4 dicas para controlar o nervosismo em entrevistas e provas!

Conhecer algumas dicas para controlar o nervosismo em entrevistas e provas pode fazer com que você melhore o seu desempenho e potencialize as suas chances em momentos tão importantes como esses.

Em uma situação profissional, na qual se é avaliado, ou mesmo em uma oportunidade estudantil importante, como concorrer a uma bolsa de intercâmbio, compreender certos pontos se torna essencial.

Independentemente de qual seja o seu caso, continue lendo e entenda a importância do assunto por meio das dicas a seguir.

1. Prepare-se antes

Se a questão é a realização de uma prova, então se preparar antes significa tanto estudar pelo tempo necessário, para dar o seu melhor, quanto ter a calma para realizar o teste sem deixar a ansiedade minar essa oportunidade.

Na noite anterior à prova, procure dormir bem e fique longe de quaisquer situações que possam lhe causar preocupação. Faça uma refeição leve antes de ir dormir e não consuma alimentos muito pesados durante o exame.

No caso da entrevista, pesquise antes sobre a empresa e reveja também os requisitos da vaga. Avalie qual a melhor vestimenta e a postura a ser adotada naquela organização. Vá para essa chance pronto para mostrar o que tem de melhor. Fazendo isso, você se sentirá mais seguro e preparado.

2. Chegue com antecedência

O ideal é chegar com meia hora de antecedência tanto para entrevistas quanto para provas, e aqui explicamos o porquê: o correto é ter tempo suficiente para você rever quaisquer pontos que queira sem ficar ansioso ou entediado.

Não são raras as notícias de estudantes que chegam logo após o fechamento dos portões para as provas do ENEM, por exemplo, e o mesmo pode acontecer em uma entrevista de emprego quando você atrasa e não tem o cuidado de avisar e justificar o motivo da demora.

Seja cuidadoso com as oportunidades que tem e não as desperdice por displicência, assim você poderá chegar aonde quiser.

3. Use técnicas de respiração

Somos humanos e podemos ter algumas reações desagradáveis ao passar por desafios. Quando estamos sendo avaliados, por meio de uma prova ou entrevista, é normal que a gente se sinta apreensivo em algum momento.

Nessas horas, a melhor dica é respirar calma e profundamente e entender que você pode sim se sentir pressionado naquela situação, mas que também tem a capacidade de se acalmar e focar nos seus objetivos.

Controlando a respiração, acalmamos também as reações do corpo e da mente, desacelerando os pensamentos e trazendo a paz necessária para você se empenhar naquilo que busca.

4. Enxergue a oportunidade na medida certa

É claro que, em um primeiro momento, você quer passar na prova ou na entrevista que se dispôs a fazer, mas antes existem algumas questões que devem ser consideradas e você ainda pode não tê-las vislumbrado. A seguir elencamos algumas delas, veja:

  • no caso da entrevista, não fique apenas na posição de interrogado, tire dúvidas sobre a vaga e a empresa para saber se você quer estar ali de fato;
  • antes de começar a estudar para uma determinada prova, pergunte-se o quer você quer com aquilo e até onde aquela oportunidade pode levá-lo;
  • entenda que caso seja reprovado, em qualquer uma das situações, isso não terá nenhuma consequência mais grave que a sua própria condição atual.

Essas são apenas algumas questões básicas que muitas pessoas não param para pensar quando estão se dedicando a algum projeto ou concorrendo a uma vaga.

Uma reprovação não necessariamente significará algo ruim em sua vida, talvez você descubra que trabalhar naquela empresa não era exatamente o que você pensava, evitando assim que uma contratação desnecessária seja efetivada após a entrevista.

Enxergar as oportunidades na medida certa permite não sofrer por antecipação e faz com que as adversidades da vida sejam encaradas com tranquilidade.

Se gostou dessas 4 dicas para controlar o nervosismo em entrevistas e provas e quer saber mais sobre trabalho e educação, aproveite para descobrir como funciona o estágio obrigatório.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *