Conhece os cursos de extensão universitária? Confira como eles ajudam na sua carreira

Você sabia que pode começar a sua trajetória acadêmica agora, mesmo sem ter ingressado em uma universidade? Isso porque as faculdades oferecem cursos de extensão universitária que podem ajudar — e muito — a sua carreira.

Continue a leitura e descubra o que são e quem pode realizar esses cursos de extensão, assim como todos os benefícios que eles geram para a sua formação profissional!

O que é um curso de extensão universitária?

Esse tipo de curso consiste em uma formação de curta duração — apenas algumas semanas — oferecida pelas universidades. Ou seja, é um curso que complementa a graduação, não fazendo parte dela obrigatoriamente.

Além disso, é uma modalidade que oferece conteúdos complementares à área de estudo do aluno, o que permite que ele se aprofunde em determinadas matérias de interesse. Assim, inclui atividades práticas, acadêmicas, culturais, entre outras, podendo ser bem diversas entre si.

Quem pode realizar?

Qualquer pessoa pode fazer um curso de extensão universitária, independentemente de possuir ou não vínculo com a instituição que o oferta. Portanto, não é exigido um diploma de graduação, nem mesmo uma comprovação de matrícula em uma universidade.

Dessa forma, ele é indicado para alunos que acabaram de se formar no ensino médio, como forma de conhecer o ambiente universitário e uma determinada área de conhecimento. Além disso, profissionais formados, estudantes com graduação em curso e demais pessoas interessadas podem se inscrever.

Como funciona?

Na prática, não existe um padrão de funcionamento para o curso de extensão universitária. Dessa forma, ele pode ser realizado tanto de forma presencial quanto a distância (EAD).

Isso significa que você pode realizar um curso desse tipo em qualquer universidade do país que oferte essa modalidade de formação. Com isso, você amplia o seu leque de oportunidades e de áreas do conhecimento.

Quais são os benefícios para a carreira?

Participar de um curso de extensão universitária oferece uma série de benefícios aos alunos, principalmente em relação à carreira. Descubra agora quais são eles!

Cria um diferencial no currículo

Um curso de extensão universitária agrega valor ao seu currículo. Isso porque o recrutador percebe a sua dedicação e vontade de aprender, características muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Além disso, você adquire conhecimento aprofundado em determinado tema, o que pode lhe ajudar a realizar funções e atividades dentro de uma empresa.

Permite o conhecimento aprofundado sobre uma determinada área

Um curso de extensão é focado em um conteúdo específico, dentro de uma determinada área do conhecimento. Dessa forma, ao participar desse tipo de formação, você tem acesso a uma série de informações relevantes e direcionadas para um mesmo assunto, o que pode ser utilizado na sua vivência profissional.

Facilita a escolha de um curso superior

Um curso desse tipo permite que você entre em contato com o ambiente universitário, assim como uma área do conhecimento. Dessa forma, você passa a entender qual o curso de graduação é o melhor para você, já que você adquire uma vivência inicial em determinada formação.

Auxilia na busca por um emprego ou estágio

Quando os alunos ingressam em uma universidade, geralmente não possuem vivências profissionais ou formação adicional na hora de buscar um estágio. Dessa forma, realizar um curso de extensão universitária pode fazer com que você se destaque desde o início da graduação, o que facilita a busca por um estágio ou emprego.

Os cursos de extensão universitária podem ser muito valiosos, tanto para a sua vivência pessoal quanto profissional. Portanto, busque informações sobre o que é oferecido pelas faculdades e escolha o melhor para você. Vale lembrar que, devido à possibilidade de realizar um curso no modelo EAD, você pode ampliar a sua procura e realizar um curso em qualquer estado do Brasil!

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail mais artigos como este!