Confira 3 dicas sobre como conseguir bolsa de estudo

confira-3-dicas-sobre-como-conseguir-bolsa-de-estudo.jpeg

Em uma época de crise, muitos se perguntam como conseguir bolsa de estudo. Assumir as despesas que envolvem uma universidade privada pode ser algo difícil para muitas pessoas. Infelizmente, não são todos que possuem condições financeiras de custear o ensino superior.

Vivendo nessa realidade, cerca de 76% dos estudantes que pretendem seguir adiante com os estudos afirmam que poderiam ter que adiar o sonho de fazer uma graduação, sendo um dos motivos a falta de dinheiro.

A boa notícia é que não precisa desistir da faculdade porque a grana está curta. Nessa situação, uma alternativa é concorrer a uma bolsa de estudos. Confira, neste artigo, 3 dicas valiosas sobre como conseguir a sua!

1. Conheça os tipos de bolsas de estudos disponíveis

Antes de concorrer a uma bolsa de estudos, é necessário conhecer quais as opções disponíveis atualmente. Isso vai ajudá-lo a entender quais os critérios utilizados para cada uma, visto que variam muito, e se preparar da melhor forma.

Bolsa de estudos do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o resultado de uma iniciativa do Governo Federal, sendo responsável por conceder milhares de bolsas parciais e integrais para estudantes de todo o país que não possuem condições de pagar a mensalidade de uma universidade privada.

Com duas edições por ano, o ProUni utiliza a nota do Enem como método de classificação, sendo obrigatório que o estudante tenha obtido pelo menos 450 pontos no exame e uma nota maior que zero na redação.

Bolsas de estudos de faculdades privadas

Algumas universidades particulares dispõem de programas próprios para disponibilizar bolsa de estudos aos estudantes de baixa renda. É possível encontrar descontos que são concedidos aos funcionários, bolsas para aqueles que possuem um bom desempenho no vestibular, programas de indicação e até descontos para quem realiza a transferência externa.

Para conseguir mais informações a respeito dos critérios de concessão de bolsas e descontos, o ideal é que você consulte o site da faculdade.

2. Saiba como conseguir bolsa de estudo com a nota do Enem

Todos os anos, a fim de atrair estudantes talentosos, as instituições privadas oferecem bolsas de estudos parciais aos alunos com um bom desempenho nas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio.

Essas oportunidades podem ser vistas como opções alternativas ao Sisu, ao ProUni e ao Fies. Na prática, é possível conseguir ótimos descontos para estudar naquele curso superior que possui uma mensalidade além do seu orçamento.

Para ajudá-lo nessa busca, o programa Enem Brasil possui as informações necessárias para garantir que você consiga uma bolsa de estudos utilizando a nota do exame.

3. Descubra se o curso que você quer está disponível

Após conhecer as opções de bolsas de estudos que correspondem ao seu perfil, chegou a hora de descobrir se elas atendem ao curso escolhido por você.

Para isso, confira o regulamento dos programas de concessão de bolsas e descontos disponíveis no site da instituição. Você também pode se encaminhar até a secretária da faculdade e tirar dúvidas a respeito dos cursos contemplados.

Caso o curso que você deseja não seja beneficiado pelo programa, é possível tentar programa de incentivo à educação oferecido por algumas empresas, ou bolsas de iniciação científica para ajudar a cobrir os gastos.

Após conhecer as dicas de como conseguir bolsa de estudos, chegou o momento de se preparar e correr atrás da sua. É importante que você tenha em mente os seus pontos fortes e possua confiança durante a seleção.

Ainda não decidiu o que quer cursar? Saiba como a orientação vocacional ajuda a escolher um curso!