4 questões sobre Engenharia Mecatrônica que você precisa conhecer

Sanar todas as suas dúvidas antes de ingressar em um curso de uma Universidade é essencial para garantir a melhor escolha. Portanto, se você já considerou estudar alguma área da engenharia, está na hora de entender mais sobre a engenharia mecatrônica, um curso em expansão e com mercado promissor para os próximos anos.

Quer saber todas as questões de Engenharia Mecatrônica que você precisa conhecer antes de tomar uma decisão? Então, continue a leitura e descubra!

1. O que é o curso de engenharia mecatrônica?

Esse curso na área das engenharias tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na automação de equipamentos. Ou seja, ele forma pessoas que vão criar máquinas e planejar projetos para indústrias.

Além disso, o curso também prepara profissionais para atuar na manutenção e melhoria desses equipamentos, permitindo que desenvolvam aparelhos para uso doméstico e residencial.

2. O que é estudado no curso de engenharia mecatrônica?

Por ser um curso de engenharia, existe um currículo básico para a engenharia mecatrônica que inclui disciplinas da área de exatas (como cálculo e geometria analítica), programação de computadores básica, física e química básica, entre outras.

Porém, ao longo do curso o aluno estuda conteúdos mais relacionados com a área mecatrônica. Eles incluem matérias de eletrônica, elétrica, materiais, sistemas no geral, fabricação de produtos e robótica.

Dessa forma, a principal carga horária do curso de engenharia mecatrônica está nos conteúdos de matemática e física, apesar de envolver disciplinas relacionadas a outras áreas do conhecimento.

3. Onde o engenheiro mecatrônico pode trabalhar?

Depois de formado, o engenheiro mecatrônico tem uma série de oportunidades para a atuação profissional. O principal foco são as indústrias, principalmente as relacionadas ao petróleo e automobilísticas.

Porém, o campo de atuação não para por aí! Por ter muitos conhecimentos em robótica e programação de computadores, alguns engenheiros mecatrônicos estão migrando para essas áreas. Eles atuam na programação de softwares, automação de processos em empresas e até na construção de robôs dos mais diversos tipos.

4. Como está o mercado de engenharia mecatrônica?

O mercado profissional para a engenharia mecatrônica está aquecido. Isso significa que surgem novas oportunidades a cada dia por meio de um curso que permite inserção nos mais diversos tipos de empresas e indústrias.

A tecnologia está avançando rapidamente e ganha espaço dentro de organizações dos mais diversos tipos. Nesse sentido, muitas empresas investem na automação de processos e atividades de forma a potencializar a produção.

Ainda existem softwares que permitem uma gestão com mais qualidade. Tudo isso demanda a atuação de um engenheiro mecatrônico atualizado e que saiba lidar com as inovações tecnológicas da atualidade.

O momento de escolher uma profissão pode ser confuso. Porém, com as informações certas você estará pronto para escolher o curso com o qual mais se identifica e se preparar para uma carreira de sucesso. Nesse aspecto, a engenharia mecatrônica pode ser a sua melhor opção.

A boa notícia é que a Cruzeiro do Sul Educacional oferece essa opção de curso aos alunos. Acesse nosso site e saiba mais sobre a área!