5 dicas incríveis para conciliar estágio e TCC

Se dedicar a um ou ao outro? Calma! Sua vida não precisa se transformar em um drama quando entram em cena o estágio e TCC — Trabalho de Conclusão de Curso. Os dois são importantes para a sua formação, é inegável, pois ambos contribuem para o aprimoramento de seu curso e o desenvolvimento de suas habilidades.

Para conciliar as duas atividades, que tal realizar alguns ajustes? Há fases de nossa vida que temos que adequar nosso tempo e cotidiano para conseguir atingir nossas metas. Agindo assim, é possível concluir as etapas da graduação sem problemas e com muita tranquilidade.

Para fazer ajustes, é necessário flexibilidade e determinação. Pensando em lhe ajudar nessa missão, listamos 5 dicas importantes para conciliar estágio e TCC. Veja abaixo:

1. Tenha seus objetivos bem claros

Nem sempre é possível fazer tudo o que queremos. Às vezes, promover aquele encontro com a galera deve ficar para depois. Se as suas prioridades, na atualidade, são os estudos, deixe isso bem claro para você e passe a considerá-los como pontos importantes de seu cotidiano. O lazer fará parte da sua vida, mas no momento certo.

2. Livre-se do caos e não acumule tarefas

Durante a faculdade, você deixou acumular matérias? A vida estudantil simplesmente se transforma em um caos quando isso acontece. Portanto, você já sabe os efeitos de acumular tarefas, não é mesmo? Por isso, tenha cuidado no cumprimento de prazos e diga não à procrastinação.

3. Planeje seu dia e fique de olho no tempo

Provavelmente, você teve que fazer um projeto para seu TCC, certo? Lembra que você criou um cronograma de atividades? O objetivo de um cronograma é organizar as etapas que devem ser cumpridas para que o trabalho se realize. Facilita muito. Inspire-se nessa organização e planeje todas as tarefas do dia a dia também. Funciona!

Gerenciamento do tempo

Já foi difícil conquistar o primeiro estágio, certo? Depois dessa vitória, a próxima é conciliá-lo com seu TCC. Por isso, é importante que você gerencie o tempo de cada atividade. Ao estabelecer os limites, sua produtividade aumenta. A recomendação é ajustar o tempo de forma que você consiga concluir uma tarefa sem precisar do espaço da outra função.

4. Mantenha o engajamento no estágio e TCC

Uma das formas de não deixar o cansaço tomar conta é manter o engajamento. Como? Pense no seu objetivo e em tudo aquilo que será possível realizar depois de concluir bem o curso e tiver as competências desenvolvidas no estágio, que pode, inclusive, proporcionar uma efetivação. Isso trará mais ânimo, além de um sentimento de propósito.

5. Descanse, ninguém é de ferro

Chegou a hora mais gostosa e necessária: o descanso. Nem pense em ficar horas sem dormir produzindo o TCC. Nada de entrar madrugada afora. Você precisa de descanso para ter uma boa concentração, melhorar o raciocínio e continuar com ânimo para percorrer a jornada. Por essa razão, estabeleça também um horário para descanso e, claro, lazer!

A conciliação entre estágio e TCC pode ser alcançada, mas sem dedicação não é possível. Além dessas dicas, insira outras em seu cotidiano para melhorar ainda mais sua performance diária. Procure sempre ter disciplina, dessa maneira você consegue conquistar seus objetivos.

Muitas pessoas podem estar na mesma situação que a sua, que tal ajudar? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *