5 dicas para fazer um bom currículo sem experiência

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por uma oportunidade de emprego quase sempre tem início com a elaboração do currículo do candidato. No entanto, a situação pode ser um pouco mais complicada para quem não dispõe de bagagem. Nesses casos, a dúvida mais comum é: como fazer um bom currículo sem experiência?

O cenário se assemelha a um dilema: as empresas buscam candidatos experientes, mas, para que este adquira conhecimentos e vivências práticas, é necessário que alguém os contrate.

Apesar disso, é possível fazer um currículo que desperte a atenção dos recrutadores mesmo sem experiência profissional — basta valorizar outras competências e capacitações como formação educacional, projetos estudantis ou um intercâmbio, por exemplo.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e descubra 5 dicas incríveis para fazer um bom currículo sem experiência.

1. Destaque a formação escolar

Você pode até não ter muitos anos de prática profissional, porém, certamente tem muito conteúdo adquirido por meio de sua formação escolar. Então, aproveite para elencar todos os cursos realizados ao longo dos anos — nesse campo vale citar desde os cursos de idiomas e informática até os de nível superior.

Também é possível descrever as suas principais habilidades e qualificações, além de citar cursos profissionalizantes, especializações e demais competências que você tiver.

2. Valorize as atividades acadêmicas

A maioria das pessoas em início de carreira considera que possui pouca ou nenhuma experiência profissional na área pretendida, no entanto essa mesma parcela ignora que as suas vivências acadêmicas podem ser tão importantes quanto a bagagem adquirida no mercado de trabalho.

Por isso, na hora de elaborar o currículo, não deixe de relacionar as atividades mais marcantes de sua trajetória estudantil, como atuação na organização de eventos, participação em grêmio escolar, projeto de iniciação cientifica ou mesmo o seu TCC — afinal, o currículo é uma excelente forma de contar ao mundo as suas realizações.

3. Inclua a participação em projetos humanitários

Seja para ajudar o próximo, conhecer novas pessoas ou se engajar em uma causa nobre, os trabalhos voluntários são cada vez mais reconhecidos e admirados em nossa sociedade.

Porém, o principal motivo pelo qual a prática vem se tornando tendência entre o público jovem é um pouco mais objetivo: enriquecer o currículo profissional para aumentar as chances de conquistar um bom emprego.

Muitas organizações valorizam esse tipo de atividade, principalmente se ela for relacionada à sua área de atuação no mercado. Além disso, o profissional que se dedica a uma causa demonstra que possui atributos e qualidades altamente desejadas dentro de uma empresa.

Portanto, inclua a sua participação em projetos sociais, humanitários e assistenciais e aumente as suas chances de ser selecionado para a tão sonhada entrevista de emprego.

4. Informe sobre certificações

Ao longo dos anos, adquirimos diversas certificações — desde a conclusão do ensino fundamental até as especializações. E mesmo que alguns desses certificados não tenham absolutamente nada a ver com a vaga para a qual você está se candidatando, mencioná-los ainda é uma boa estratégia.

Além de demostrar que você é um profissional interessado em aprender novas habilidades, as certificações também passam a ideia do quanto você considera fundamental se manter atualizado em diferentes áreas.

5. Cite hobbies

Citar seus hobbies favoritos pode ser um importante diferencial, já que essas atividades mostram ao recrutador algumas de suas características e traços de personalidade que provavelmente não seriam identificados tão cedo.

A prática de ioga, por exemplo, indica que você é uma pessoa equilibrada e disciplinada, enquanto jardinagem e fotografia sugerem que você possui um bom olhar estético.

Como você pode ver, a falta de experiência não é um fator tão determinante assim quando o assunto é a elaboração de um currículo. No entanto, para se destacar entre os demais candidatos, é fundamental realizar uma graduação em uma universidade reconhecida por sua qualidade de ensino.

Assim, além de adquirir o melhor conhecimento, você ainda obtém uma valiosa bagagem acadêmica que fará toda a diferença em seu futuro — tanto pessoal quanto profissional.

Entre em contato com a Cruzeiro do Sul Educacional e descubra que um currículo sem experiência não faz diferença quando a graduação é de qualidade.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *