidas com a morte são temas recorrentes nessa série baseada em fatos reais.

6. Spartacus

Spartacus conta a história do escravo e gladiador de mesmo nome — Espártaco, em português — que viveu na Roma Antiga e liderou uma grande revolta de escravos. A Terceira Guerra Servil, como o evento ficou famoso, ocorreu entre 73 e 71 a.C. e envolveu mais de 120 mil pessoas.

A série acompanha o protagonista desde o início do seu treinamento até ele se tornar uma lenda viva entre os gladiadores, além dos eventos que levaram à revolta e às grandes batalhas do conflito. Para quem está estudando a Roma Antiga, esta é mais uma série imperdível.

7. The Borgias

A produção conta a história dos Bórgias, uma família hispano-italiana de grande destaque no período do Renascimento. Protagonizada por Rodrigo Bórgia, que entrou para a história como o Papa Alexandre VI, a série mostra como as intrigas políticas do período envolviam desde a alta sociedade até o clero e os monarcas europeus.

Como dissemos, séries baseadas em fatos reais como as que listamos são ótimas para quem quer aprender um pouco mais de História. No entanto, é importante você se lembrar de que essas produções costumam misturar fatos históricos com ficção, que os roteiristas criam para impulsionar a narrativa na direção que eles querem.

Por isso, você não deve considerar todas as situações às quais assiste nas séries como se fossem a mais pura verdade. A melhor maneira de utilizar esses conteúdos para estudar história é pesquisar sobre as figuras históricas e acontecimentos retratados para se informar mais sobre eles e, assim, saber diferenciar o que é verdade do que é apenas ficção.

Com isso em mente, você vai aproveitar as séries baseadas em fatos reais da melhor forma possível, absorvendo o aprendizado que elas proporcionam e ainda usufruindo de bons momentos de lazer. Desse jeito, é possível estudar história de uma forma diferente para aprender ainda mais.

Então, já conhecia as séries baseadas em fatos reais que listamos neste post? Antes de ir, deixe um comentário contando o que você acha de utilizar esse tipo de conteúdo para estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0