Nota do MEC: entenda como funciona

Entender como a nota do MEC funciona pode servir como parâmetro na escolha da instituição e do curso superior que se quer fazer. Esse discernimento dará melhores critérios para saber onde estudar, que curso fazer e o que esperar da instituição escolhida.

Pense que ingressar na graduação a qualquer custo, sem verificar se o local escolhido é credenciado pelo MEC e está habilitado a oferecer uma formação realmente boa, não vale a pena.

Se quer entender melhor tudo isso, continue lendo este post e aprenda com as informações a seguir.

O que significa a nota do MEC em uma instituição de ensino?

Uma instituição de ensino superior que é bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) em suas diversas formas de avaliação representa o local ideal para que você possa se graduar.

Se o desempenho da faculdade, universidade, centro universitário ou instituto federal estiver abaixo do mínimo tolerável pelo MEC, ela pode ser descredenciada e fazer com que o diploma obtido ali não tenha validade.

A fim de evitar esse tipo de transtorno, a seguir vamos explicar como a avaliação é feita nas instituições. Confira!

Como é feita a avaliação do MEC para as universidades?

Todas as instituições de ensino superior são avaliadas por critérios estipulados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como principais critérios a qualidade da instituição e dos cursos mais o desempenho dos estudantes.

Destrinchando um pouco melhor esses aspectos centrais, alguns dos principais pontos avaliados são:

• projeto pedagógico da instituição e dos cursos;
  • nível de formação e qualificação do corpo docente;
  • infraestrutura;
  • responsabilidade social;
  • gestão da instituição.

Existem, ainda, alguns outros aspectos avaliados, que exploramos a seguir.

Quais avaliações impactam a nota do MEC?

Os principais critérios de avaliação que subsidiam a nota do MEC são Enade, CPC e IGC. Não precisa se preocupar com tantas siglas, pois vamos explicar cada uma delas para você. Prossiga com a leitura para entender melhor.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação obrigatória aplicada em todas as instituições de ensino superior aos alunos em início e final de curso a fim de averiguar os seus desempenhos.

Essa prova acontece a cada três anos, e os resultados são renovados periodicamente para que se tenha uma visão atualizada de como está o ensino superior no país.

CPC

O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) avalia individualmente cada curso superior. Ele é uma soma dos resultados obtidos no Enade com outros fatores, como as condições materiais do curso e a qualificação do corpo docente, satisfação dos alunos com a faculdade e outros aspectos comuns que tendem a impactar a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) faz uma média dos resultados obtidos no Enade e CPC, possibilitando uma visão global do ensino superior no Brasil.

Essa forma de avaliação também segue o ciclo de três anos, como acontece no Enade, e tem como nota mínima de aceite 3, e de excelência, 4 e 5.

As instituições que não atingirem a nota mínima podem ser descredenciadas do MEC, implicando o não reconhecimento de seus cursos. Isso pode impedir o aluno de participar de concursos ou mesmo ter dificuldades extras no momento de ingressar no mercado de trabalho.

Como essa nota pode influenciar o momento de decidir a universidade?

No site do Instituto Nacional de Pesquisa e Estatística Anísio Teixeira (Inep), responsável pela coleta e divulgação dos dados obtidos nessas avaliações realizadas pelo MEC, você pode verificar qual o desempenho das instituições e dos cursos que ofertam.

É primordial que você faça isso a fim de evitar decepções mais à frente, como enfrentar o sério problema de não ter o seu diploma reconhecido devido ao fato de o local onde escolheu estudar ter sido mal avaliado.

Tome um tempo para fazer essa pesquisa e escolher a instituição que realmente vai contribuir para a sua formação e sucesso profissional.

Se gostou de saber como a nota do MEC funciona, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar por dentro do melhor conteúdo estudantil.